Trump vai fazer tudo para adiar presidenciais, avisa Biden

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden

Joe Biden defende que adiar as eleições presidenciais é a única forma que Donald Trump pode vir a utilizar para as vencer.

O candidato democrata às presidenciais norte-americanas, Joe Biden, alertou esta sexta-feira que o Presidente e candidato republicano, Donald Trump, vai fazer tudo para adiar a data das eleições, agendadas para 3 de novembro.

“Lembrem-se do que vos estou a dizer. Eu penso que ele (Donald Trump) vai tentar adiar as eleições encontrando qualquer razão para que não se possam realizar”, disse Biden durante uma mensagem transmitida durante uma recolha de fundos eleitorais através da internet.

Para o antigo vice-presidente dos Estados Unidos, de 77 anos, o adiamento é a única forma que Trump pode vir a utilizar para tentar vencer as eleições presidenciais. No entanto, adiar a data das eleições não é algo que o Presidente possa decidir unilateralmente, sendo preciso a luz verde do Congresso.

Devido à pandemia de covid-19 – que já provocou a morte a 50 mil pessoas no país – o “caminho da vitória” para Trump está cada vez mais difícil, alega Biden. Até ao momento, Trump contava com os resultados da economia para conseguir a reeleição como chefe de Estado.

Biden criticou ainda a “ameaça” de Trump sobre a falta de financiamento de urgência aos serviços postais norte-americanos. Nos EUA os eleitores podem enviar por correio o boletim de voto, para que seja evitado o contágio de covid-19, mas Trump argumenta que o método de votação via correspondência pode aumentar o risco de fraude eleitoral.

Joe Biden reiterou a vontade de realizar debates com Trump através de qualquer “método”: presencial ou através de meios remotos como a internet.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.