Descobertas espécies de aranhas “carismáticas” na Austrália. Têm o tamanho de um grão de arroz

Joseph Schubert

O taxonomista australiano Joseph Schubert descobriu três novas espécies das pequenas aranha-pavão (Maratus volans) que, segundo o cientista, são “totalmente inofensivas” e “carismáticas”.

De acordo com as declarações de Schubert ao 10 Daily, as criaturas recém-descobertas são coloridas e tão pequenas como um grão de arroz. Foram descobertas junto do Lago Jasper e do Monte Romance, no sudoeste da Austrália, no âmbito do projeto Maratus, que visa estudar e melhor compreender a distribuição e a biologia destas mini-aranhas.

Tal como explicou o cientista, “cada espécie [de aranha-pavão] tem um padrão específico e diferenciado no seu abdómen”, permitindo assim identificar novas espécies.



A primeira das espécies recém-descobertas foi denominada aquilus porque tem marcas semelhantes à face de uma águia, enquanto as marcas de felinus fazem lembrar um gato. A terceira e última espécie foi chamada combustus, uma vez que os seus desenhos no abdómen se assemelham a uma “explosão quente”, explicou o cientista.

 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, apenas uma pequena fração das espécies de aranhas da Austrália representam um perigo significativo para os seres humanos, sublinhou o cientista. “Ter medo de insetos assustadores na Austrália é um pouco irracional”, sustentou. “Na verdade, as aranhas estão a caçar presas com metade do seu tamanho… não é viável [para as aranhas] saírem e e caçarem humanos.

Com as três novas espécies, existem já 74 aranhas-pavão descritas, 29 das quais foram encontradas exclusivamente no sudoeste da Austrália.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …