Tribunal de Contas devolveu contratos de subconcessão de STCP e Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) devolveu à Metro do Porto e à STCP os contratos que regulam as subconcessões assinadas com a Transdev e a Alsa, respetivamente.

“Os processos foram ontem (quinta-feira) devolvidos para informação“, respondeu à Lusa fonte do TdC.

Os contratos de subconcessão da operação e manutenção por dez anos da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), assinados a 26 de outubro com a Transdev e a Alsa, respetivamente, entraram no TdC no dia 30 de outubro para obtenção de visto prévio.

O TdC dispõe de 30 dias úteis para se pronunciar e só depois deste prazo entram em vigor, mas com a devolução este período fica interrompido.

As propostas de adjudicação à Transdev e à Alsa da subconcessão da Metro do Porto e STCP, respetivamente, foram aprovadas pelos conselhos de administração das duas empresas no dia 15 de setembro, sendo que no caso da Metro a votação contou com a abstenção dos representantes do Conselho Metropolitano do Porto.

Depois de o concurso público internacional lançado em agosto de 2014 ter falhado por incumprimento do pagamento da garantia bancária necessária à STCP por parte do consórcio catalão TMB/Moventis, o anterior governo optou por lançar um ajuste direto para a subconcessão da exploração e manutenção por 10 dez anos das empresas.

Ao ajuste direto concorreram quatro empresas: Alsa, Barraqueiro, Gondomarense e Transdev.

Entretanto, o PS defendeu na sua proposta de programa de Governo um reforço das competências das autarquias e a anulação das concessões e privatizações em curso nos transportes coletivos de Lisboa e Porto.

“O reforço das competências das autarquias locais na área dos transportes implica a anulação das concessões e privatizações em curso dos transportes coletivos de Lisboa e Porto”, afirma-se na proposta de Governo do PS para a XIII legislatura, a que a Lusa teve acesso.

A anulação dos processos de privatização dos transportes coletivos de Lisboa e Porto é um dos pontos que resulta das negociações com o Bloco de Esquerda (BE), PCP e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) e tem sido reclamada por sindicatos, trabalhadores e autarquias, nomeadamente a de Lisboa.

Esta semana, o PCP entregou na Assembleia da República um projeto de lei que “determina o cancelamento e a reversão do ajuste direto e do processo de subconcessão a privados da STCP e Metro do Porto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …