Tribunal chumba pensão milionária de Manuel Pinho

José Sena Goulão / Wikimedia

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia

Manuel Pinho perdeu o processo contra o Novo Banco e contra o Fundo de Pensões do BES, no qual reclamava o direito a 7,5 milhões de euros e ainda a uma pensão vitalícia de 21.500 euros por mês.

O antigo ministro da Economia de José Sócrates avançou para os tribunais reclamando ter acordado com Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, um acordo de pensão de reforma antecipada, aos 55 anos de idade, com direito à totalidade do salário.

Este acordo terá sido firmado antes do colapso do BES e Manuel Pinho alega, no processo, que o pode comprovar com uma carta que teria na sua posse assinada por Ricardo Salgado.

O Tribunal Central de Lisboa considerou contudo, que este facto não ficou provado, conforme avança a TVI24, notando que o pedido de Manuel Pinho foi chumbado.

O ex-ministro foi recentemente envolvido nos Panama Papers por ter recebido pagamentos do “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

Após ter deixado o governo, em Julho de 2009, Manuel Pinho voltou ao BES, onde tinha trabalhado entre 1994 e 2005. Em 2010, acumulou o cargo de director do BES com o de vice-presidente do conselho de administração do BES África, passando a ganhar mais de três mil euros mensais pela primeira função e ainda 39 mil euros pela segunda, conforme avançou o Expresso. O ex-ministro ainda tinha direito a viatura profissional, telemóvel e cartão de crédito.

Com a queda do BES quase certa, Manuel Pinho solicitou a reforma antecipada, argumentando que tinha acordado com Ricardo Salgado que teria direito a receber 10 anos de salários de uma só vez.

O BES recusou o pedido e a administração do Novo Banco retirou-lhe o salário como vice-presidente do BES África sob o argumento da alteração do plano de negócios.

Manuel Pinho acabou por demitir-se e avançou para tribunal, reclamando o direito a 7,5 milhões de euros, correspondentes a 10 anos de reforma antecipada a que dizia ter direito entre os 55 e os 65 anos, além de solicitar uma pensão vitalícia de 21.500 euros por mês.

Com a recusa do tribunal às suas alegações, o ex-ministro tem que pagar as custas do processo.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por isso é que isto não anda para a frente….. Um gajo destes devia ter vergonha de pedir isto (mesmo que tenha direito), ou será que acha que o seu trabalho no BES foi exemplar?
    Deveria ser feita uma averiguação a quem tem este tipo de direitos e eles terem que devolver o dinheiro….. e se possível serem chicoteados todos os dias 😉

  2. Fez acordo c/ Salgado então que se entenda c/ ele. Fatura lhe a reforma milionária q “supostamente” ele te prometeu. É devido a estas situações que os bancos estão todos falidos. Os politicos corruptos metem-se lá c/ ordenados e reforma super milionários e depois dá nisto. Roubam ao pobre p/ dar a estes politicos sem caracter.

  3. E se em vez desta exigência vergonhosa deste senhor se o Estado lhe exigisse a ele muitos milhões ou milhares de milhões pela participação na falência dos BES, não seria isso muito mais correto?

  4. Eu é que lhe dava a reforma milionária!…
    É preciso não ter mesmo noção do ridículo, nem vergonha, nem um pingo de moral!…

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …