/

Descobertas espécies de aranhas “carismáticas” na Austrália. Têm o tamanho de um grão de arroz

Joseph Schubert

O taxonomista australiano Joseph Schubert descobriu três novas espécies das pequenas aranha-pavão (Maratus volans) que, segundo o cientista, são “totalmente inofensivas” e “carismáticas”.

De acordo com as declarações de Schubert ao 10 Daily, as criaturas recém-descobertas são coloridas e tão pequenas como um grão de arroz. Foram descobertas junto do Lago Jasper e do Monte Romance, no sudoeste da Austrália, no âmbito do projeto Maratus, que visa estudar e melhor compreender a distribuição e a biologia destas mini-aranhas.

Tal como explicou o cientista, “cada espécie [de aranha-pavão] tem um padrão específico e diferenciado no seu abdómen”, permitindo assim identificar novas espécies.

A primeira das espécies recém-descobertas foi denominada aquilus porque tem marcas semelhantes à face de uma águia, enquanto as marcas de felinus fazem lembrar um gato. A terceira e última espécie foi chamada combustus, uma vez que os seus desenhos no abdómen se assemelham a uma “explosão quente”, explicou o cientista.

 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, apenas uma pequena fração das espécies de aranhas da Austrália representam um perigo significativo para os seres humanos, sublinhou o cientista. “Ter medo de insetos assustadores na Austrália é um pouco irracional”, sustentou. “Na verdade, as aranhas estão a caçar presas com metade do seu tamanho… não é viável [para as aranhas] saírem e e caçarem humanos.

Com as três novas espécies, existem já 74 aranhas-pavão descritas, 29 das quais foram encontradas exclusivamente no sudoeste da Austrália.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.