Trump aceita adiar novas tarifas de 50% à UE

1

ZAP // albund / Depositphotos

Donald Trump informou que aceitou a proposta feita por Ursula von der Leyen, por telefone, para alargar as conversações até 9 de julho para se alcançar um acordo comercial, antes da imposição de novas tarifas de 50% aos países da União Europeia (UE).

Na sexta-feira, Donald Trump havia ameaçado impor às importações da UE um agravamento nas tarifas de 50% por não haver avanços nas conversações, desde que tinha imposto em abril uma trégua de 90 dias sobre a aplicação das denominadas tarifas recíprocas.

Só que, afinal, a aplicação de tarifas à UE já não vai entrar em vigor no dia 1 de junho. Os EUA, pela voz do seu presidente, anunciaram que vão adiar para 9 julho.

Ursula von der Leyen perguntou-me se poderíamos adiar [o prazo para o acordo] de 1 de junho para 9 de julho. Concordei e, segundo ela, teremos reuniões em breve para ver se conseguimos chegar a uma solução”, explicou Trump, este domingo.

“A UE e os EUA partilham a relação comercial mais importante e estreita do mundo. A Europa está disponível para avançar nas conversações com rapidez e na tomada de decisões”, tinha dito anteriormente a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen através das redes sociais.

“Para alcançar um bom acordo, precisamos tempo até ao dia 9 de julho”, acrescentou a responsável.

Trump qualificou de “boa” a conversa mantida com von der Leyen, dois dias depois do chefe de Estado norte-americano ter ameaçado impor às importações da União Europeia um agravamento de 50%.

Também Ursula von der Leyen tinha considerado “uma boa conversa” anteriormente, numa mensagem nas redes sociais.

Desde a chegada ao poder, Trump tem adotado várias medidas tarifárias contra os seus parceiros comerciais, algumas das quais foram suspensas, incluindo uma tarifa base de 10% aplicável a todos os parceiros comerciais dos EUA.

A ideia inicial é que, no caso da UE, esta tarifa de 10% poderia aumentar para 20% quando a atual pausa dos EUA expirar, em 9 de Julho.

No entanto, na passada sexta-feira, o Presidente dos EUA ameaçou impor uma tarifa direta de 50% à União Europeia a partir de 1 de junho porque as negociações comerciais com a UE “não estão a dar frutos”, segundo Trump.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. E lá vai a UE negociar em favor de França e Alemanha… o resto será sempre paisagem… da última vez desistiram de taxar o bourbon por causa de? champagne (deve ser porque é um produto de Malta?)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.