A torre inclinada de Dallas sobrevive a tudo (até explosivos)

No dia 16 de fevereiro, a empresa Lloyd D. Nabors Demolition tentou demolir de forma controlada um prédio de 11 andares, mas não teve sucesso. Uma parte da estrutura do edifício permaneceu em pé.

Nesse dia, houve uma série de explosões causadas por mais de 130 quilos de dinamite, que causaram um colapso parcial da construção em questão de segundos, causando uma grande fumarada ao redor. No entanto, parte do edifício permaneceu em pé.

Posteriormente, uma escavadora tentou terminar o trabalho, mas também não conseguiu.



A empresa responsável pela demolição garantiu, em declarações ao Dallas News, que os restos que ainda se erguem da estrutura não representam uma ameaça para pedestres ou prédios próximos e prometeu que terminarão a tarefa com a ajuda de uma bola de demolição.

A empresa optou por usar um método mais lento, mas “seguro e eficaz”: um guindaste e uma bola de demolição de aproximadamente 2.540 quilos. Depois de estes instrumentos reduzirem o tamanho do bloco, uma escavadora equipada com um martelo hidráulico concluirá o trabalho, disse Lloyd D. Nabors em comunicado divulgado pela AP.

O terreno atualmente ocupado pelo edifício será utilizado para a construção de um projeto que incluirá escritórios, residências e hotel, restaurante, bar e áreas de lazer.

Enquanto as equipas trabalham na tarefa de demolição – que pode demorar “vários dias ou semanas” – a construção tornou-se uma atração turística. Morados e estranhos posam nas proximidades, fingindo apoiar o edifício, assim como aqueles que visitam a famosa torre inclinada de Pisa, em Itália.

Aliás, alguns moradores batizaram o prédio como “a torre inclinada de Dallas“.

No portal Change.org, há já uma petição para “salvar este marco da destruição” e fazer com que a Unesco o declare Património da Humanidade.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Físicos chegam muito perto do zero absoluto (e batem recorde de temperatura mais fria já produzida)

Uma equipa de físicos conseguiu atingir um novo recorde de temperatura negativa, a mais fria alguma vez registada num laboratório. A maioria das teorias indica que a temperatura mais fria que pode existir é 0 Kelvin …

O remanescente da supernova Tycho

NASA converte cadáver de uma estrela em música

O Espaço é muito silencioso, mas um projeto que une o Observatório de raios-X Chandra e um programa de aprendizagem da NASA quer "dar música" à interpretação dos dados de fontes cósmicas. Em 1572, o astrónomo …

O chef sírio Imad Alarnab

Imad fugiu da Síria há seis anos. Agora, tem um restaurante de sucesso em Londres

O chef sírio Imad Alarnab deixou a Síria há seis anos, onde tinha vários restaurantes, rumo a Inglaterra. Não desistiu dos seus sonhos e agora tem um novo projeto no agitado Soho, no centro de …

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …