Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. “É a equipa Roberto Leal”.

O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, teve o direito a participar na Taça da Liga. Mas não foi além do primeiro jogo: perdeu em casa contra o Sporting da Covilhã por 0-3, numa das partidas da primeira fase do torneio.

A turma visitante foi quase sempre superior aos anfitriões e já chegou ao intervalo a vencer. Diogo Almeida, já nos descontos da primeira parte, apontou o primeiro golo. Nos primeiros 20 minutos da segunda parte o Sporting da Covilhã fechou o resultado: André Almeida e Jô Batista marcaram.

O Trofense originou uma curiosidade raramente vista. Os 11 titulares foram: Rogério Santos, Tito Júnior, João Paulo, Marcos Valente, Simão Martins, Tiago André, Andrézinho, Bruno Almeida, Vasco Rocha, Adilson Silva e Bruno Moreira. Os sete suplentes foram: Rodrigo Moura, Lionn, Caio Marcelo, Keffel, Matheus Índio, Gustavo Furtado e Luiz Pachu.

Ou seja, o treinador Rui Duarte escolheu 11 titulares portugueses (apesar de Tito Júnior ter nascido na Guiné-Bissau); e todos os futebolistas que foram suplentes neste domingo são brasileiros. “É a equipa Roberto Leal”, comentou um adepto.

Nesta fase inaugural da Taça da Liga houve uma equipa, no global, mais portuguesa do que o Trofense: o Penafiel contou com oito portugueses na equipa inicial mas todos os suplentes eram lusos – entre os 19 convocados, 16 são portugueses.

Portimonense, Gil Vicente, Estrela da Amadora, Mafra, Académico de Viseu, Sporting da Covilhã, Famalicão, Farense, Penafiel, Rio Ave, Arouca, Estoril e Boavista apuraram-se para a segunda fase. Algumas equipas da I Liga já foram afastadas: Tondela, Vizela, Belenenses SAD, Moreirense e Marítimo.

A segunda fase está quase toda “desenhada”. Falta só apurar o vencedor do jogo da primeira fase entre Vitória de Guimarães e Leixões, que vai ser realizado nesta segunda-feira.

Taça da Liga, 2.ª fase:

P. Ferreira – Gil Vicente
Famalicão – Estoril
Est. Amadora – Penafiel
Sp. Covilhã – Mafra
Arouca – Rio Ave
Farense – Santa Clara
Boavista – Portimonense
Casa Pia – V. Guimarães ou Leixões

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.