Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. “É a equipa Roberto Leal”.

O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, teve o direito a participar na Taça da Liga. Mas não foi além do primeiro jogo: perdeu em casa contra o Sporting da Covilhã por 0-3, numa das partidas da primeira fase do torneio.

A turma visitante foi quase sempre superior aos anfitriões e já chegou ao intervalo a vencer. Diogo Almeida, já nos descontos da primeira parte, apontou o primeiro golo. Nos primeiros 20 minutos da segunda parte o Sporting da Covilhã fechou o resultado: André Almeida e Jô Batista marcaram.

O Trofense originou uma curiosidade raramente vista. Os 11 titulares foram: Rogério Santos, Tito Júnior, João Paulo, Marcos Valente, Simão Martins, Tiago André, Andrézinho, Bruno Almeida, Vasco Rocha, Adilson Silva e Bruno Moreira. Os sete suplentes foram: Rodrigo Moura, Lionn, Caio Marcelo, Keffel, Matheus Índio, Gustavo Furtado e Luiz Pachu.

Ou seja, o treinador Rui Duarte escolheu 11 titulares portugueses (apesar de Tito Júnior ter nascido na Guiné-Bissau); e todos os futebolistas que foram suplentes neste domingo são brasileiros. “É a equipa Roberto Leal”, comentou um adepto.

Nesta fase inaugural da Taça da Liga houve uma equipa, no global, mais portuguesa do que o Trofense: o Penafiel contou com oito portugueses na equipa inicial mas todos os suplentes eram lusos – entre os 19 convocados, 16 são portugueses.

Portimonense, Gil Vicente, Estrela da Amadora, Mafra, Académico de Viseu, Sporting da Covilhã, Famalicão, Farense, Penafiel, Rio Ave, Arouca, Estoril e Boavista apuraram-se para a segunda fase. Algumas equipas da I Liga já foram afastadas: Tondela, Vizela, Belenenses SAD, Moreirense e Marítimo.

A segunda fase está quase toda “desenhada”. Falta só apurar o vencedor do jogo da primeira fase entre Vitória de Guimarães e Leixões, que vai ser realizado nesta segunda-feira.

Taça da Liga, 2.ª fase:

P. Ferreira – Gil Vicente
Famalicão – Estoril
Est. Amadora – Penafiel
Sp. Covilhã – Mafra
Arouca – Rio Ave
Farense – Santa Clara
Boavista – Portimonense
Casa Pia – V. Guimarães ou Leixões

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede discurso claro, "sem drama e com serenidade" sobre regresso às aulas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou esta terça-feira um recado para os participantes da reunião do Infarmed: que tenham um discurso claro para que os portugueses saibam como vai ser a condução …

Young Boys foram "bad boys" e nem Ronaldo salvou o United

Cristiano Ronaldo marcou, mas o Manchester United deixou-se surpreender pelo Young Boys. Os ingleses ficaram reduzidos a dez unidades ainda na primeira parte. Nos últimos tempos, Manchester United é sinónimo de Cristiano Ronaldo. Por isso, o …

Médicos aderem cada vez menos aos incentivos para trabalhar em zonas mais carenciadas

Os médicos têm aderido cada vez menos ao regime criado para os incentivar a aceitar vagas em hospitais e centros de saúde com carência de profissionais. Segundo o Jornal de Notícias, até julho deste ano 263 …

Moreira não é D. Sancho e vestiu o kevlar para levar com balas do Selminho e da regionalização

O caso Selminho e a regionalização marcaram o debate desta terça-feira entre os candidatos à Câmara do Porto. Rui Moreira absorveu o impacto e saiu por cima. O debate dos 11 candidatos autárquicos à Câmara Municipal …

Neandertais transmitiram estirpe mortal do papilomavírus humano ao Homo sapiens

Investigadores descobriram que Neandertais reproduziram-se com humanos modernos e transmitiram-lhes uma estirpe mortal do papilomavírus humano. O papilomavírus humano (HPV) é responsável por um elevado número de infeções, que na maioria das vezes são assintomáticas e …

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos no Mar do Japão

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados no Mar do Japão, informou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). A Coreia do Norte disparou esta quarta-feira dois mísseis balísticos não …

“Socialismo nocivo para os lisboetas”. Moedas atira-se a Medina (e garante que é um político diferente)

Naquela que foi a sua primeira ação no período oficial de campanha, Carlos Moedas encheu o Teatro Trindade, em Lisboa, para o último esforço de derrotar Fernando Medina. O candidato da coligação Novos Tempos à Câmara …

Dez mil anos após a sua extinção, o mamute-lanoso poderá voltar a habitar a Terra

Apesar de estar extinto há dez mil anos em breve poderá voltar a habitar a Terra. Após várias discussões sobre o tema nos últimos anos, investigadores norte-americanos estão agora a avançar com o plano de …

Em seis Câmaras, três do PS estão em risco. Duas prometem suspense, outra tem o trunfo Santana

Fernando Medina e Rui Moreira estarão perto da reeleição. Almada e Coimbra serão palco de uma luta renhida e, na Figueira da Foz, Santana ameaça com um possível regresso à Câmara Municipal. Não são esperadas grandes …

Jerónimo incendiou a esquerda, Ferreira apagou o fogo e CDU e BE preparam-se para contar na capital

Jerónimo de Sousa lançou o caos ao afastar coligações pós-eleitorais, mas João Ferreira veio esclarecer as declarações do líder comunista no arranque da campanha eleitoral. À semelhança da CDU, também o Bloco de Esquerda está …