Três vacinas para o Zika mostraram-se eficazes em macacos

Três diferentes vacinas experimentais para o tratamento do Zika, desenvolvidas nos Estados Unidos, obtiveram resultados em macacos, abrindo caminho a ensaios em humanos nos próximos meses, anunciaram os investigadores.

O estudo, publicado pela revista científica Science, surge numa altura em que a comunidade científica tenta encontrar uma forma de prevenir o vírus transmitido por mosquitos que pode causar malformações nos recém-nascidos, como microcefalia.

O vírus Zika encontra-se atualmente em cerca de 50 países e territórios, sobretudo na América Latina, Caraíbas e no estado norte-americano da Florida.

“Três vacinas conferem completa proteção contra o vírus Zika em primatas, que é o melhor modelo animal para iniciar ensaios clínicos”, afirmou o investigador Dan Barouch, professor de medicina na Harvard Medical School, citado pela agência France Presse.

A proteção para o vírus em roedores e primatas “enche de otimismo” os investigadores quanto ao desenvolvimento de “uma vacina segura e efetiva para os seres humanos”.

A infeção por vírus Zika não é geralmente uma doença mortal, mas a incidência em mulheres grávidas tem sido relacionada com casos de microcefalia e outras malformações nos bebés.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.