Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração “roubado”

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu nos Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio por negligência.

A 25 de maio de 1968, uma equipa de cirurgiões do hospital Medical College of Virginia, em Richmond, realizou um transplante de coração com sucesso num empresário, tendo sido um dos primeiros a ser feitos no mundo.

De acordo com o site Live Science, o que muitos não sabem é que o coração que salvou este paciente foi retirado de um homem chamado Bruce Tucker, um afro-americano que tinha sido levado para o hospital, no dia anterior, com uma fratura no crânio e um traumatismo cranioencefálico devido a uma queda.

O coração foi removido sem o conhecimento ou permissão da família e o caso só veio à tona depois de o agente funerário responsável pelo corpo ter descoberto que lhe faltava o coração. A atitude dos cirurgiões levou ao primeiro processo civil nos Estados Unidos por homicídio por negligência.

Segundo o mesmo site, embora os pertences pessoais de Tucker incluíssem um cartão com o contacto de um irmão, os funcionários não conseguiram localizar um membro da família. O hospital alegou que o homem não tinha família e, como tinha bebido antes do acidente que o deixara inconsciente, foi classificado como um “paciente de caridade” e marcado como potencial dador de órgãos.

Tucker estava ligado a um ventilador, uma vez que não era capaz de respirar sozinho, e o profissional de saúde que lhe realizou um eletroencefalograma declarou que não havia nenhuma atividade cerebral.

Então, menos de 24 horas depois de ter chegado ao hospital, os cirurgiões consideraram que isso era suficiente para declarar a morte cerebral e, por isso, o ventilador foi desligado, tendo-lhe sido depois removido o coração para o transplante.

O caso foi levado a tribunal em 1972 e a família de Tucker foi representada pelo advogado Lawrence Douglas Wilder que, mais tarde, viria a ser o primeiro afro-americano a ser eleito governador nos EUA (foi governador da Virgínia entre 1990 e 1994).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O artigo é interessante, mas quando diz que foi o primeiro transplante de coração no mundo em 1968 não é verdade, os EUA bem gostam muito de ser os primeiros em todo, mas dessa vez não é bem assim. O primeiro transplante de coração foi feito a 3 Dezembro 1967 na Africa do Sul.

RESPONDER

Decisões tardias, jogos políticos ou desinformação. Por que razão a República Checa não está a conseguir fugir da pandemia

Numa altura em que vários países da Europa começam a pensar em desconfinar, o oposto acontece na República Checa. O país já ultrapassou as 20 mil mortes e volta a entrar num novo confinamento. Mas …

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …

População prisional reduziu 18% nos últimos quatro anos

A ministra da Justiça salientou hoje que, nos últimos quatro anos, a população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020, o que traduz uma redução de cerca de …

"A rebeldia de João Félix". Imprensa espanhola destaca o temperamento do avançado

João Félix volta a ser o centro das atenções da imprensa desportiva espanhola, depois de na última jornada da La Liga o internacional português celebrar o seu golo com recurso a alguns palavrões em direção …

Debaixo de fogo devido a comparações a Hitler, Amazon altera ícone da sua aplicação

A Amazon mudou o novo logótipo da sua aplicação de smartphone depois de várias vozes críticas terem comparado a imagem ao ditador alemão Adolf Hitler. A gigante do comércio eletrónico lançou o novo ícone em janeiro …

Este ano não vai haver NOS Primavera Sound. Festival regressa em 2022

Após já ter sido adiada de 2020 para 2021, a 9ª edição volta a ser reagendada e já tem novas datas. O NOS Primavera Sound é o primeiro grande festival de verão português a anunciar …