Tribunal indiano condena guru a 10 anos de prisão por violação

Auroraaddy / Wikimedia

O guru indiano Gurmeet Ram Rahim

Um tribunal indiano condenou, esta segunda-feira, Gurmeet Ram Rahim a dez anos de prisão pela violação de duas mulheres, dias depois de apoiantes seus revoltados com a condenação terem desencadeado distúrbios que fizeram 38 mortos.

Gurmeet Ram Rahim foi condenado a dez anos de prisão”, disse à imprensa o advogado de uma das vítimas.

A sentença foi pronunciada hoje, por entre fortes medidas de segurança, numa prisão da cidade de Rohtak, no estado de Hariana, norte da Índia, onde o guru está detido desde o veredicto, pronunciado na sexta-feira.

O anúncio do veredicto “culpado” deu nesse dia origem a violentos distúrbios de milhares de seguidores de Ram Rahim que levaram à morte de 38 pessoas e provocaram ferimentos em noutras 250.

Depois dos distúrbios, as autoridades decretaram o recolher obrigatório em Rohtak e suspenderam todas as ligações de autocarro e comboio para impedir a chegada de mais apoiantes.

O guru, 50 anos, que se apresenta como Dr. Santo Gurmeet Singh Ram Rahim Ji Insan, dirige a seita Sera Sacha Sauda (Lugar da Verdade Real, em hindi) que afirma contar com 50 milhões de seguidores na Índia.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …