Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Tiago Petinga/Lusa

Antiga sede do Banif em Lisboa

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos serão considerados como citados.

“Não tendo sido possível citar todos os credores residentes no estrangeiro nos termos do artigo 37.º n.º 4 do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), apesar das várias diligências encetadas nesse sentido, por despacho proferido no dia 05 de maio de 2021 foi decidido nos termos do artigo 9.º n.º 4 do CIRE, que ficam citados todos os credores residentes no estrangeiro que não se mostrem ainda citados de que o prazo para a reclamação de créditos foi fixado até ao próximo dia 06 de Junho de 2021 e que considerar-se-ão devidamente citados a partir da publicação de anúncio no portal Citius e publicitação deste edital afixado à porta do Tribunal em local próprio e sede do insolvente”, lê-se no despacho do tribunal da comarca de Lisboa, consultado pelo Expresso.

Até 06 de junho, a reclamação de créditos pode ser enviada para a comissão liquidatária, liderada por José Bracinha Vieira, concluindo a lista de credores do Banif passíveis de serem reembolsados.

De acordo com o Expresso, os credores do Banif terão direito ao que restar da massa insolvente. O Fundo de Resolução é o maior credor, com os 489 milhões que deu na resolução de 2015. O Novo Banco tem mais de 60 milhões de dívida a recuperar. O ativo existente cobre apenas 8% do passivo.

Da resolução do banco, a principal dos ativos e passivos foi adquirida pelo Santander; uma parcela de imóveis e participações transitou para a Oitante, detida pelo Fundo de Resolução; e os ativos residuais ficaram no Banif, entrando depois em insolvência.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …