Trump “continua a ser uma ameaça para a democracia nos EUA”, diz Nancy Pelosi

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump, o vice-Presidente, Mike Pence, e a líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) continua a ser “uma ameaça para a democracia norte-americana”, afirmou na quarta-feira a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, ao criticar a absolvição de Donald Trump pelo Senado.

“O Presidente e os republicanos do Senado banalizaram a ilegalidade e rejeitaram o sistema de freios e contrapesos da Constituição” dos EUA, acusou Pelosi em comunicado, qualificando o republicano Trump e o chefe dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, como uns “velhacos”, noticiou a agência Lusa.

Depois de criticar McConnell, por “de forma cobarde ter abandonado o seu dever de defender a Constituição”, Pelosi salientou que se registou pela primeira vez um voto bipartidário no Senado para a destituição de um Presidente, aludindo ao voto de Mitt Romney, que alinhou com os democratas.

Antecipando declarações de Trump, Pelosi rejeitou que a votação dos senadores corresponda a uma absolvição do Presidente, uma vez que “não houve julgamento”. E não houve julgamento, desenvolveu Pelosi, “porque não há julgamento sem testemunhas, documentos e provas”.

Para a líder democrata, “ao suprimirem as provas e rejeitarem os elementos mais básicos de um processo judicial justo, os republicanos do Senado tornaram-se cúmplices (da operação) de encobrimento do Presidente”.

Contudo, mesmo sem estes recursos, Pelosi considerou que, durante o processo no Senado, os democratas “expuseram um caso esmagador, poderoso e incriminatório sobre o esquema do presidente Trump para corromper as eleições de 2020 e provar a sua culpa”.

A defesa de Trump, acusou, foi incapaz de rejeitar os argumentos dos democratas, contrapondo que Trump “pensa que a sua reeleição é boa para o país, (pelo que) pode usar todos os meios necessários para vencer, sem responsabilidade, nem consequências”.

Por fim, Pelosi escreveu que, “devido à traição dos senadores republicanos à Constituição”, Trump “continua a ser uma ameaça para a democracia norte-americana, com a sua insistência de que está acima da lei e que pode corromper as eleições se quiser”.

O Senado dos EUA, dominado pelos republicanos que têm 53 senadores, votou na quarta-feira o processo de destituição de Donald Trump, com base em dois artigos, aprovados na Câmara dos Representantes.

Em relação ao primeiro, que acusava Trump de abuso de poder, 52 senadores votaram “inocente” e 48 votaram “culpado”. O senador republicano Mitt Romney, eleito pelo estado do Utah, votou a favor da destituição de Trump neste artigo.

Já em relação ao segundo artigo, referente à obstrução ao Congresso por Trump, os 53 republicanos votaram “inocente”. Após a votação, Trump colocou um vídeo na sua conta no Twitter replicando uma capa da revista Time para sugerir que concorrerá às presidenciais de forma ilimitada.

ZAP Lusa //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Velhaca e bêbada é ela. Nem teve um pingo de consideração pelo povo norte americano!! Viu foi o seu ego ferido pelo Presidente não ter reparado na sua mãozinha estendida… Então rasgou o discurso! Atitude de uma criança de 3 anos! Ela, com 80 anos, devia ter tino naquela cabeça já.
    Os democratas corruptos estão nas últimas, o desespero é muito grande!…

RESPONDER

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …

No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a …