Três matemáticos e um supercomputador solucionam a maior equação do mundo

(dr) University of Texas

O supercomputador Stampede

O supercomputador Stampede

Três matemáticos, um supercomputador e 200 terabytes de dados. Foi tudo o que foi necessário para solucionar finalmente o problema de matemática conhecido como problema booleano dos trios pitagóricos, proposto por Ronald Graham na década de 80.

A façanha quebrou o antigo recorde da maior demonstração matemática, que ocupava apenas 13 gigas.

O problema agora resolvido envolve o teorema dos lados de um triângulo de Pitágoras (a² + b² = c²), no qual, por exemplo, 3, 4 e 5 são um trio pitagórico – uma vez que a soma dos quadrados de 3 e 4 (9+16) é igual ao quadrado de 5 (25).

Graham questionou se seria possível dividir o conjunto de todos os números naturais em duas partes iguais, de tal forma que nenhuma das duas partes contenha um trio pitagórico inteiro.

E a resposta encontrada pelos cientistas, cuja demonstração ocupa os 200 TB de espaço em disco, é.. não.

A proeza foi conseguida pelos matemáticos Marijn Heule, da Universidade do Texas, Victor Marek, da Universidade de Kentucky, e Oliver Kullmann, da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

A equipa de investigadores usou o supercomputador Stampede, da Universidade do Texas, para testar todas as possibilidade de dividir o conjunto dos números inteiros em duas partes de tal forma que nenhuma das partes contivesse conjuntos de trios.

Isso significou afunilar as possibilidades de 102,3 biliões para “apenas” 1 bilião.

O Stampede, que tem 800 processadores, precisou de dois dias para testar todas as possibilidades e demonstrar que só é possível dividir o conjunto em dois grupos, de tal forma que nenhum deles contenha um conjunto inteiro de trios pitagóricos, se forem considerados números inteiros até 7824.

A partir de 7825 torna impossível e, para descontentamento de muitos, inexplicável. Como se fosse uma cábula, o computador oferece a resposta, mas não ensina o porquê.

Os 200 TB de armazenamento usados pela demonstração da resposta encontrada equivalem a toda a biblioteca do congresso norte-americano ou a 337.920 cópias de Guerra e Paz, de Leon Tolstoi, um dos maiores romances já escritos.

Segundo a revista Nature, a equipa de investigadores criou uma versão comprimida da demonstração, com apenas 68 GB de tamanho, que levaria nada menos do que 30 mil horas para ser descarregada, recompilada e verificada.

O único problema é que não há nenhum cérebro humano capaz de realizar tal tarefa.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 200 TB! 800 processadores x 48 horas! Para provar que NÃO é possível!! Não entendo. Na minha opinião, para provar que NÃO é possível, “basta” encontrar os trios todos e depois verificar se podemos dividi-los em 2 grupos. Eu entendo que “todos” é uma palavra maldita (os números são infinitos, dah!…) mas se bastava tentar até 7825 para encontrar uma impossibilidade… Parece-me qualquer PCzeco poderia calcular isto com uns dias de trabalho. Talvez esteja a ver mal, mas parece-me que “a montanha pariu um rato”. Provavelmente pensavam que teriam de testar numeros até “vir a mulher da fava rica” e afinal… ao fim de 7800 e picos, estava resolvido.

RESPONDER

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …