Tratamento anti-envelhecimento passou a primeira experiência em humanos

Patrick / Flickr

Nem todas as células danificadas morrem. Algumas permanecem como células senescentes, incapazes de se dividir, mas ainda produzem sinais químicos – e podem desempenhar um papel importante na batalha contra o envelhecimento.

“Acredita-se que estas células e as substâncias que produzem estão envolvidas no processo de envelhecimento”, disse à revista MIT Technology Review o investigador de longevidade Nicolas Musi, da Universidade do Texas, em Austin.

“A ideia é que remover estas células pode ser benéfico para promover o envelhecimento saudável e também prevenir doenças do envelhecimento”. Com base nos resultados de um ensaio muito inicial, pode haver algo nesta teoria.

Em janeiro, Musi e os seus colegas publicaram os resultados de um estudo no qual trataram 14 pacientes que sofriam de fibrose pulmonar idiopática (FPI) com uma combinação de medicamentos que acreditavam que eliminariam as células senescentes.

Ao longo de três semanas, os pacientes tomaram nove doses de um medicamento para leucemia chamado dasatinibe e quercetina, um suplemento.

Até o final do estudo, os pacientes conseguiam andar mais do que conseguiam antes na mesma quantidade de tempo e outros sinais de melhoria do bem-estar – tudo isto sem efeitos colaterais graves.

“Apesar de pequeno, este estudo piloto marca um grande avanço na forma como tratamos doenças relacionadas com a idade, como a IPF”, disse o investigador Jamie Justice em comunicado à imprensa.

“Tivemos como alvo de uma marca biológica fundamental do envelhecimento que está implicado na FPI e mostramos resultados promissores pela primeira vez em pacientes humanos”.

Neste momento, é difícil dizer se a combinação de drogas seria realmente eficaz como uma terapia anti-envelhecimento, mas os investigadores estão empenhados em descobrir. Já estão a testar o tratamento num grupo de mais 15 pacientes com doenças no pulmão, bem como 20 pessoas que sofrem de doença renal crónica.

“Se virmos sinais de eficácia e não encontrarmos efeitos colaterais muito graves, tentaremos chegar a pessoas com condições cada vez menos ameaçadoras à vida”, disse o cientista James Kirkland.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Quem vai contra a natureza f****-se. Anti-envelhecimento = viver eternamente no mesmo corpo físico e ter sempre a mesma personalidade (boa ou má) = ter sempre a mesma sorte se for sortudo, mas também o mesmo azar se for azarado = prisão perpétua no planeta Terra = loucura e desespero, mais cedo ou mais tarde = aumento da taxa de suicídios.
    A natureza sabe o que faz. A morte é como ir de férias deste plano físico, para a alma descansar um bocado nos planos imateriais e regressar outra vez revigorada e com outro plano de vida, depois da aprendidas as lições das vidas anteriores. É o que dá termos uma ciência completamente materialista e divorciada das questões do espírito, que apresenta estas ideias loucas e aberrantes.

    • “A natureza sabe o que faz”…
      É… quando estiveres doente, espera pela natureza e não recorras a cuidados médicos/medicamentos; depois anda cá contar como correu!…

    • Joca, quando o ser humano terrestre evoluir para o próximo estágio evolutivo 5D, o nosso “corpo” vai também acompanhar a evolução e iremos viver muito mais tempo e sem as maleitas das doenças.
      De momento, é loucura prolongar a vida sem saber como ficar sem doença.
      Mas isso é possível. Nós estamos no comando da nossa saúde! Veja Cura quântica (Quantum Healing) – Kryon , sei que vai entender pois vejo que percebe das questões do Espírito.
      Um bem haja!

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …