/

Tratamento para a calvície com células estaminais deu certo

18

hatm / Flickr

Hum… hoje só perdi dois cabelos

Um novo estudo acaba de renovar a esperança para todos os calvos, carecas, e jovens que estão a começar a perder os cabelos.

Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram duas drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, que conseguiram fazer crescer cabelos. Foram testadas em cobaias, que recuperaram a capacidade de crescimento de pelos no corpo – o que aconteceu porque os fármacos conseguem activar as células dormentes dos folículos capilares.

Ao contrário do que acontece nos restantes órgãos e tecidos, nos quais as células estão em actividade constante, as células dos cabelos só são activadas quando necessário. Elas escolhem “o momento certo para trabalhar”, e é apenas durante esse período que o cabelo de facto cresce.

Ter problemas nesse mecanismo do ciclo capilar prejudica a renovação dos cabelos, e faz com que a pessoa fique careca. Ao fim de alguns anos, o corpo deixa de conseguir activar as células responsáveis por repor o volume capilar.

Após um novo estudo, publicado a semana passada na revista Cell Biology, uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia descobriu que o metabolismo destas células estaminais funciona de uma forma especial, diferente da que acontece em outras células da pele.

Quando nos alimentamos, a digestão “parte” os alimentos em partículas menores, que podem ser absorvidas pelas células, entre as quais a principal é a glicose, da qual as células retiram a energia que usam para crescer e se multiplicar.

Após produzir glicose, as células estaminais que estão nos folículos capilares podem por vezes gerar um subproduto – como se fosse um dejecto resultante do processo.

A substância, chamada ácido pirúvico, pode seguir dois caminhos: ou volta para a mitocôndria da célula, onde também se transforma em energia, ou se transforma em outro subproduto, o famoso ácido lático que as células musculares produzem quando se passa tempo demais a fazer exercício ou desporto.

Os cientistas resolveram então testar num grupo de cobaias a hipótese de que seja o ácido láctico a coordenar o processo. O primeiro passo foi bloquear a produção de ácido láctico nas células de alguns dos animais.

A mudança impediu a activação das células estaminais capilares, e o crescimento do pelo dos roedores – sinal de que efectivamente é o ácido láctico que coordena a função.

Isso foi comprovado em um outra experiência. Cobaias geneticamente modificadas para produzir mais ácido láctico, mantiveram as células capilares mais activas – como se esperava – e o crescimento de pelos mais constante.

Depois de desvendar todo o mecanismo, o desafio era encontrar um fármaco que tivesse o mesmo efeito. Os cientistas tiveram sucesso com dois deles: o RCGD423 e UK5099, que resolvem o problema de formas diferentes.

Enquanto o primeiro se foca em aumentar a produção de ácido lático, o segundo dá uma volta maior, bloqueando a entrada de piruvato nas mitocôndrias e forçando a célula a produzir a substância sozinha.

Apesar de ainda não terem sido testados em humanos, espera-se agora que estes fármacos sejam usados no futuro em medicamentos para tratamento de calvície ou alopecia – nome dado à perda de cabelo por envelhecimento ou factores como o stress, desequilíbrio hormonal e quimioterapia.

18 Comments

      • Não isso não é treta . é verdade ou você não acredita na ciência .na mente humana .há tanta sabedoria que a nossa vãn filosofia não consegue imaginar .isso é preceitos do arquiteto do universo .ser supremo que nos chamamos de Deus .o que se torna nada impossível .

    • Provalvelmente deve demorar um pouco não começaram nem os testes em humanos , será que seria o fim da calvicie ? bem que podia dar certo logo, pra acabar com esses médicos que cobram rios de dinheiro em um implante capilar que nem fica tão bom.

  1. Tem muita historinha a respeito da cura da calvície , efetivamente nada de concreto , eu acho que a cura está muito longe ainda .

  2. Além desse tratamento… Descobri umque nao é imediato mais funciona…. Primeiro é só tomar o colágeno hidrolisado,,,, ele vai para a queda de cabelos…. E depois vc pode usa o minoxidil ou aloxidil… Para fazer nascer cabelos….. E por último vc compra monovinA com um shampoo dermatológico e mistura o monvinA com shampoo e depois vc verá o resultado….. Qualquer dúvida só pesquisa a ação de cada um desses produtos… Passei dias pesquisando isso…

  3. O tratamento irá ser lançado em 2030.
    Serão 12 anos de testes até chegar a prova que não terá efeitos colaterais.
    Eu estarei com 55 anos, velho e cansado da calvície mas espero que o preço não seja tão caro mais que um carro usado.

    • Então será melhor contactar a Universidade da Califórnia, porque na caixa de comentários de uma notícia com 2 anos, duvido que alguém consiga ajudar!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.