Novo tratamento experimental usa “cavalo de Tróia” para matar células cancerígenas

(dr) NTU Singapura

Um dos métodos desenvolvidos mais recentemente usa um ataque furtivo para fazer com que as células cancerígenas se autodestruam – tudo sem o uso de medicamentos.

Uma equipa de investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, desenvolveu um novo tratamento que transforma nanopartículas numa espécie de “cavalo de Tróia”, que entram nas células cancerígenas e fazem com que estas se autodestruam.

Segundo o Science Alert, os cientistas levaram a cabo algumas experiências em laboratório que provaram que o crescimento do tumor em cobaias foi reduzido – e até evitado – com esta nova abordagem.

A técnica baseia-se no revestimento de nanopartículas de sílica com um aminoácido específico (L-fenilalanina) do qual as células cancerígenas dependem para sobreviver e crescer. Os tumores absorvem as substâncias disfarçadas e acabam por morrer neste processo. De acordo com a equipa, este tratamento dispensa o uso de medicamentos.

A nanopartícula – chamada “Nanoscopic phenylalanine Porous Amino Acid Mimic”, ou Nano-pPAAM, – tem apenas 30 nanómetros, ou seja, é cerca de 30 mil vezes mais fina do que um fio de cabelo humano.

Nas experiências, o composto matou cerca de 80% das células cancerígenas da mama, da pele e do estômago, uma eficiência comparável a medicamentos quimioterápicos convencionais, como a cisplatina. O artigo científico foi publicado na Small.

“As propriedades da Nano-pPAAM não precisam de ser ativadas por nenhum estímulo externo. O aminoácido L-fenilalanina atua como um cavalo de Tróia – uma capa para mascarar o nanoterapêutico”, explicou Dalton Tay, principal autor do estudo. “Ao remover o componente do medicamento, simplificamos a formulação da nanomedicina.”

O revestimento de aminoácido da Nano-pPAAM ajuda a nanopartícula a entrar nas células através da molécula transportadora LAT1. Dentro do tumor, a Nano-pPAAM estimula a produção excessiva de espécies reativas de oxigénio, fazendo com que as células cancerígenas se autodestruam.

O próximo passo da equipa é refinar o design e a química da Nano-pPAAM para a tornar mais precisa na segmentação de tipos específicos de cancro.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais nove mortes e 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …