Toronto luta para preservar árvore mais antiga do que o Canadá

Em Toronto, no Canadá, luta-se para preservar um majestoso Carvalho Vermelho Americano com cerca de 300 anos. Mas os esforços foram complicados pela pandemia de covid-19.

De acordo com o site Science Alert, este imponente Carvalho Vermelho Americano (Quercus rubra), com 24 metros de altura, é uma das árvores mais antigas do Canadá, tendo germinado há cerca de 300 anos.

A árvore encontra-se, atualmente, no jardim de uma casa no bairro residencial de North York, em Toronto, sendo que, nos últimos anos, o novo proprietário tem expressado algumas preocupações. O canadiano teme não conseguir pagar a manutenção que esta precisa e receia que as suas raízes comecem a quebrar a fundação da casa.

Além disso, os vizinhos também temem que este espécime possa vir a ser danificado por ventos fortes ou seja abatido por uma tempestade.

Por isso, para proteger a árvore e torná-la acessível a todos os moradores da cidade, o conselho municipal de Toronto decidiu, em 2018, comprar a propriedade, demolir a casa e transformar o local num pequeno parque público.

No ano passado, conta o mesmo site, o proprietário e a autarquia chegaram a acordo para a compra e venda do terreno. No entanto, o negócio ainda não está fechado porque o município está dependente de doações privadas para cobrir metade do valor.

A angariação de fundos começou, em dezembro de 2019, com o objetivo de arrecadar 430 mil dólares canadianos, cerca de 276 mil euros, até ao final deste ano. Depois de um começo promissor, as contribuições diminuíram durante a pandemia de covid-19.

Em julho, tinham sido arrecadados apenas 125 mil dólares canadianos (80 mil euros), ou seja, quase 30% da meta inicial. Se o objetivo não for alcançado até ao fim de 2020, o dinheiro amealhado será usado para plantar outras árvores pela cidade, mas o futuro deste carvalho histórico continuará em dúvida.

No ano passado, a cidade inaugurou uma placa em sua homenagem, a primeira a ser feita para uma única árvore naquela que é a maior metrópole do país. E com razão. Afinal, estima-se que este carvalho tenha absorvido e armazenado mais de 11 toneladas de carbono da atmosfera.

Os especialistas dizem que, com cuidado e nas condições certas, a árvore poderá viver durante 200 anos ou mais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu pensava que só nos países pobres é que seria preciso estender a mão à caridade para resolver assuntos de interesse nacional! Não consta que o estado canadiano seja indigente a ponto de estar dependente de um peditório para salvar uma única árvore! Ainda se fosse uma floresta!! A não ser que seja por causa da covid!!!!!!

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …