“Sou um fantasma”. Tribunal decreta que romeno está morto

Um romeno de 63 anos tem vivido um verdadeiro pesadelo com a justiça, depois de o tribunal se recusar a reconhecer que, de facto, está vivo.

Constantin Reliu, fotógrafo da cidade de Vaslui, na Roménia, tem tentado provar em vão que está vivo depois de a sua mulher ter registado a sua morte e ter consequentemente obtido a sua certidão de óbito, conta o The Guardian.

Esta sexta-feira, um porta-voz do tribunal disse aos jornalistas que o romeno perdeu o processo, apesar de ter aparecido em tribunal vivo e de boa saúde, por ter apresentado o recurso “demasiado tarde”. A decisão judicial não pode ser contestada.

Segundo a imprensa local, Constantin Reliu emigrou para a Turquia em 1992 à procura de trabalho. Voltou ao país em 1999 para uma curta visita e, a partir daí, perdeu os contactos com a sua família. Não tendo recebido notícias do marido desde esse último encontro, a esposa achou que o marido tinha falecido num terramoto na Turquia.

O romeno de 63 anos acredita que a mulher pediu a certidão de óbito, no ano de 2016, para poder casar novamente.

Passados dois anos, as autoridades turcas expulsaram o romeno do país por o prazo do seu visto de permanência ter expirado. Reliu planeou então regressar à Roménia para renovar o seu passaporte e voltar depois à Turquia. Na chegada, acabou detido pelas autoridades de imigração que lhe disseram que tinha morrido em 2003.

Sou um fantasma vivo. Estou oficialmente morto embora esteja vivo, não tenho rendimentos e, por ser considerado morto, não posso fazer nada”, queixou-se Reliu.

Esta não é a primeira vez que acontece uma situação deste género. Em 2016, um tribunal em Kemerovo, na Rússia, reconheceu que um homem estava vivo apesar de ter sido declarado morto. A confusão aconteceu depois da morte de outro cidadão da mesma localidade com o mesmo nome, apelido e data de nascimento.

PARTILHAR

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …