Trump acusa Europa de desvalorizar o euro para ter vantagem sobre os EUA

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

Num tweet publicado esta terça-feira, Donald Trump acusou a Europa de, juntamente com a China, desvalorizar artificialmente a moeda para ganhar vantagem sobre os EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece não ter ficado contente com as declarações de Mário Draghi. O presidente do Banco Central Europeu discursou em Sintra, no âmbito do Fórum do BCE, e admitiu baixar as taxas de juro caso a inflação não baixe na zona euro.

Trump reagiu e acusou a Europa de, a par da China, desvalorizarem a moeda para ganhar vantagem sobre os Estados Unidos. “Mário Draghi acaba por anunciar mais estímulos, e com isso o euro imediatamente caiu face ao dólar, tornando injustamente mais fácil para eles competir com os Estados Unidos”, publicou Donald Trump no Twitter.

O líder americano alegou que a Europa tem feito isto “impunemente há anos” juntamente com a China. Segundo o Expresso, Trump realçou ainda que, depois dos comentários de Draghi, “os mercados europeus subiram logo”.

Apesar do risco de uma guerra cambial à vista com os europeus, os principais lóbis empresariais norte-americanos parecem preferir dar prioridade ao agravamento da guerra comercial com a China. O US Chamber of Commerce lançou um ultimato a Trump para remediar a situação, que pode acarretar riscos à economia americana no futuro.

Aliás, a guerra comercial está já a afetar as bolsas europeias. As bolsas europeias já estão a apresentar os primeiros sinais negativos após a escalada de tensão da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, nomeadamente depois das medidas de Donald Trump contra a chinesa Huawei.

A bolsa portuguesa acompanha a tendência, penalizada pelos setores postal, da banca, da energia e das telecomunicações.

Os investidores estão a reagir negativamente ao profit warning da tecnológica norte-americana Broadcom, que assumiu perspetivar receitas inferiores ao esperado, devido a uma contração no volume de encomendas. A empresa não mencionou diretamente a Huawei, mas assumiu claramente que o profit warning é um “efeito das restrições às exportações” sobre um dos seus “maiores clientes”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …