Tratamento para a calvície com células estaminais deu certo

hatm / Flickr

Hum… hoje só perdi dois cabelos

Um novo estudo acaba de renovar a esperança para todos os calvos, carecas, e jovens que estão a começar a perder os cabelos.

Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram duas drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, que conseguiram fazer crescer cabelos. Foram testadas em cobaias, que recuperaram a capacidade de crescimento de pelos no corpo – o que aconteceu porque os fármacos conseguem activar as células dormentes dos folículos capilares.

Ao contrário do que acontece nos restantes órgãos e tecidos, nos quais as células estão em actividade constante, as células dos cabelos só são activadas quando necessário. Elas escolhem “o momento certo para trabalhar”, e é apenas durante esse período que o cabelo de facto cresce.

Ter problemas nesse mecanismo do ciclo capilar prejudica a renovação dos cabelos, e faz com que a pessoa fique careca. Ao fim de alguns anos, o corpo deixa de conseguir activar as células responsáveis por repor o volume capilar.

Após um novo estudo, publicado a semana passada na revista Cell Biology, uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia descobriu que o metabolismo destas células estaminais funciona de uma forma especial, diferente da que acontece em outras células da pele.

Quando nos alimentamos, a digestão “parte” os alimentos em partículas menores, que podem ser absorvidas pelas células, entre as quais a principal é a glicose, da qual as células retiram a energia que usam para crescer e se multiplicar.

Após produzir glicose, as células estaminais que estão nos folículos capilares podem por vezes gerar um subproduto – como se fosse um dejecto resultante do processo.

A substância, chamada ácido pirúvico, pode seguir dois caminhos: ou volta para a mitocôndria da célula, onde também se transforma em energia, ou se transforma em outro subproduto, o famoso ácido lático que as células musculares produzem quando se passa tempo demais a fazer exercício ou desporto.

Os cientistas resolveram então testar num grupo de cobaias a hipótese de que seja o ácido láctico a coordenar o processo. O primeiro passo foi bloquear a produção de ácido láctico nas células de alguns dos animais.

A mudança impediu a activação das células estaminais capilares, e o crescimento do pelo dos roedores – sinal de que efectivamente é o ácido láctico que coordena a função.

Isso foi comprovado em um outra experiência. Cobaias geneticamente modificadas para produzir mais ácido láctico, mantiveram as células capilares mais activas – como se esperava – e o crescimento de pelos mais constante.

Depois de desvendar todo o mecanismo, o desafio era encontrar um fármaco que tivesse o mesmo efeito. Os cientistas tiveram sucesso com dois deles: o RCGD423 e UK5099, que resolvem o problema de formas diferentes.

Enquanto o primeiro se foca em aumentar a produção de ácido lático, o segundo dá uma volta maior, bloqueando a entrada de piruvato nas mitocôndrias e forçando a célula a produzir a substância sozinha.

Apesar de ainda não terem sido testados em humanos, espera-se agora que estes fármacos sejam usados no futuro em medicamentos para tratamento de calvície ou alopecia – nome dado à perda de cabelo por envelhecimento ou factores como o stress, desequilíbrio hormonal e quimioterapia.

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

      • Não isso não é treta . é verdade ou você não acredita na ciência .na mente humana .há tanta sabedoria que a nossa vãn filosofia não consegue imaginar .isso é preceitos do arquiteto do universo .ser supremo que nos chamamos de Deus .o que se torna nada impossível .

    • Provalvelmente deve demorar um pouco não começaram nem os testes em humanos , será que seria o fim da calvicie ? bem que podia dar certo logo, pra acabar com esses médicos que cobram rios de dinheiro em um implante capilar que nem fica tão bom.

  1. Tem muita historinha a respeito da cura da calvície , efetivamente nada de concreto , eu acho que a cura está muito longe ainda .

  2. Além desse tratamento… Descobri umque nao é imediato mais funciona…. Primeiro é só tomar o colágeno hidrolisado,,,, ele vai para a queda de cabelos…. E depois vc pode usa o minoxidil ou aloxidil… Para fazer nascer cabelos….. E por último vc compra monovinA com um shampoo dermatológico e mistura o monvinA com shampoo e depois vc verá o resultado….. Qualquer dúvida só pesquisa a ação de cada um desses produtos… Passei dias pesquisando isso…

  3. O tratamento irá ser lançado em 2030.
    Serão 12 anos de testes até chegar a prova que não terá efeitos colaterais.
    Eu estarei com 55 anos, velho e cansado da calvície mas espero que o preço não seja tão caro mais que um carro usado.

    • Então será melhor contactar a Universidade da Califórnia, porque na caixa de comentários de uma notícia com 2 anos, duvido que alguém consiga ajudar!…

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …