Trabalhadores da RTP pedem demissão do Provedor

(dr) atelevisao.com

O provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes

O provedor do telespectador da RTP, Jaime Fernandes

A Comissão de Trabalhadores da RTP pede, em comunicado, a demissão de Jaime Fernandes, provedor do telespectador da estação pública. 

O programa Voz do Cidadão de 2 de abril estará por detrás desta reação dos funcionários do canal estatal, que exigem a demissão do Provedor do Espectador da RTP, Jaime Fernandes.

No programa surgiram críticas à lentidão da RTP na cobertura dos atentados de Bruxelas e à ausência em antena de António Esteves Martins, correspondente do canal na cidade belga.

Em nenhum momento do programa foi dada voz à direção de informação ou ao jornalista visado, que se encontrava de férias e impedido de regressar à Bélgica devido ao encerramento do espaço aéreo.

CT responsabiliza o Provedor por falta de respeito à “dignidade profissional e pessoal” de quem trabalha na RTP e ao “direito de defesa perante eventuais acusações“.

No mesmo comunicado acrescentam que só 15 dias depois da transmissão do referido programa foi dado um esclarecimento, “em nota de rodapé e sem qualquer pedido de desculpas ao trabalhador“.

Os representantes dos funcionários afirmam que “confirmar a veracidade de uma acusação antes de lhe dar honra de espaço televisivo e permitir a hipótese de defesa não é uma obrigação reservada aos jornalistas – é uma questão de simples decência“.

O locutor, jornalista e realizador de rádio é acusado de, “fruto da sua ausência de diligências para apresentar a verdade aos telespectadores“, ter sido obrigado “a dar o dito por não dito“, o que concluem ter levado à perda de credibilidade junto do público e trabalhadores.

As recentes declarações nas quais o provedor defende que a RTP3 não tinha “grande razão de ser” também causaram reação dos trabalhadores, que recomendam a leitura do Contrato de Concessão do Serviço Público, que estipula a obrigação da emissão de um canal informativo.

Não resta outra saída ao Provedor que não a demissão“, conclui o comuniado da CT.

Autor e apresentador de diversos programas na RDP e na RTP, Jaime Fernandes foi director de Programas na Rádio Comercial entre 1981 e 1993, gestor da RTP1 entre 2000 e 2001 e correspondente da RDP n’A Voz da Alemanha em 1980.

ZAP / Espalha Factos

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Exactamente!
      Mais um palerma sem bom senso e sem qualquer sentido de oportunidade!!
      A RTP3 é muito importante e já deviera estar na TDT há muito tempo para ser acessível a todos os portugueses!

  1. A RTP tendenciosa como está, falta ao respeito aos seus donos (contribuintes) a toda a hora com os debates que apresenta e os comentadores de serviço que antes eram contra a oposição e agora são a favor. Muda o parlamento, muda o governo, muda o presidente mas os verdadeiros BOYS que são os comentadores mantêem-se, esses e quem os contrata se tivessem vergonha DEMITIAM-SE.

  2. Bem os trabalhadores da RTP já agora aproveitavam a onda de indignação e deviam também impor-se contra os aumentos salariais da administração, num momento como o atual e num país como o nosso aumentar salários diretamente provenientes dos impostos e de uma empresa estatal na ordem dos 1000 e dos 2000 euros?!!!! Estamos bem estamos, todos roubam à grande e à francesa, com os “outros” estávamos a corte de despesas, com estes não me parece que os roubos e impunidade de crimes de corrupção, tráfico de influência parem, mas abrir os cordões à bolsa … lá isso eles abrem … para administrações para quem já ganha bem, agora as reformas [esmolas] pra quem realmente precisa … isso aumenta-se só umas migalhas pra calar a boca do povo! BANDALHOS, LADRÕES!

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …