/

Trump ameaça UE com “tremendo” castigo se não ceder no comércio

3

Gage Skidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Donald Trump ameaçou a União Europeia com um “tremendo” castigo em matéria comercial, especialmente no setor automóvel.

O Presidente norte-americano ameaçou a União Europeia (UE) com uma “tremenda” capacidade de castigo em matéria comercial, especialmente no setor automóvel, uma semana antes de receber o presidente da Comissão Europeia.

“Dizemos que se não negociarmos algo justo, temos uma tremenda capacidade de castigo que não queremos usar, mas temos grandes poderes”, disse Trump durante uma reunião com os seus ministros na Casa Branca, para preparar a reunião com Jean-Claude Juncker.

“Incluídos os automóveis. Os automóveis são o mais importante. E sabem do que estamos a falar a propósito de automóveis e taxas alfandegárias”, acrescentou.

Trump insistiu na necessidade de a União Europeia ceder às suas exigências de facilitar o acesso dos produtos norte-americanos ao mercado europeu e ameaçou com a aplicação de taxas alfandegárias de até 20% sobre as importações de automóveis provenientes da UE.

O Governo de Trump já aplicou taxas alfandegárias às importações de aço e alumínio provenientes da UE como parte da sua agressiva agenda protecionista, medida a que Bruxelas respondeu com ações similares de represália comercial, aumentando as taxas alfandegárias sobre várias importações oriundas dos Estados Unidos.

As declarações de Trump foram feitas uma semana antes de receber Juncker, na Casa Branca, em 25 de julho, para discutir um amplo conjunto de assuntos, incluindo políticas internacionais e de segurança, segurança energética e crescimento económico.

Segundo o Jornal de Negócios, o Departamento norte-americano do Comércio conduz, esta quinta e sexta-feira, audições no seu inquérito para determinar se as importações de automóveis representam uma ameaça à segurança nacional.

De acordo com o mesmo jornal, Bruxelas avisou Washington de que se os EUA impuserem novas tarifas, a UE responderá na mesma moeda prejudicando o setor automóvel norte-americano, agravando as taxas alfandegárias sobre as exportações norte-americanas de automóveis.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Espero que a Europa tenha dignidade e se imponha perante esse pulha americano, esse anti-cristo do inferno. Parece um palhaço e quer transformar o mundo num circo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.