Tribunal recusa julgar caso da “máfia da noite” que envolve Pinto da Costa

fcporto.pt

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

O Tribunal de Guimarães considera-se incompetente para julgar o caso da chamada “máfia da noite” que envolve Pinto da Costa, presidente do FC Porto. O processo já foi remetido para o Tribunal de S. João Novo, no Porto, que pode igualmente recusar julgar o caso.

O Correio da Manhã dá conta de que o juiz do Tribunal de Guimarães responsável pelo processo que tem Pinto da Costa e o seu número 2 no FC Porto, Antero Henrique, como arguidos, alegou incompetência para remeter o caso para o Tribunal de S. João Novo, no Porto.

A argumentação do juiz é de que o crime que envolve a comarca de Guimarães não é o mais grave em julgamento. Em causa está o homicídio de um jovem de 24 anos em Riba d’Ave, Famalicão, alegadamente cometido por um segurança da SPDE, a empresa no centro do caso.

O crime de associação criminosa, que tem uma moldura penal maior, é apontado como o principal crime do processo, pelo que os dossiers relativos aos 57 arguidos envolvidos já foram remetidos ao Tribunal de S. João Novo.

Contudo, relata o Correio da Manhã, este Tribunal também pode declarar-se incompetente, situação na qual o Tribunal da Relação será chamado a decidir quem julgará a alegada rede criminosa suspeita de praticar crimes de extorsão, coacção e ofensas à integridade física na noite do Porto.

Pinto da Costa e Antero Henrique são suspeitos de associação criminosa e de exercício ilícito de segurança privada. Com base nas escutas telefónicas do processo, o Ministério Público alega que o número 2 portista controlava o gang violento.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Resumindo: os juizes gostam dos seus familiares, dos seus carros, dos seus dentes, dos seus cães, etc…
    Fê Quê Pê no seu melhor !

RESPONDER

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …