Novo tratamento experimental usa “cavalo de Tróia” para matar células cancerígenas

(dr) NTU Singapura

Um dos métodos desenvolvidos mais recentemente usa um ataque furtivo para fazer com que as células cancerígenas se autodestruam – tudo sem o uso de medicamentos.

Uma equipa de investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, desenvolveu um novo tratamento que transforma nanopartículas numa espécie de “cavalo de Tróia”, que entram nas células cancerígenas e fazem com que estas se autodestruam.

Segundo o Science Alert, os cientistas levaram a cabo algumas experiências em laboratório que provaram que o crescimento do tumor em cobaias foi reduzido – e até evitado – com esta nova abordagem.

A técnica baseia-se no revestimento de nanopartículas de sílica com um aminoácido específico (L-fenilalanina) do qual as células cancerígenas dependem para sobreviver e crescer. Os tumores absorvem as substâncias disfarçadas e acabam por morrer neste processo. De acordo com a equipa, este tratamento dispensa o uso de medicamentos.

A nanopartícula – chamada “Nanoscopic phenylalanine Porous Amino Acid Mimic”, ou Nano-pPAAM, – tem apenas 30 nanómetros, ou seja, é cerca de 30 mil vezes mais fina do que um fio de cabelo humano.

Nas experiências, o composto matou cerca de 80% das células cancerígenas da mama, da pele e do estômago, uma eficiência comparável a medicamentos quimioterápicos convencionais, como a cisplatina. O artigo científico foi publicado na Small.

“As propriedades da Nano-pPAAM não precisam de ser ativadas por nenhum estímulo externo. O aminoácido L-fenilalanina atua como um cavalo de Tróia – uma capa para mascarar o nanoterapêutico”, explicou Dalton Tay, principal autor do estudo. “Ao remover o componente do medicamento, simplificamos a formulação da nanomedicina.”

O revestimento de aminoácido da Nano-pPAAM ajuda a nanopartícula a entrar nas células através da molécula transportadora LAT1. Dentro do tumor, a Nano-pPAAM estimula a produção excessiva de espécies reativas de oxigénio, fazendo com que as células cancerígenas se autodestruam.

O próximo passo da equipa é refinar o design e a química da Nano-pPAAM para a tornar mais precisa na segmentação de tipos específicos de cancro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …