“Sou um fantasma”. Tribunal decreta que romeno está morto

Um romeno de 63 anos tem vivido um verdadeiro pesadelo com a justiça, depois de o tribunal se recusar a reconhecer que, de facto, está vivo.

Constantin Reliu, fotógrafo da cidade de Vaslui, na Roménia, tem tentado provar em vão que está vivo depois de a sua mulher ter registado a sua morte e ter consequentemente obtido a sua certidão de óbito, conta o The Guardian.

Esta sexta-feira, um porta-voz do tribunal disse aos jornalistas que o romeno perdeu o processo, apesar de ter aparecido em tribunal vivo e de boa saúde, por ter apresentado o recurso “demasiado tarde”. A decisão judicial não pode ser contestada.

Segundo a imprensa local, Constantin Reliu emigrou para a Turquia em 1992 à procura de trabalho. Voltou ao país em 1999 para uma curta visita e, a partir daí, perdeu os contactos com a sua família. Não tendo recebido notícias do marido desde esse último encontro, a esposa achou que o marido tinha falecido num terramoto na Turquia.

O romeno de 63 anos acredita que a mulher pediu a certidão de óbito, no ano de 2016, para poder casar novamente.

Passados dois anos, as autoridades turcas expulsaram o romeno do país por o prazo do seu visto de permanência ter expirado. Reliu planeou então regressar à Roménia para renovar o seu passaporte e voltar depois à Turquia. Na chegada, acabou detido pelas autoridades de imigração que lhe disseram que tinha morrido em 2003.

Sou um fantasma vivo. Estou oficialmente morto embora esteja vivo, não tenho rendimentos e, por ser considerado morto, não posso fazer nada”, queixou-se Reliu.

Esta não é a primeira vez que acontece uma situação deste género. Em 2016, um tribunal em Kemerovo, na Rússia, reconheceu que um homem estava vivo apesar de ter sido declarado morto. A confusão aconteceu depois da morte de outro cidadão da mesma localidade com o mesmo nome, apelido e data de nascimento.

PARTILHAR

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …