O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

(dr) University of Sydney

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da Universidade de Sydney, na Austrália.

A computação quântica é prejudicada pelo número de erros gerados no processo de cálculo. Apesar de poderem ser reduzidos, os erros não podem ser eliminados, o que exige técnicas para os identificar e corrigir.

“No segundo ano de Física, pediram-me para examinar alguns códigos de correção de erros comummente usados ​​para ver se poderíamos melhorá-los. Ao inverter metade dos interruptores quânticos, ou qubits, descobrimos que poderíamos efetivamente duplicar a nossa capacidade de suprimir erros”, contou Pablo Bonilla Ataides em comunicado.

Ben Brown, autor do artigo científico publicado na Nature Communications, explicou ao IFL Science que “é impossível tornar os qubits perfeitos” porque, para isso, precisariam de operar em temperaturas de zero absoluto. Além disso, salientou, “há sempre erros com equipamentos de laboratório”.

O trabalho de Pablo Bonilla Ataides baseou-se no ajuste de alguns códigos de computação para duplicar a capacidade de corrigir erros nas máquinas quânticas que estão atualmente a ser projetadas no setor da tecnologia.

Os resultados da investigação farão parte do arsenal de técnicas de correção de erros da Amazon Web Services (AWS) à medida que desenvolve o seu hardware quântico.

A mudança simples, mas engenhosa no código de correção de erros quânticos chamou a atenção de investigadores do AWS Center for Quantum Computing, em Pasadena, na Califórnia, e dos programas de tecnologia quântica da Yale University e Duke University, nos Estados Unidos.

Erros quânticos

Para as máquinas quânticas funcionarem, os cientistas precisam de produzir um grande número de qubits de alta qualidade. Para isso, precisam de melhorar as máquinas para que sejam menos ruidosas, além de suprimir erros de qubit.

Os erros quânticos podem ocorrer quando o qubit inverte o seu eixo – um fenómeno a que os cientistas chamam de erro X – ou na fase de onda – erro Z. Já o erro Y é a combinação de erros de inversão (X) e de fase (Z).

No seu trabalho, Bonilla realinhou cada segunda parte do código de erro. O código é projetado para funcionar numa rede bidimensional de qubits conectados e é chamado de código de superfície.

Se compararmos o código de superfície a um tabuleiro de xadrez, podemos imaginar que os quadrados pretos foram designados para detetar os erros Z e os quadrados brancos para detetar os erros X.

No entanto, os erros Z são muito mais comuns e, por isso, muito do poder de correção de erros acaba por ser desperdiçado na busca por erros X (menos comuns).

Em vez de fazer com que os “quadrados de xadrez” alternem entre erros ZZZZ para XXXX, o novo código inverte metade dos interruptores quânticos de modo a que cada quadrado procure os dois tipos de erros.

Este novo código é conhecido como código XZZX, refletindo assim o “redesenho” do código de superfície.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mesmo assim, e não havendo cálculos sem erro, qual a utilidade destes supercomputadores? (a não ser o cálculo para o preenchimento do Euromilhões)?

RESPONDER

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …