Uma jovem britânica recorreu ao ChatGPT para conselhos amorosos, e enviou-lhe uma fotografia da palma da mão. Recebeu um conselho médico de que não estava à espera: uma verruga poderia ser um cancro.
Por impulso, Trinity Page Davenport, gestora de escritório de 24 anos do Reino Unido, carregou uma fotografia da sua palma da mão no ChatGPT, e pediu ao sistema de Inteligência Artificial que lhe lesse a sina
Trinity tinha ouvido dizer que a ferramenta de IA podia fazer “leituras de mão“, analisando a linha do destino, linha do coração e mais.
Mas antes mesmo de chegar às previsões metafísicas, o chatbot decidiu assinalar algo completamente não relacionado, mas preocupante. Em vez de algo sobre a sua vida amorosa, a jovem recebeu um alerta médico sério que pode ter salvado a sua vida, conta o ZME Science.
“Antes de iniciarmos qualquer leitura da palma da mão”, disse o ChatGPT, “recomendo fortemente que consulte dermatologista e verifique esse ponto na sua palma”.
O ponto, avisou o ChatGPT, parecia um melanoma lentiginoso acral — uma forma rara de cancro de pele que tende a aparecer nas palmas das mãos, nas plantas dos pés ou debaixo das unhas. Não é o tipo de local onde a maioria das pessoas procura sinais de cancro e, por essa razão, muitas vezes é detetado demasiado tarde.
“Esperava que falasse sobre a minha vida amorosa“, conta Trinity num vídeo que publicou no TikTok, “porque era isso que eu estava mais interessada em descobrir.”
Mas a resposta surpreendeu-a. “Pode não ser nada“, continuou a IA, “mas a sua localização e aparência podem assemelhar-se a algo chamado melanoma lentiginoso acral… É sempre melhor prevenir e obter uma avaliação profissional.”
Trinity não entrou em pânico e levou o conselho a sério. “Mantive-me bastante calma”, disse ela. “Já tive muitos problemas de saúde no passado e isto é apenas mais uma coisa que preciso de verificar.”
A jovem tinha reparado no pinto pela primeira vez em 2020, pouco depois do nascimento do filho. “Nunca considerei que pudesse ser algo perigoso”, disse. Agora, está à espera de uma consulta num dermatologista.
Esperemos que o ChatGPT se tenha enganado — não seria a primeira vez. Mas se identificou corretamente a neoplasia, a deteção precoce poderá ter salvado a vida de Trinity.