A torre inclinada de Dallas sobrevive a tudo (até explosivos)

No dia 16 de fevereiro, a empresa Lloyd D. Nabors Demolition tentou demolir de forma controlada um prédio de 11 andares, mas não teve sucesso. Uma parte da estrutura do edifício permaneceu em pé.

Nesse dia, houve uma série de explosões causadas por mais de 130 quilos de dinamite, que causaram um colapso parcial da construção em questão de segundos, causando uma grande fumarada ao redor. No entanto, parte do edifício permaneceu em pé.

Posteriormente, uma escavadora tentou terminar o trabalho, mas também não conseguiu.

A empresa responsável pela demolição garantiu, em declarações ao Dallas News, que os restos que ainda se erguem da estrutura não representam uma ameaça para pedestres ou prédios próximos e prometeu que terminarão a tarefa com a ajuda de uma bola de demolição.

A empresa optou por usar um método mais lento, mas “seguro e eficaz”: um guindaste e uma bola de demolição de aproximadamente 2.540 quilos. Depois de estes instrumentos reduzirem o tamanho do bloco, uma escavadora equipada com um martelo hidráulico concluirá o trabalho, disse Lloyd D. Nabors em comunicado divulgado pela AP.

O terreno atualmente ocupado pelo edifício será utilizado para a construção de um projeto que incluirá escritórios, residências e hotel, restaurante, bar e áreas de lazer.

Enquanto as equipas trabalham na tarefa de demolição – que pode demorar “vários dias ou semanas” – a construção tornou-se uma atração turística. Morados e estranhos posam nas proximidades, fingindo apoiar o edifício, assim como aqueles que visitam a famosa torre inclinada de Pisa, em Itália.

Aliás, alguns moradores batizaram o prédio como “a torre inclinada de Dallas“.

No portal Change.org, há já uma petição para “salvar este marco da destruição” e fazer com que a Unesco o declare Património da Humanidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …