Três matemáticos e um supercomputador solucionam a maior equação do mundo

(dr) University of Texas

O supercomputador Stampede

O supercomputador Stampede

Três matemáticos, um supercomputador e 200 terabytes de dados. Foi tudo o que foi necessário para solucionar finalmente o problema de matemática conhecido como problema booleano dos trios pitagóricos, proposto por Ronald Graham na década de 80.

A façanha quebrou o antigo recorde da maior demonstração matemática, que ocupava apenas 13 gigas.

O problema agora resolvido envolve o teorema dos lados de um triângulo de Pitágoras (a² + b² = c²), no qual, por exemplo, 3, 4 e 5 são um trio pitagórico – uma vez que a soma dos quadrados de 3 e 4 (9+16) é igual ao quadrado de 5 (25).

Graham questionou se seria possível dividir o conjunto de todos os números naturais em duas partes iguais, de tal forma que nenhuma das duas partes contenha um trio pitagórico inteiro.

E a resposta encontrada pelos cientistas, cuja demonstração ocupa os 200 TB de espaço em disco, é.. não.

A proeza foi conseguida pelos matemáticos Marijn Heule, da Universidade do Texas, Victor Marek, da Universidade de Kentucky, e Oliver Kullmann, da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

A equipa de investigadores usou o supercomputador Stampede, da Universidade do Texas, para testar todas as possibilidade de dividir o conjunto dos números inteiros em duas partes de tal forma que nenhuma das partes contivesse conjuntos de trios.

Isso significou afunilar as possibilidades de 102,3 biliões para “apenas” 1 bilião.

O Stampede, que tem 800 processadores, precisou de dois dias para testar todas as possibilidades e demonstrar que só é possível dividir o conjunto em dois grupos, de tal forma que nenhum deles contenha um conjunto inteiro de trios pitagóricos, se forem considerados números inteiros até 7824.

A partir de 7825 torna impossível e, para descontentamento de muitos, inexplicável. Como se fosse uma cábula, o computador oferece a resposta, mas não ensina o porquê.

Os 200 TB de armazenamento usados pela demonstração da resposta encontrada equivalem a toda a biblioteca do congresso norte-americano ou a 337.920 cópias de Guerra e Paz, de Leon Tolstoi, um dos maiores romances já escritos.

Segundo a revista Nature, a equipa de investigadores criou uma versão comprimida da demonstração, com apenas 68 GB de tamanho, que levaria nada menos do que 30 mil horas para ser descarregada, recompilada e verificada.

O único problema é que não há nenhum cérebro humano capaz de realizar tal tarefa.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 200 TB! 800 processadores x 48 horas! Para provar que NÃO é possível!! Não entendo. Na minha opinião, para provar que NÃO é possível, “basta” encontrar os trios todos e depois verificar se podemos dividi-los em 2 grupos. Eu entendo que “todos” é uma palavra maldita (os números são infinitos, dah!…) mas se bastava tentar até 7825 para encontrar uma impossibilidade… Parece-me qualquer PCzeco poderia calcular isto com uns dias de trabalho. Talvez esteja a ver mal, mas parece-me que “a montanha pariu um rato”. Provavelmente pensavam que teriam de testar numeros até “vir a mulher da fava rica” e afinal… ao fim de 7800 e picos, estava resolvido.

RESPONDER

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …