Tratamento anti-envelhecimento passou a primeira experiência em humanos

Patrick / Flickr

Nem todas as células danificadas morrem. Algumas permanecem como células senescentes, incapazes de se dividir, mas ainda produzem sinais químicos – e podem desempenhar um papel importante na batalha contra o envelhecimento.

“Acredita-se que estas células e as substâncias que produzem estão envolvidas no processo de envelhecimento”, disse à revista MIT Technology Review o investigador de longevidade Nicolas Musi, da Universidade do Texas, em Austin.

“A ideia é que remover estas células pode ser benéfico para promover o envelhecimento saudável e também prevenir doenças do envelhecimento”. Com base nos resultados de um ensaio muito inicial, pode haver algo nesta teoria.

Em janeiro, Musi e os seus colegas publicaram os resultados de um estudo no qual trataram 14 pacientes que sofriam de fibrose pulmonar idiopática (FPI) com uma combinação de medicamentos que acreditavam que eliminariam as células senescentes.

Ao longo de três semanas, os pacientes tomaram nove doses de um medicamento para leucemia chamado dasatinibe e quercetina, um suplemento.

Até o final do estudo, os pacientes conseguiam andar mais do que conseguiam antes na mesma quantidade de tempo e outros sinais de melhoria do bem-estar – tudo isto sem efeitos colaterais graves.

“Apesar de pequeno, este estudo piloto marca um grande avanço na forma como tratamos doenças relacionadas com a idade, como a IPF”, disse o investigador Jamie Justice em comunicado à imprensa.

“Tivemos como alvo de uma marca biológica fundamental do envelhecimento que está implicado na FPI e mostramos resultados promissores pela primeira vez em pacientes humanos”.

Neste momento, é difícil dizer se a combinação de drogas seria realmente eficaz como uma terapia anti-envelhecimento, mas os investigadores estão empenhados em descobrir. Já estão a testar o tratamento num grupo de mais 15 pacientes com doenças no pulmão, bem como 20 pessoas que sofrem de doença renal crónica.

“Se virmos sinais de eficácia e não encontrarmos efeitos colaterais muito graves, tentaremos chegar a pessoas com condições cada vez menos ameaçadoras à vida”, disse o cientista James Kirkland.

  ZAP // Science Alert

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Quem vai contra a natureza f****-se. Anti-envelhecimento = viver eternamente no mesmo corpo físico e ter sempre a mesma personalidade (boa ou má) = ter sempre a mesma sorte se for sortudo, mas também o mesmo azar se for azarado = prisão perpétua no planeta Terra = loucura e desespero, mais cedo ou mais tarde = aumento da taxa de suicídios.
    A natureza sabe o que faz. A morte é como ir de férias deste plano físico, para a alma descansar um bocado nos planos imateriais e regressar outra vez revigorada e com outro plano de vida, depois da aprendidas as lições das vidas anteriores. É o que dá termos uma ciência completamente materialista e divorciada das questões do espírito, que apresenta estas ideias loucas e aberrantes.

    • “A natureza sabe o que faz”…
      É… quando estiveres doente, espera pela natureza e não recorras a cuidados médicos/medicamentos; depois anda cá contar como correu!…

    • Joca, quando o ser humano terrestre evoluir para o próximo estágio evolutivo 5D, o nosso “corpo” vai também acompanhar a evolução e iremos viver muito mais tempo e sem as maleitas das doenças.
      De momento, é loucura prolongar a vida sem saber como ficar sem doença.
      Mas isso é possível. Nós estamos no comando da nossa saúde! Veja Cura quântica (Quantum Healing) – Kryon , sei que vai entender pois vejo que percebe das questões do Espírito.
      Um bem haja!

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …