“Devem ter cuidado”. Trump acusa Google de só mostrar notícias de esquerda

Gage Skidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente norte-americano advertiu a gigante tecnológica Google e as redes sociais Twitter e Facebook para o que ele ser considera uma falta de imparcialidade, sugerindo-lhes que “devem ter cuidado”.

Google, Twitter e Facebook navegam realmente em águas muito agitadas e devem ter cuidado”, declarou o Presidente a partir da Sala Oval. “É injusto para uma grande parte da população. Vocês não podem fazer isso às pessoas, não podem!”, repetiu Donald Trump, depois de um encontro com o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Nós recebemos milhares e milhares de queixas“, disse ainda o chefe de Estado norte-americano, sem fornecer mais pormenores.

Na madrugada desta quarta-feira, o 45.º Presidente dos EUA começou a atacar violentamente a Google, escrevendo na sua conta do Twitter que os resultados do motor de busca eram “fraudulentos”.

“Os resultados para ‘Trump News’ mostram apenas pontos de vista/notícias dos media que fazem ‘fake news’. Noutras palavras, eles têm aquilo manipulado, contra mim e contra outros, para que quase todas as histórias e notícias sejam más. A falsa CNN é proeminente. Os media republicanos/conservadores e justos são silenciados. Ilegal?”.

“96% dos resultados para ‘Trump News’ são dos media nacionais de esquerda, isto é muito perigoso. A Google e outras estão a suprimir vozes conservadoras e a esconder informação e notícias que são boas. Eles estão a controlar o que podemos e o que não podemos ver. Esta é uma situação muito séria – que será endereçada”, garantiu.

O principal assessor económico de Trump, Larry Kudlow, já antecipou que o Governo está a analisar se as buscas da gigante norte-americana “devem ser reguladas”, sem oferecer mais detalhes sobre o assunto.

Entretanto, as acusações do Presidente dos EUA já foram firmemente desmentidas pela Google, que rejeitou qualquer “manipulação política”.

“As buscas não são usadas para marcar uma agenda política e não damos preferência a nenhuma ideologia política, e nunca ordenamos os resultados de buscas para manipular opiniões políticas”, afirmou a empresa em comunicado.

A empresa, com sede em Mountain View, na Califórnia, destaca ainda que “todos os anos” realiza “centenas de melhorias” nos seus algoritmos para garantir que estes “revelam conteúdo de alta qualidade em resposta às solicitações dos utilizadores”.

ZAP // Lusa / EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo está paranóico! Já se sabia que ela era da extrema-direita, capitalista até à medula, mas os últimos acontecimentos vindos dele, quer escritos, quer orais, são de uma pessoa que se encontra num estado neurológico incompatível com o cargo que desempenha. Infelizmente existem muitos como ele que o apoiam…

      • Tem mesmo. Não disse mentira nenhuma.
        Agora aprenderam esta, já não se pode ter pensamento crítico, se não se está de acordo com a esquerda, é-se logo rotulado de extrema direita… que palhaçada descomunal!
        Só não vê quem não quer.

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …