A transformação policial da Irlanda do Norte pode servir de exemplo para os EUA

Nos últimos 20 anos, um esforço público e governamental transformou a polícia da Irlanda do Norte numa organização encarada com alta consideração por quase 90% da população.

Desde a formação do Governo da Irlanda do Norte, em 1921, a polícia atuou em vários conflitos políticos violentos entre uma maioria protestante e uma minoria católica. A partir do final da década de 1960, um movimento católico de direitos civis começou a exigir maior igualdade entre católicos e protestantes.

Depois de 30 anos de conflito, a Irlanda do Norte reformou as suas forças policiais, num processo muito lento, e até doloroso, que levou a cabo grandes mudanças na polícia.

Num artigo publicado no The Conversation, Laura A. Weinstein, professora de História no Queens College, City University of New York, e Donald Beaudette, professor de Ciência Política no Oxford College, consideram que o processo de reforma da polícia na Irlanda do Norte pode servir de exemplo em debates sobre as forças de segurança norte-americanas.

A transformação da polícia da Irlanda do Norte não foi fácil. O objetivo era criar um “serviço policial capaz de atrair e sustentar o apoio da comunidade como um todo” que seria “representativo da sociedade”. Os responsáveis queriam que todas as comunidades vissem “a polícia como a sua polícia“.

Na prática, isso significava recrutar mais católicos para as forças políciais, um processo que foi muito árduo de levar a cabo. Atualmente, grande parte da lacuna está resolvida: quase um terço de todos os agentes são católicos, embora a comunidade católica represente 45% da população da Irlanda do Norte.

Este processo baseou-se no “recrutamento 50-50“, cujo objetivo era substituir os agentes protestantes mais velhos por novos recrutas católicos.

A experiência da Irlanda do Norte revela a importância de uma força policial representativa e pode ser uma arma muito valiosa num esforço mais amplo para combater o racismo policial nos Estados Unidos. O processo para resolver esta divisão racial é muito lento, mas não significa que não valha a pena.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rui Pinto gera discórdia no inquérito ao Novo Banco. PSD levanta dúvidas sobre presença do hacker

No centro da discórdia está Rui Pinto, já que os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre a convocatória do hacker para a comissão de inquérito ao Novo Banco. A sua presença será discutida …

Pesca da sardinha reabre hoje após quase sete meses

A pesca da sardinha reabre hoje, após quase sete meses de interdição, com um limite de 10.000 toneladas que deverá ser revisto em junho. No entanto, num diploma publicado em Diário da República no dia 6 …

Cortes do Estado em contratos levaram ao encerramento de 20 colégios

Desde que o Estado começou a cortar nos contratos com os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo já 20 colégios fecharam portas. Em 2016, o Estado começou a implementar cortes graduais nos contratos de associação com …

Portugal vai ser o país europeu com menor percentagem de população ativa

De acordo com as novas projeções, em 2050, Portugal terá 1,6 pessoas em idade ativa por cada idoso, sendo que atualmente conta com 2,9. As projeções do Eurostat, divulgadas pelo Jornal de Notícias, indicam que em …

"Sentimento anti-Modi." Pandemia deixa primeiro-ministro indiano debaixo de fogo

A segunda vaga de covid-19 na Índia tem alfinetado Narendra Modi. Restam saber quais serão as consequências políticas para o primeiro-ministro indiano. Narendra Modi chegou ao poder em 2014, cheio de promessas de crescimento e prosperidade …

"Um dia feliz". Britânicos voltam em força (e até o calor se antecipou)

Turistas de quase toda a Europa podem, a partir desta segunda-feira, entrar em Portugal, no regresso do turismo internacional. É "um dia feliz" para o turismo nacional, sobretudo devido ao regresso dos britânicos que trazem …

FC Porto avança por Beto e já há valores em cima da mesa

O negócio entre o FC Porto e o Portimonense pelo avançado Beto já estará numa fase bastante avançada. Apesar de os três grandes terem demonstrado grande interesse em Beto, segundo avança o jornal O Jogo, são …

Odemira não é um caso único. Em Santarém, há situações "em tudo semelhantes"

O SEF tem investigado em Santarém situações "em tudo semelhantes às investigadas em Odemira e no Alentejo" por auxílio à imigração ilegal e tráfico de pessoas. Odemira tem estado recentemente no centro de toda a atenção …

No último ato da Liga, há uma luta por uma vaga europeia e uma fuga à despromoção

Vitória de Guimarães, Santa Clara e Famalicão lutam pela derradeira vaga de acesso às competições europeias de futebol da próxima época, numa 34.ª e última jornada marcada também pela ‘fuga’ à despromoção da I Liga …

"O PSD nacional tem de mudar e já", apela Alberto João Jardim

O antigo presidente do Governo Regional da Madeira defendeu num artigo de opinião, publicado esta segunda-feira, que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já" e "não esperar pelos resultados das eleições autárquicas". No artigo …