Três mil pessoas nas Bahamas evacuam casas por causa de furacão Dorian

Dan Anderson / EPA

O Governo das Bahamas pediu neste sábado a centenas de pessoas para evacuarem as suas casas, nas zonas baixas das ilhas, disponibilizando abrigos, quando o furacão Dorian se aproxima como tempestade de categoria 4 (numa escala de 5).

As autoridades das Bahamas dizem que duas a três mil pessoas que vivem em pequenas enseadas nas ilhas devem evacuar as suas casas e pedem a sua saída rápida, para não colocarem em risco as suas vidas e as das equipas de resgate.

O furacão aproxima-se hoje das Bahamas, na América Central, numa rota que se deverá encaminhar para o estado da Florida, na costa leste dos Estados Unidos, onde deverá chegar no domingo, onde o Centro Nacional de Furacões dos EUA a descreve como “extremamente perigoso”.

O furacão “pode ter resultados desastrosos para as ilhas”, disse Kwasi Thompson, ministro de Estado das Bahamas. O Governo está a montar abrigos, em igrejas e escolas, que estão a ser abertos ao longo do dia.

No início deste sábado, o Dorian estava localizado a cerca de 600 quilómetros a leste das Bahamas, com ventos que atingem os 230 quilómetros por hora.

Supermercados e postos de gasolina estiveram lotados, nas últimas horas, enquanto a população se abastecia de água e comida enlatada, deixando prateleiras vazias em vários estabelecimentos.

Filas longas saíam de alguns postos de gasolina e supermercados em Grand Bahama na sexta-feira, quando as pessoas estocavam água e comida enlatada, levando a prateleiras vazias em alguns locais.

Cassandra Hepburn, uma moradora, disse que todos estavam a correr para fazer os preparativos finais. “Nunca estamos verdadeiramente preparados para um furacão”, disse Cassandra Hepburn.

Stephen Russell, diretor da Agência Nacional de Emergências das ilhas, recordou que os furacões de categoria 4 atingiram as Bahamas em três anos consecutivos recentes: Joaquin em 2015, Matthew em 2016 e Irma em 2017, causando danos estimados em cerca de 60 milhões de euros.

O Estado da Geórgia declarou esta sexta-feira o estado de emergência para uma parte do seu território devido ao furacão Dorian.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou a sua visita à Polónia, devido ao furacão Dorian. O Presidente admitiu que a força do furacão possa obrigar a evacuar localidades no sudeste do país.

“Tudo indica que será um monstro absoluto. Estamos prontos. Temos os melhores profissionais do mundo a postos, e eles vão ajudar-nos. Já estamos a enviar alimentos e água, mas é possível que a população venha a ser evacuada. Vamos ver o que acontece. Estamos à espera”, declarou.

E sublinhou: “É praticamente certo que vai atingir o centro, o que não é bom. Os ventos estão a ganhar força a um ritmo avassalador, parece que vamos ter ventos extremamente fortes”.

“Estamos prontos, e esperamos que a sorte nos proteja, mas tudo indica que está a evoluir em sentido único desta vez, e tudo indica que vai ser muito mau e gigantesco”, acrescentou Donald Trump.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …