Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho “o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos”, recuando 46% devido ao confinamento.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a APCAP — cuja rede dos associados inclui autoestradas e outras vias principais concessionadas no continente, Madeira e Açores — atribui esta queda para quase metade do tráfego médio diário no segundo trimestre de 2020, face ao período homólogo de 2019, às “restrições impostas à circulação dos portugueses não só no período de confinamento, como em vários fins de semana importantes como foi o do período pascal”, devido à pandemia de covid-19.

No segundo trimestre, o número médio de veículos registado na rede foi de 8.800 veículos/dia, o que contrasta com os 16.300 verificados em 2019, o “pior registo” desde que há estatísticas da APCAP deste indicador, ou seja, desde 2006.

Por regiões, as maiores quedas verificaram-se em dois extremos do país: o interior norte (A24) com menos 53%, e a Via do Infante (A22), esta última com uma quebra de 65%, “reflexo também da diminuição de turistas”.

Apesar da redução global de tráfego e receitas, a APCAP diz que os seus associados, responsáveis por um total de 3.580 quilómetros, “mantiveram sempre em funcionamento pleno os sistemas de vigilância, patrulhamento e assistência 24 horas aos utentes, bem como os investimentos na rede, tendo reforçado os meios de prevenção e desinfeção das estruturas de maior contacto físico de clientes e funcionários”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 736 mil mortos e infetou mais de 20,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal morreram 1.761 pessoas das 52.945 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Salário mínimo. Rio fala em "demagogia", Jerónimo exige que Governo cumpra acordo

O líder social-democrata considera que é "demagogia" querer aumentar o salário mínimo nacional. Já o secretário-geral do PCP diz que o Governo se prepara para não cumprir o valor do aumento do salário mínimo que …

Benfica empresta Florentino ao Mónaco

O futebolista português Florentino Luís vai jogar até ao final da temporada no Mónaco, por empréstimo do Benfica, informaram os dois clubes. "O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o Mónaco para …

Semedo permite a chegada de Dest

Há princípio de acordo entre Barcelona e Ajax. Jovem norte-americano também estava nos planos do Bayern Munique. Sergiño Gianni Dest deverá ser a próxima promessa do Ajax a deixar precocemente o plantel holandês. De acordo com …

Cemitério com "silhuetas de areia" fantasmagóricas pode pertencer a antigo reino

Construtores civis em Suffolk, Inglaterra, encontraram 200 sepulturas do século VII, que se acredita terem pertencido a um cemitério do reino anglo-saxão da Ânglia Oriental. A BBC escreve que muitos dos esqueletos ficaram reduzidos a manchas …

Rei da Noruega de 83 anos hospitalizado em Oslo

O rei da Noruega Harald V, de 83 anos, foi internado no principal hospital de Oslo, de acordo com o palácio real norueguês, que não forneceu mais detalhes sobre a saúde do monarca. O palácio real …

Ventura muda alcunha de Ana Gomes (e diz que Costa prefere vê-lo a ele como Presidente)

O líder do Chega, André Ventura, disse, em entrevista à Antena 1, que se ficar atrás de Ana Gomes é porque não fez bem o seu trabalho e que António Costa prefere vê-lo a ele …

Tiquinho Soares manifesta "gratidão" na despedida do FC Porto

O brasileiro Tiquinho Soares mostrou-se hoje "grato" pelas três temporadas e meia em que representou o FC Porto, clube que agora deixa para rumar à China, onde tem sido apontado ao Tianjin Teda. "De todo coração. …

Governo cria área dedicada a doenças respiratórias (e "acelera" rastreios ao cancro)

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou esta quinta-feira que vão ser criadas áreas dedicadas a doenças respiratórias para utentes com o vírus SARS-CoV-2 ou sem o novo coronavírus. “Vão ser criadas áreas dedicadas …

Os chimpanzés também podem sofrer durante toda a vida por ficarem órfãos

À semelhança do Homem, os chimpanzés podem sofrer durante toda a vida por terem perdido os seus progenitores ainda antes de atingirem a idade adulta. Em causa podem estar maiores dificuldades sociais, bem como reprodutoras. A …

"Vergonhoso". Kim Jong-un pede desculpas pelo assassinato de oficial da Coreia do Sul

O líder norte-coreano Kim Jong-un pediu desculpa pelo assassínio de um oficial da Coreia do Sul nas suas águas territoriais, informou esta sexta-feira o gabinete da Presidência em Seul. De acordo com a agência noticiosa da …