“Devem ter cuidado”. Trump acusa Google de só mostrar notícias de esquerda

Gage Skidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente norte-americano advertiu a gigante tecnológica Google e as redes sociais Twitter e Facebook para o que ele ser considera uma falta de imparcialidade, sugerindo-lhes que “devem ter cuidado”.

Google, Twitter e Facebook navegam realmente em águas muito agitadas e devem ter cuidado”, declarou o Presidente a partir da Sala Oval. “É injusto para uma grande parte da população. Vocês não podem fazer isso às pessoas, não podem!”, repetiu Donald Trump, depois de um encontro com o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

“Nós recebemos milhares e milhares de queixas“, disse ainda o chefe de Estado norte-americano, sem fornecer mais pormenores.

Na madrugada desta quarta-feira, o 45.º Presidente dos EUA começou a atacar violentamente a Google, escrevendo na sua conta do Twitter que os resultados do motor de busca eram “fraudulentos”.

“Os resultados para ‘Trump News’ mostram apenas pontos de vista/notícias dos media que fazem ‘fake news’. Noutras palavras, eles têm aquilo manipulado, contra mim e contra outros, para que quase todas as histórias e notícias sejam más. A falsa CNN é proeminente. Os media republicanos/conservadores e justos são silenciados. Ilegal?”.

“96% dos resultados para ‘Trump News’ são dos media nacionais de esquerda, isto é muito perigoso. A Google e outras estão a suprimir vozes conservadoras e a esconder informação e notícias que são boas. Eles estão a controlar o que podemos e o que não podemos ver. Esta é uma situação muito séria – que será endereçada”, garantiu.

O principal assessor económico de Trump, Larry Kudlow, já antecipou que o Governo está a analisar se as buscas da gigante norte-americana “devem ser reguladas”, sem oferecer mais detalhes sobre o assunto.

Entretanto, as acusações do Presidente dos EUA já foram firmemente desmentidas pela Google, que rejeitou qualquer “manipulação política”.

“As buscas não são usadas para marcar uma agenda política e não damos preferência a nenhuma ideologia política, e nunca ordenamos os resultados de buscas para manipular opiniões políticas”, afirmou a empresa em comunicado.

A empresa, com sede em Mountain View, na Califórnia, destaca ainda que “todos os anos” realiza “centenas de melhorias” nos seus algoritmos para garantir que estes “revelam conteúdo de alta qualidade em resposta às solicitações dos utilizadores”.

ZAP // Lusa / EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo está paranóico! Já se sabia que ela era da extrema-direita, capitalista até à medula, mas os últimos acontecimentos vindos dele, quer escritos, quer orais, são de uma pessoa que se encontra num estado neurológico incompatível com o cargo que desempenha. Infelizmente existem muitos como ele que o apoiam…

      • Tem mesmo. Não disse mentira nenhuma.
        Agora aprenderam esta, já não se pode ter pensamento crítico, se não se está de acordo com a esquerda, é-se logo rotulado de extrema direita… que palhaçada descomunal!
        Só não vê quem não quer.

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …