Tribunais vão vender máscaras a um euro. “É uma margem de lucro de 45 por cento”

José Coelho / Lusa

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões presidenciais em tempos de covid-19.

A medida está a ser criticada pelo bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Menezes Leitão, que critica o facto de o Ministério da Justiça (MJ) disponibilizar apenas máscaras gratuitas para os funcionários judiciais e para os magistrados.

Este responsável considera que o MJ está a tratar de “uma questão que tem de ver com a saúde e a segurança das pessoas como a venda de chocolates“, conforme declarações à Rádio Renascença.

A Directora Geral da Administração da Justiça, Isabel Namora, explica a esta Rádio que “os preços vão variar“, mas exemplifica com a Madeira, notando que já há nos tribunais do Arquipélago máquinas de venda automática de máscaras a um euro.

O bastonário da OA diz que “com máscaras a serem vendidas a um euro, haverá uma margem de lucro de 45 por cento“. Frisando que “não sabe para quem irá a margem de lucro”, Menezes Leitão considera “insustentável” que o MJ só forneça máscaras gratuitas aos magistrados e aos funcionário judiciais.

“Ninguém ficará à porta do Tribunal, por não ter dinheiro para comprar uma máscara cirúrgica”, assegura na Renascença a Directora-geral da Administração da Justiça. “Se isso acontecer, a máscara será fornecida gratuitamente pelo tribunal”, afiança Isabel Namora.

As sessões presenciais voltam aos tribunais portugueses a partir do próximo dia 3 de Junho, depois da paragem relacionada com a pandemia.

Segundo dados do Conselho Superior da Magistratura citados pela Renascença, ficaram por realizar “mais de 53 diligências” devido à covid-19.

Contudo, a reabertura dos tribunais não vai acontecer em todo o lado. Tudo vai depender das condições que os espaços onde funcionam oferecem, nomeadamente se têm condições para cumprir o distanciamento social.

Nos casos em que não seja possível cumprir as recomendações da Direcção Geral de Saúde, as diligências serão realizadas por video-conferência ou video-chamada. Para as pessoas com mais de 70 anos ou portadoras de doenças de risco, os procedimentos vão também poder ser feitos à distância.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …