Tribunal chumba pensão milionária de Manuel Pinho

José Sena Goulão / Wikimedia

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia

Manuel Pinho perdeu o processo contra o Novo Banco e contra o Fundo de Pensões do BES, no qual reclamava o direito a 7,5 milhões de euros e ainda a uma pensão vitalícia de 21.500 euros por mês.

O antigo ministro da Economia de José Sócrates avançou para os tribunais reclamando ter acordado com Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, um acordo de pensão de reforma antecipada, aos 55 anos de idade, com direito à totalidade do salário.

Este acordo terá sido firmado antes do colapso do BES e Manuel Pinho alega, no processo, que o pode comprovar com uma carta que teria na sua posse assinada por Ricardo Salgado.

O Tribunal Central de Lisboa considerou contudo, que este facto não ficou provado, conforme avança a TVI24, notando que o pedido de Manuel Pinho foi chumbado.

O ex-ministro foi recentemente envolvido nos Panama Papers por ter recebido pagamentos do “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

Após ter deixado o governo, em Julho de 2009, Manuel Pinho voltou ao BES, onde tinha trabalhado entre 1994 e 2005. Em 2010, acumulou o cargo de director do BES com o de vice-presidente do conselho de administração do BES África, passando a ganhar mais de três mil euros mensais pela primeira função e ainda 39 mil euros pela segunda, conforme avançou o Expresso. O ex-ministro ainda tinha direito a viatura profissional, telemóvel e cartão de crédito.

Com a queda do BES quase certa, Manuel Pinho solicitou a reforma antecipada, argumentando que tinha acordado com Ricardo Salgado que teria direito a receber 10 anos de salários de uma só vez.

O BES recusou o pedido e a administração do Novo Banco retirou-lhe o salário como vice-presidente do BES África sob o argumento da alteração do plano de negócios.

Manuel Pinho acabou por demitir-se e avançou para tribunal, reclamando o direito a 7,5 milhões de euros, correspondentes a 10 anos de reforma antecipada a que dizia ter direito entre os 55 e os 65 anos, além de solicitar uma pensão vitalícia de 21.500 euros por mês.

Com a recusa do tribunal às suas alegações, o ex-ministro tem que pagar as custas do processo.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Por isso é que isto não anda para a frente….. Um gajo destes devia ter vergonha de pedir isto (mesmo que tenha direito), ou será que acha que o seu trabalho no BES foi exemplar?
    Deveria ser feita uma averiguação a quem tem este tipo de direitos e eles terem que devolver o dinheiro….. e se possível serem chicoteados todos os dias 😉

  2. Fez acordo c/ Salgado então que se entenda c/ ele. Fatura lhe a reforma milionária q “supostamente” ele te prometeu. É devido a estas situações que os bancos estão todos falidos. Os politicos corruptos metem-se lá c/ ordenados e reforma super milionários e depois dá nisto. Roubam ao pobre p/ dar a estes politicos sem caracter.

  3. E se em vez desta exigência vergonhosa deste senhor se o Estado lhe exigisse a ele muitos milhões ou milhares de milhões pela participação na falência dos BES, não seria isso muito mais correto?

  4. Eu é que lhe dava a reforma milionária!…
    É preciso não ter mesmo noção do ridículo, nem vergonha, nem um pingo de moral!…

RESPONDER

Cientistas querem hibernar astronautas nas viagens para Marte

A NASA quer enviar astronautas para Marte em 2033. Mas o processo pode ter muitas complicações e uma delas é a duração da viagem que, sem a invenção de uma tecnologia que alcance velocidades relativistas, …

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …