“Sou um fantasma”. Tribunal decreta que romeno está morto

Um romeno de 63 anos tem vivido um verdadeiro pesadelo com a justiça, depois de o tribunal se recusar a reconhecer que, de facto, está vivo.

Constantin Reliu, fotógrafo da cidade de Vaslui, na Roménia, tem tentado provar em vão que está vivo depois de a sua mulher ter registado a sua morte e ter consequentemente obtido a sua certidão de óbito, conta o The Guardian.

Esta sexta-feira, um porta-voz do tribunal disse aos jornalistas que o romeno perdeu o processo, apesar de ter aparecido em tribunal vivo e de boa saúde, por ter apresentado o recurso “demasiado tarde”. A decisão judicial não pode ser contestada.

Segundo a imprensa local, Constantin Reliu emigrou para a Turquia em 1992 à procura de trabalho. Voltou ao país em 1999 para uma curta visita e, a partir daí, perdeu os contactos com a sua família. Não tendo recebido notícias do marido desde esse último encontro, a esposa achou que o marido tinha falecido num terramoto na Turquia.

O romeno de 63 anos acredita que a mulher pediu a certidão de óbito, no ano de 2016, para poder casar novamente.

Passados dois anos, as autoridades turcas expulsaram o romeno do país por o prazo do seu visto de permanência ter expirado. Reliu planeou então regressar à Roménia para renovar o seu passaporte e voltar depois à Turquia. Na chegada, acabou detido pelas autoridades de imigração que lhe disseram que tinha morrido em 2003.

Sou um fantasma vivo. Estou oficialmente morto embora esteja vivo, não tenho rendimentos e, por ser considerado morto, não posso fazer nada”, queixou-se Reliu.

Esta não é a primeira vez que acontece uma situação deste género. Em 2016, um tribunal em Kemerovo, na Rússia, reconheceu que um homem estava vivo apesar de ter sido declarado morto. A confusão aconteceu depois da morte de outro cidadão da mesma localidade com o mesmo nome, apelido e data de nascimento.

PARTILHAR

RESPONDER

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …