Trabalhadores da RTP pedem demissão do Provedor

(dr) atelevisao.com

O provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes

O provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes

A Comissão de Trabalhadores da RTP pede, em comunicado, a demissão de Jaime Fernandes, provedor do telespectador da estação pública. 

O programa Voz do Cidadão de 2 de abril estará por detrás desta reação dos funcionários do canal estatal, que exigem a demissão do Provedor do Espectador da RTP, Jaime Fernandes.

No programa surgiram críticas à lentidão da RTP na cobertura dos atentados de Bruxelas e à ausência em antena de António Esteves Martins, correspondente do canal na cidade belga.

Em nenhum momento do programa foi dada voz à direção de informação ou ao jornalista visado, que se encontrava de férias e impedido de regressar à Bélgica devido ao encerramento do espaço aéreo.

CT responsabiliza o Provedor por falta de respeito à “dignidade profissional e pessoal” de quem trabalha na RTP e ao “direito de defesa perante eventuais acusações“.

No mesmo comunicado acrescentam que só 15 dias depois da transmissão do referido programa foi dado um esclarecimento, “em nota de rodapé e sem qualquer pedido de desculpas ao trabalhador“.

Os representantes dos funcionários afirmam que “confirmar a veracidade de uma acusação antes de lhe dar honra de espaço televisivo e permitir a hipótese de defesa não é uma obrigação reservada aos jornalistas – é uma questão de simples decência“.

O locutor, jornalista e realizador de rádio é acusado de, “fruto da sua ausência de diligências para apresentar a verdade aos telespectadores“, ter sido obrigado “a dar o dito por não dito“, o que concluem ter levado à perda de credibilidade junto do público e trabalhadores.

As recentes declarações nas quais o provedor defende que a RTP3 não tinha “grande razão de ser” também causaram reação dos trabalhadores, que recomendam a leitura do Contrato de Concessão do Serviço Público, que estipula a obrigação da emissão de um canal informativo.

Não resta outra saída ao Provedor que não a demissão“, conclui o comuniado da CT.

Autor e apresentador de diversos programas na RDP e na RTP, Jaime Fernandes foi director de Programas na Rádio Comercial entre 1981 e 1993, gestor da RTP1 entre 2000 e 2001 e correspondente da RDP n’A Voz da Alemanha em 1980.

ZAP / Espalha Factos

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Exactamente!
      Mais um palerma sem bom senso e sem qualquer sentido de oportunidade!!
      A RTP3 é muito importante e já deviera estar na TDT há muito tempo para ser acessível a todos os portugueses!

  1. A RTP tendenciosa como está, falta ao respeito aos seus donos (contribuintes) a toda a hora com os debates que apresenta e os comentadores de serviço que antes eram contra a oposição e agora são a favor. Muda o parlamento, muda o governo, muda o presidente mas os verdadeiros BOYS que são os comentadores mantêem-se, esses e quem os contrata se tivessem vergonha DEMITIAM-SE.

  2. Bem os trabalhadores da RTP já agora aproveitavam a onda de indignação e deviam também impor-se contra os aumentos salariais da administração, num momento como o atual e num país como o nosso aumentar salários diretamente provenientes dos impostos e de uma empresa estatal na ordem dos 1000 e dos 2000 euros?!!!! Estamos bem estamos, todos roubam à grande e à francesa, com os “outros” estávamos a corte de despesas, com estes não me parece que os roubos e impunidade de crimes de corrupção, tráfico de influência parem, mas abrir os cordões à bolsa … lá isso eles abrem … para administrações para quem já ganha bem, agora as reformas [esmolas] pra quem realmente precisa … isso aumenta-se só umas migalhas pra calar a boca do povo! BANDALHOS, LADRÕES!

RESPONDER

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …

O seu cão pode ficar com ciúmes só de o imaginar a dar festas a outro

Quase quatro em cada cinco donos de cães relatam casos de ciúmes por parte dos seus amigos de quatro patas. E um novo estudo sugere que este comportamento pode ser desencadeado mesmo quando um suposto …

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …