O Tetris pode ser a sua “vacina cognitiva” contra o stress pós-traumático

Depois de testemunharem acontecimentos trágicos, muitas pessoas recorrem a comunidades online como o Reddit para discutir e processar as suas experiências. Um conselho comum que os utilizadores dão uns aos outros é jogar Tetris para ajudar a combater as memórias traumáticas.

Famoso pelo seu uso de tetraminós, o Tetris é conhecido por ser altamente viciante, mas também como “terapia” contra o stress pós-traumático.

De onde vem esta ideia, e será que este icónico jogo de computador pode realmente ajudar no tratamento de doenças como a perturbação de stress pós-traumático?

A resposta é um “sim” parcial, mas com ressalvas. Depende de vários factores, como os sintomas específicos, o momento do acontecimento e também de receber outro tipo de tratamento psicológico.

Em primeiro lugar, o que é o Tetris?

Um jogo de computador enganadoramente simples, Tetris apareceu pela primeira vez em 1985. Atualmente, continua a ser um dos jogos mais populares da história, disponível gratuitamente online e em numerosas plataformas de jogos.

O jogo de puzzle envolve uma tarefa visioespacial, ou seja, relacionar informação visual com o espaço físico. Uma série de blocos gerados aleatoriamente flutua a partir do topo do ecrã, e o objetivo do jogador é criar “linhas” com as formas, rodando-as e movendo-as. Uma linha completa é eliminada do ecrã, reduzindo uma potencial acumulação de formas.

Quanto mais tempo conseguires continuar, maior será a pontuação. A simplicidade deste formato de puzzle é simultaneamente atenta e cativante.

O que é o SPT?

Embora a maioria das pessoas que presenciam um acontecimento traumático não necessite de tratamento, os danos psicológicos de um acontecimento extremamente perturbador podem ter efeitos duradouros em algumas pessoas.

Uma das condições traumáticas mais estudadas é a perturbação de stress pós-traumático, vulgarmente designada por SPT.

Na SPT, um único acontecimento traumático ou uma série de traumas criam um conjunto de sintomas angustiantes. Estes podem incluir reviver o acontecimento através de pesadelos e flashbacks, uma sensação de que o mundo é um lugar mais escuro e mais complicado, bem como hipervigilância e medo. O cérebro é aparentemente inoculado pelo trauma e sensibilizado para antecipar novos traumas.

Como é que jogar Tetris pode ajudar a combater o SPT?

O cérebro humano tem uma capacidade limitada para processar ou recordar memórias de acontecimentos. Em 2009, investigadores da Universidade de Oxford propuseram que jogar Tetris quando o cérebro está a tentar armazenar memórias visuais sobrecarregaria a sua capacidade e “distrairia” os circuitos de memória visual.

Por conseguinte, jogar Tetris pouco tempo depois de um acontecimento angustiante poderia interromper estes centros de processamento no cérebro. Por sua vez, isto reduziria a recorrência de memórias visuais indesejadas – intrusões – associadas ao trauma.

Também foi proposto que o Tetris pode ser útil para reativar memórias de traumas históricos durante o tratamento com um psicólogo.

Essencialmente, pensa-se que o Tetris funciona como uma “vacina cognitiva” para as memórias visuais intrusivas do trauma.

Então, será que funciona?

A investigação sobre os efeitos do Tetris no SPT ainda está a evoluir.

O estudo inicial, realizado em 2009, resultou em três vezes menos intrusões do que o grupo sem Tetris. No entanto, este trabalho foi realizado em laboratório, mostrando aos participantes filmes de acontecimentos traumáticos, jogando Tetris durante 10 minutos pouco depois de verem os vídeos e medindo o número de intrusões registadas na semana seguinte.

Embora encorajadora, esta investigação inicial foi realizada num ambiente altamente controlado e pode não se aplicar ao mundo real.

No entanto, foram realizados vários estudos clínicos desde 2017, que foram resumidos numa recente revisão da literatura. Estes estudos relativamente pequenos mostraram que jogar Tetris reduziu o número de intrusões em mulheres com traumas de parto, pessoas envolvidas em acidentes de viação, refugiados de guerra e veteranos de guerra.

Embora a maioria dos estudos envolvesse participantes que jogavam Tetris durante 10-40 minutos pouco tempo depois de um acontecimento traumático (entre 30 minutos e 72 horas), investigações recentes mostram que pode haver benefícios até sete anos depois de um trauma relacionado com o parto – reativando a memória visual intrusiva e jogando Tetris durante 20 minutos.

Embora estes resultados sejam encorajadores, precisamos de uma investigação mais robusta com grupos maiores de participantes para termos mais certezas sobre os efeitos do Tetris, particularmente no mundo real.

Todos os estudos anteriores envolveram jogar o jogo com orientação profissional, pelo que não sabemos como funciona sem este apoio.

Outros jogos visuoespaciais seriam úteis?

Qualquer jogo centrado em tarefas visuoespaciais pode ajudar. Existem poucos estudos que comparem diretamente o Tetris com outros jogos. No entanto, um estudo que envolveu 54 voluntários comparou os efeitos de jogar Tetris versus jogos de palavras versus nenhum jogo.

Tanto o grupo que jogou Tetris como o grupo que jogou jogos de palavras registaram relativamente menos memórias intrusivas do que o grupo que não jogou.

Então, devo jogar Tetris se passar por um acontecimento traumático?

As provas actuais da eficácia do Tetris estão limitadas a estudos em que as pessoas foram apoiadas por profissionais. Estas provas indicam que:

  • jogar Tetris (ou talvez um jogo semelhante) durante cerca de 20 minutos nas horas que se seguem a um acontecimento traumático pode ajudar a reduzir as memórias intrusivas subsequentes
  • jogar Tetris no momento em que se recorda uma experiência traumática anterior pode também reduzir as intrusões e a angústia
  • O Tetris pode ser utilizado como parte de uma estratégia de tratamento por um profissional de saúde.

Lembre-se que o Tetris não é uma panaceia para o trauma. As memórias intrusivas não são completamente erradicadas com o jogo e a PSPT inclui vários sintomas que não melhoram com o jogo. Se alguém tiver sintomas do tipo PTSD, é provável que precise de ajuda profissional.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.