Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração “roubado”

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu nos Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio por negligência.

A 25 de maio de 1968, uma equipa de cirurgiões do hospital Medical College of Virginia, em Richmond, realizou um transplante de coração com sucesso num empresário, tendo sido um dos primeiros a ser feitos no mundo.

De acordo com o site Live Science, o que muitos não sabem é que o coração que salvou este paciente foi retirado de um homem chamado Bruce Tucker, um afro-americano que tinha sido levado para o hospital, no dia anterior, com uma fratura no crânio e um traumatismo cranioencefálico devido a uma queda.

O coração foi removido sem o conhecimento ou permissão da família e o caso só veio à tona depois de o agente funerário responsável pelo corpo ter descoberto que lhe faltava o coração. A atitude dos cirurgiões levou ao primeiro processo civil nos Estados Unidos por homicídio por negligência.

Segundo o mesmo site, embora os pertences pessoais de Tucker incluíssem um cartão com o contacto de um irmão, os funcionários não conseguiram localizar um membro da família. O hospital alegou que o homem não tinha família e, como tinha bebido antes do acidente que o deixara inconsciente, foi classificado como um “paciente de caridade” e marcado como potencial dador de órgãos.

Tucker estava ligado a um ventilador, uma vez que não era capaz de respirar sozinho, e o profissional de saúde que lhe realizou um eletroencefalograma declarou que não havia nenhuma atividade cerebral.

Então, menos de 24 horas depois de ter chegado ao hospital, os cirurgiões consideraram que isso era suficiente para declarar a morte cerebral e, por isso, o ventilador foi desligado, tendo-lhe sido depois removido o coração para o transplante.

O caso foi levado a tribunal em 1972 e a família de Tucker foi representada pelo advogado Lawrence Douglas Wilder que, mais tarde, viria a ser o primeiro afro-americano a ser eleito governador nos EUA (foi governador da Virgínia entre 1990 e 1994).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O artigo é interessante, mas quando diz que foi o primeiro transplante de coração no mundo em 1968 não é verdade, os EUA bem gostam muito de ser os primeiros em todo, mas dessa vez não é bem assim. O primeiro transplante de coração foi feito a 3 Dezembro 1967 na Africa do Sul.

RESPONDER

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …