Triggo é o elétrico que se inclina nas curvas (e puxa as rodas para estacionar)

O Triggo é um quadriciclo elétrico, muito semelhante ao Twizy da Renault, que se inclina nas curvas e pode encolher de tamanho.

O polaco Triggo inclina-se para os lados nas curvas, as rodas dianteiras afastam-se a velocidades mais altas para garantir a estabilidade do veículo e são puxadas para facilitar o estacionamento. Além de todos estes prós, as baterias do automóvel podem ser removidas e trocadas por umas novas.

Segundo o New Atlas, o quadriciclo, equipado com um dispositivo que permite variar a configuração e melhorar o seu desempenho, atinge uma velocidade máxima de 90 km/h e tem capacidade para apenas dois passageiros.

No modo de condução de cruzeiro, o Triggo mede 148 centímetros de largura, mas em velocidades de até 35 km/h, um mecanismo atrai as rodas dianteiras em direção ao chassi para uma largura de 86 centímetros e um raio de viragem de 3,5 metros – o que facilita várias manobras e o estacionamento.

Os dois modos (largo ou estreito) são ativados pelo sistema de direção em forma de U, ladeado por monitores que mostram imagens das câmaras laterais. O painel de instrumentos digital está localizado acima do volante e uma consola de controlo físico, localizada à direita, permite a ativação de outras funções de direção.

O veículo pesa 530 kg e tem uma massa total permitida de 750 kg. Conta também com dois motores elétricos com cerca de 20 cv de potência combinada e a bateria de 8 kWh de capacidade, além de removível, promete autonomia para 100 km.

A empresa revelou este mês um novo protótipo na sua série de pré-produção, que está já a ser testado. Os principais mercados-alvo incluem a China, a Índia e a Rússia.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …