Trabalhadores da RTP pedem demissão do Provedor

(dr) atelevisao.com

O provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes

O provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes

A Comissão de Trabalhadores da RTP pede, em comunicado, a demissão de Jaime Fernandes, provedor do telespectador da estação pública. 

O programa Voz do Cidadão de 2 de abril estará por detrás desta reação dos funcionários do canal estatal, que exigem a demissão do Provedor do Espectador da RTP, Jaime Fernandes.

No programa surgiram críticas à lentidão da RTP na cobertura dos atentados de Bruxelas e à ausência em antena de António Esteves Martins, correspondente do canal na cidade belga.

Em nenhum momento do programa foi dada voz à direção de informação ou ao jornalista visado, que se encontrava de férias e impedido de regressar à Bélgica devido ao encerramento do espaço aéreo.

CT responsabiliza o Provedor por falta de respeito à “dignidade profissional e pessoal” de quem trabalha na RTP e ao “direito de defesa perante eventuais acusações“.

No mesmo comunicado acrescentam que só 15 dias depois da transmissão do referido programa foi dado um esclarecimento, “em nota de rodapé e sem qualquer pedido de desculpas ao trabalhador“.

Os representantes dos funcionários afirmam que “confirmar a veracidade de uma acusação antes de lhe dar honra de espaço televisivo e permitir a hipótese de defesa não é uma obrigação reservada aos jornalistas – é uma questão de simples decência“.

O locutor, jornalista e realizador de rádio é acusado de, “fruto da sua ausência de diligências para apresentar a verdade aos telespectadores“, ter sido obrigado “a dar o dito por não dito“, o que concluem ter levado à perda de credibilidade junto do público e trabalhadores.

As recentes declarações nas quais o provedor defende que a RTP3 não tinha “grande razão de ser” também causaram reação dos trabalhadores, que recomendam a leitura do Contrato de Concessão do Serviço Público, que estipula a obrigação da emissão de um canal informativo.

Não resta outra saída ao Provedor que não a demissão“, conclui o comuniado da CT.

Autor e apresentador de diversos programas na RDP e na RTP, Jaime Fernandes foi director de Programas na Rádio Comercial entre 1981 e 1993, gestor da RTP1 entre 2000 e 2001 e correspondente da RDP n’A Voz da Alemanha em 1980.

ZAP / Espalha Factos

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Exactamente!
      Mais um palerma sem bom senso e sem qualquer sentido de oportunidade!!
      A RTP3 é muito importante e já deviera estar na TDT há muito tempo para ser acessível a todos os portugueses!

  1. A RTP tendenciosa como está, falta ao respeito aos seus donos (contribuintes) a toda a hora com os debates que apresenta e os comentadores de serviço que antes eram contra a oposição e agora são a favor. Muda o parlamento, muda o governo, muda o presidente mas os verdadeiros BOYS que são os comentadores mantêem-se, esses e quem os contrata se tivessem vergonha DEMITIAM-SE.

  2. Bem os trabalhadores da RTP já agora aproveitavam a onda de indignação e deviam também impor-se contra os aumentos salariais da administração, num momento como o atual e num país como o nosso aumentar salários diretamente provenientes dos impostos e de uma empresa estatal na ordem dos 1000 e dos 2000 euros?!!!! Estamos bem estamos, todos roubam à grande e à francesa, com os “outros” estávamos a corte de despesas, com estes não me parece que os roubos e impunidade de crimes de corrupção, tráfico de influência parem, mas abrir os cordões à bolsa … lá isso eles abrem … para administrações para quem já ganha bem, agora as reformas [esmolas] pra quem realmente precisa … isso aumenta-se só umas migalhas pra calar a boca do povo! BANDALHOS, LADRÕES!

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …