Há três navios de investigação do IPMA à venda em leilão

(dr) IPMA

Três embarcações usadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estão à venda em leilão. A base de licitação varia entre os 300 e os 170 mil euros.

Se tem o sonho de comprar um navio de investigação do IPMA, esta é a oportunidade ideal. Três embarcações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera vão a hasta pública no dia 17 de setembro. A base de licitação vai desde os 300 aos 170 mil euros, dependendo do diferente estado de conservação dos barcos.

A joia da coroa é o “Tellina“. Com 17 metros de comprimento e 16 anos de existência, tem as licenças e equipamentos necessários para pesca costeira e investigação. O navio pode ser usado para a apanha de bivalves e para o estudo de levantamentos de multifeixe.

“Isto é importante, por exemplo, para se perceber onde é que há areia disponível para a realimentação de praias e, na parte dos bivalves, para se fazerem estudos de qualidade, para se saber se estão em época de serem consumidos ou não”, explica Mafalda Carapuço, coordenadora do núcleo de navios de investigação do IPMA, citada pela RR.

Outros dos navios disponíveis para compra, o “Puntazzo“, tem uma licitação inicial de 40 mil euros. Tem 11,5 metros e foi usado durante vários anos no estudo da aquacultura. Atualmente está inativo, na Marina Formosa, em Olhão.

O último barco em leilão é o “Estuário“, de apenas cinco metros comprimento, que trabalhou em missões no rio Tejo, mas que agora se encontra igualmente inativo. Tem uma mera base de licitação de 300 euros, estando acessível a qualquer entusiasta.

Ao vender estas três embarcações, resta ao IPMA três navios na sua frota: o “Diplodus“, o “Noruega” e o “Mar Portugal“. Este último, adquirido em 2015, é a grande aposta do instituto e tem 75 metros de comprimento.

“É importante conhecermos melhor o fundo dos nossos oceanos e o que é que se passa nessa massa de água. Isto influencia uma série de coisas de que às vezes não temos perceção. Por exemplo, se vai haver sardinha no Santo António ou se vamos ter que mudar algumas rotinas na nossa alimentação, porque os stocks estão em risco”, explicou Mafalda Carapuço.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …

Lagos de metano de Titã podem ser crateras de explosões gigantes

Um novo estudo sugere que os lagos de metano líquido encontrados na superfície de Titã, a principal lua de Saturno, podem ter-se formado quando azoto aquecido explodiu debaixo da sua superfície. De acordo com o Business …

Todos os cometas do Sistema Solar podem ter vindo do mesmo lugar

Os cometas do Sistema Solar podem ter nascido no mesmo lugar. Um astrónomo da Universidade de Leiden aplicou modelos químicos a catorze cometas conhecidos e encontrou um padrão claro. Todos os cometas do Sistema Solar podem …

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …