Transportes públicos podem tornar-se gratuitos em Paris

(CC0/PD) nuno_lopes / pixabay

Paris vai analisar a viabilidade económica do transporte público gratuito. A autarca de Paris, Anne Hidalgo, anunciou esta segunda-feira a encomenda de um estudo.

O estudo foi encomendado a três assessores do executivo municipal e vai servir para “objetivar o debate”, com o fim de “analisar se existe um modelo económico viável”, lê-se no comunicado da autarquia parisiense.

O texto frisa o facto de todas “as grandes metrópoles do mundo” estarem a reunir esforços e implicadas na “redução do lugar da viatura individual poluidora e no desenvolvimento da mobilidade limpa”. A autarquia acrescenta ainda que “está em jogo a necessidade de melhorar a qualidade do ar e proteger a saúde dos cidadãos”.

Segundo o Diário de Notícias, a autarca de Paris, Anne Hidalgo, afirmou ser necessário  “reforçar a atração dos transportes coletivos, o que passa pela melhoria da rede, da sua regularidade e do seu conforto, mas também por um questionamento das tarifas”.

A Alemanha surgiu como um país de referência, já que irá analisar a gratuitidade do transporte público em cinco cidade, entre elas Bona e Essen. No entanto, Hidalgo frisou que nenhuma cidade da dimensão de Paris avançou com este projeto.

Em primeiro lugar, é necessário estudar um modelo económico viável. “A gratuitidade para o utilizador implica necessariamente identificar outras fontes de financiamento que suportem o custo dos transportes coletivos”, lembrou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …

Bloco defende fim das propinas na próxima legislatura

O Bloco de Esquerda vai propor o fim das propinas durante a próxima legislatura, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, que defendeu também o financiamento plurianual para as universidades. “O …

Neto de Moura também processou outros juízes

O juiz Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os juízes do Tribunal de Loures que absolveram um agente da PSP num processo apresentado pelo magistrado em 2012. Após os polémicos acórdãos sobre casos de …

PCP incita Parlamento a condenar ciganofobia do PAN

O grupo parlamentar do PCP apresentou um voto de condenação no Parlamento, que será votado esta sexta-feira, sobre a “atitude discriminatória e xenófoba” de uma representante do PAN para com a comunidade cigana na Moita, …

Computadores da PSP não têm acesso a base de dados de criminosos

Milhares de computadores da PSP estão sem acesso ao Sistema Estratégico de Informações (SEI), que permite controlar e gerir toda a atividade operacional diária da polícia, incluindo registos de ocorrências e identificação de suspeitos. O Jornal …

Os nossos antepassados acasalaram com pelo menos 5 espécies diferentes

A análise genética revelou que os ancestrais dos humanos modernos cruzaram com pelo menos cinco grupos humanos arcaicos diferentes quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia. Embora dois dos grupos arcaicos sejam conhecidos atualmente …

A Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha …

PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira. De …

Desde a saúde ao trabalho, quase 170 diplomas em votação no último dia do Parlamento

Parlamento realiza o seu último dia de votações antes das férias de verão, uma “maratona” para votar 59 projetos de lei, 19 propostas de lei do Governo e 90 projetos e propostas de resolução. O parlamento …