Tragédia de Hiroshima foi há 78 anos. Como aconteceu?

509th Operations Group / Wikipedia

Nuvem nuclear sobre Hiroshima fotografada a partir do Enola Gay, 6 de agosto de 1945

A cidade de Hiroshima, no Japão, assinala este domingo os 78 anos do lançamento da bomba atómica pelos Estados Unidos. Estima-se que 70 mil pessoas tenham morrido instantaneamente, e 145 mil até ao fim do ano de 1945. Como aconteceu?

A 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos detonaram bombas atómicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, duas pequenas cidades japonesas.

Estes ataques, até hoje a única vez que armas nucleares foram usadas contra populações civis, mudaram a face da guerra e marcaram o início da “era nuclear”.

No verão de 1945, recorda o Live Science, a II Guerra Mundial tinha devastado vários continentes durante seis anos — após a invasão da Polónia pela Alemanha de Hitler, em 1939.

Para um Mundo cansado de morte e destruição, a capitulação da Alemanha, a 8 de maio de 1945, foi recebida com alegria e entusiasmo.

O Japão, no entanto, manteve-se firme na intenção de levar a guerra até ao fim. A sua determinação foi evidente nas batalhas de Iwo Jima e Okinawa — que, em ambos os casos, resultaram em inúmeras baixas para os EUA.

Em junho de 1945, os norte-americanos tinham perdido mais de 12 mil soldados. Os japoneses registavam mais de 90 mil baixas militares — e a perda de cerca de 100 mil civis.

Neste contexto, os líderes militares dos Aliados — entre outros, EUA, Reino Unido, União Soviética e China — desenharam planos para a Operação Downfall, uma invasão em grande escala do Japão para pôr fim à guerra.

No entanto, face ao número estimado de um milhão de mortes entre os aliados — e mais 10 milhões de baixas entre os japoneses, incluindo civis — os militares das forças Aliadas procuraram outra forma de acabar com o conflito.

Encontraram-na no famigerado Projecto Manhattan — que investigava desde 1942 o potencial do urânio, em particular o isótopo urânio-235, para construir uma poderosa bomba nuclear.

Em poucos meses, reuniu-se uma vasta equipa de cientistas norte-americanos, britânicos e europeus, muitos dos quais exilados da Alemanha, Itália e outros países do Eixo fascista, para trabalhar no projecto — antes de que os Alemães o conseguissem primeiro.

Albert Einstein, na altura considerado “um risco de segurança”, foi, curiosamente, afastado do projecto.

Após vários anos de pesquisas desenvolvidas no maior secretismo, o Projecto Manhattan tinha criado duas bombas com isótopos diferentes: urânio-235 e plutónio-239.

A primeira destas bombas, “Little Boy“, usava cerca de 64kg de urânio-235. A bomba era tudo menos pequena: pesava 4,4 toneladas.

A segunda bomba, “Fat Man“, era ainda maior: com cerca de 4,7 toneladas, usava um núcleo de pultónio-239 para criar uma reação nuclear capaz de libertar a energia de 21 mil toneladas de TNT.

A bomba de plutónio foi testada a 16 de julho de 1945, em Alamogordo, no Novo México — data em que o Mundo viu pela primeira vez a detonação de uma bomba nuclear, e que marca o início da Era Atómica.

Em 1945, a pequena cidade de Hiroshima, com 255 mil habitantes, mantinha-se praticamente intocada pela guerra. Era um importante centro de produção de material bélico e a sua base militar tinha 40 mil soldados japoneses estacionados.

A cidade costeira foi escolhida como primeiro alvo de um ataque nuclear dos Aliados.

Ao início da manhã de 6 de agosto de 1945, o Enola Gay, um bombardeiro B-29 da Força Aérea norte-americana, partiu da ilha de Tinian, a cerca de seis horas de distância de Hiroshima. Levava a bordo a “Little Boy”.

Às 8.15 horas, o Enola Gay lançou a sua bomba de urânio sobre Hiroshima.

“Little Boy” explodiu a cerca de 580 metros de altitude sobre a cidade ainda meio adormecida, alheia à catástrofe que sobre si estava prestes a acontecer.

A enorme explosão destruiu instantaneamente a maior parte da cidade e tirou a vida a cerca de 140 mil pessoas. Num raio de 2 km, todos os habitantes morreram, e todos os edifícios ficaram destruídos.

A devastação causada por uma única bomba e o número de vidas perdidas em poucos segundos em Hiroshima deveria ter posto fim ao que restava da II Guerra Mundial. Mas, para grande surpresa dos comandantes militares Aliados, o imperador Hirotito recusou render-se.

Os Aliados decidiram então lançar uma segunda bomba nuclear sobre o Japão. A antiga cidade fortificada de Kokura estava no topo da lista de restantes alvos potenciais das forças Aliadas.

Pouco depois das 4h da manhã de 9 de agosto, três dias depois da detonação em Hiroshima, um segundo bombardeiro B-29, chamado Bockstar, levantou voo de Tinian. A bordo, seguia “Fat Man”.

Mas as condições atmosféricas e a fraca visibilidade pouparam Kokura à destruição. Impossibilitada de largar a sua bomba de plutónio sobre a cidade, a tripulação avançou para o nome seguinte na lista: Nagasaki.

Com um grande porto de mar, a cidade sediava armadores que alimentavam a marinha nipónica e empresas industriais importantes para o esforço de guerra japonês — entre os quais, a Fábrica de Aço e Armamento da Mitsubishi.

Apesar de também Nagasaki estar encoberta pelas nuvens, a tripulação do B-29 encontrou uma aberta — e, pouco depois das 11h da manhã, a segunda e última bomba nuclear alguma vez detonada contra populações civis explodiu sobre a cidade costeira.

A poderosa explosão destruiu imediatamente a maior parte da cidade. Pelo menos 40 mil pessoas perderam a vida instantaneamente, mais 40 mil nos seis meses seguintes.

O terreno montanhoso e o facto de a bomba ter sido largada a quase 3,2 km do alvo previsto pouparam a cidade a uma devastação ainda maior.

A 15 de agosto de 1945, seis dias após Hiroshima, o imperador Hirohito anunciou a rendição incondicional do Japão — pondo assim efectivamente fim à II Guerra Mundial.

Em todo o planeta, milhões de pessoas rejubilaram e festejaram o fim da guerra. Mas no Japão, pouco havia para celebrar.

O número exato de mortes causadas pela detonação das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki permanece indeterminado até hoje.

Mas, entre as mortes causadas diretamente pela explosão das bombas e as resultantes dos efeitos da radiação nuclear que seguidamente cobriu as duas cidades, estima-se que até 246 mil pessoas tenham perdido a vida.

Quando o entusiasmo inicial pelo fim da guerra acalmou, a maior parte dos cientistas envolvidos no Projeto Manhattan manifestou a sua consternação pelo efeito devastador das suas criaturas.

“Tornei-me a Morte, o destruidor de mundos”, disse então J. Robert Oppenheimer, líder da equipa e considerado o “Pai da Bomba Atómica”, num célebre discurso.

Alarmados pelos efeitos catastróficos do uso de armas nucleares, alguns dos cientistas envolvidos no projecto fundaram a Federation of Atomic Scientists, organização não governamental que até hoje luta contra a proliferação nuclear.

Mas, no dia em que passam 78 anos após a detonação de “Little Boy” em Hiroshima, há um número estimado de 12.700 bombas nucleares em todo o mundo.

Estas bombas estão nas mãos de nove países: Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, Paquistão, Índia, Israel e Coreia do Norte. O Irão está a um passo de se juntar à lista.

Cerca de 90% destas bombas são norte-americanas ou russas. E uma guerra nuclear entre estes dois países não se limitaria a destruir algumas cidades.

De acordo com duas simulações diferentes, realizadas por equipas de investigação independentes, uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a Rússia resultaria em mais de 90 milhões de mortos e feridos, só nas primeiras horas do conflito — e mergulharia o mundo num Inverno nuclear durante pelo menos dez anos.

De acordo com os especialistas em assuntos militares, o risco de uma guerra nuclear é baixo, mas não é zero — e a incerteza causada recentemente quer pela invasão da Ucrânia pela Rússia quer pela tensão crescente entre a China e os EUA à volta de Taiwan ameaça criar a maior crise nuclear desde a Guerra Fria.

Como alertou o ano passado o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na Cerimónia Memorial da Paz, em Hiroshima, o mundo encontra-se apenas à distância de um erro de cálculo do Holocausto Nuclear. “A Humanidade está a brincar com uma arma carregada“, salientou Guterres.

Após a detonação da bomba de Hiroshima, os cientistas estimaram que durante 75 anos nenhuma vida poderia brotar na zona atingida pela radiação nuclear. Mas, poucos anos mais tarde, um aloendro floresceu na cidade reconstruida.

O aloendro, tão belo quanto tóxico, tornou-se a flor oficial oficial de Hiroshima, um símbolo da força e esperança dos seus habitantes.

Este domingo, 6 de agosto, Hiroshima assinala os 78 anos do dia fatídico em que “Little Boy” a arrasou — com a esperança provavelmente vã de que os líderes mundiais decidam guardar as bombas nucleares nos seus quintais, e em vez delas se contentem em atirar aloendros uns aos outros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.