Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época e logo com um bis.

O médio luso marcou dois golos, fez uma assistência e terminou com o quarto rating mais elevado da época. Jonas bisou e já leva 18 golos na Liga, numa partida de sentido único que permitiu a Rui Vitória gerir o plantel e promover uma estreia absoluta.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque de partida com domínio benfiquista na posse de bola, 73% nos primeiros dez minutos, mas dificuldades em atacar. As “águias” registavam apenas um remate, enquanto o Tondela, nas suas rápidas transições, somava dois. Porém, não havia disparos enquadrados nesta fase.
  • O jogo era de sentido único e, aos 17 minutos, os “encarnados” chegaram ao 1-0. André Almeida cruzou da direita e Pizzi, ao segundo poste, controlou a bola e finalizou sem oposição. Foi o quinto remate do Benfica, segundo enquadrado – desde os dez minutos até ao tento, os campeões nacionais dispararam quatro vezes.
  • Apenas o Benfica registava pontapés de canto por volta dos 25 minutos, três. Registo positivo para as poucas faltas cometidas, uma por parte do Tondela, duas pelo Benfica, num jogo entre duas equipas preocupadas apenas em jogar. Até que aos 26 minutos surgiu o 2-0.
  • Em mais uma jogada de envolvimento benfiquista, Álex Grimaldo centrou da esquerda e Salvio, na grande área, marcou de cabeça. Este foi o sexto golo do argentino na presente Liga NOS.
  • “Tridente” benfiquista em bom plano nos primeiros 35 minutos: Salvio 6.5, com um golo em dois remates; Grimaldo 6.4, com uma assistência em três passes para finalização; Pizzi 6.3, com um golo e o máximo de interacções com bola, 46.
  • Esta era a noite de Pizzi. Já nos descontos da primeira parte, e na sequência de mais uma bela jogada colectiva, Jonas serviu o médio com um passe picado para as costas da defesa beirã e Pizzi “fuzilou” Cláudio Ramos para o 3-0.
  • Vantagem ampla do Benfica ao intervalo, reflexo do que se passou em campo. A primeira parte foi de sentido único, com duas equipas preocupadas apenas em jogar futebol (somente sete faltas). Os “encarnados” dominaram claramente, com 74% de posse, nove remates, quatro enquadrados e três golos. Isto para além de 86% de eficácia de passe.
  • O melhor era, inevitavelmente, Pizzi, com um GoalPoint Rating de 8.1. Pelos dois golos que marcou, em dois remates (ambos enquadrados), mas também pelos três passes para finalização e as 68 acções com bola, o máximo do jogo.
  • Boa reacção do Tondela no segundo tempo, com bastante mais bola nos primeiros 15 minutos após o descanso (40%) do que na primeira parte. Mas aos 60 minutos, no primeiro remate do segundo tempo, e após um canto da direita, Grimaldo centrou e Jonas concluiu de primeira. Foi o primeiro golo do brasileiro no jogo (17º na Liga), a segunda assistência do espanhol.
  • Excelente o jogo de Jardel a nível defensivo, com cinco intercepções e sete duelos aéreos ganhos dos nove em que participou até aos 70 minutos. Fejsa, por seu turno, saiu aos 68 minutos com 95% de passes certos, cinco desarmes e nove recuperações de posse.
  • Aos 75 minutos, Heliardo isolou-se pela esquerda, rematou para defesa de Bruno Varela, mas a bola sobrou para Tyler Boyd e este, sem oposição, reduziu para os homens da casa. Foi o terceiro remate dos tondelenses no segundo tempo, segundo enquadrado, num lance de contra-ataque puro.
  • Mas na resposta, aos 78 minutos, Jonas bisou, a passe de Pizzi. O médio confirmava-se como a grande figura do desafio. Foi ao 13º disparo dos homens da Luz na partida, sexto enquadrado, numa altura em que registava 65% de posse na segunda parte.
  • Nota para a estreia absoluta de Keaton Parks na equipa do Benfica, que entrou para o lugar de André Almeida aos 84 minutos.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Pizzi. O médio do Benfica usufruiu de espaços como poucas vezes teve esta temporada, e aproveitou esse facto para rubricar uma exibição de grande nível, que lhe garantiu um GoalPoint Rating de 9.2, o quarto mais elevado da Liga NOS até ao momento.

Pizzi bisou, fez uma assistência em cinco passes para finalização, teve sucesso em dois de três cruzamentos, nas duas tentativas de drible, e registou 125 acções com bola, o máximo do jogo e o registo mais alto nas 15 primeira jornadas da Liga NOS. Fez ainda 107 passes, 92 deles certos, e colocou a bola 11 vezes na área contrária.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/942513732621565959

Jogadores em foco

  • Jonas 7.2 – O brasileiro bisou e chegou aos 18 golos na Liga NOS em 15 jornadas. Demorou a carburar, pois só marcou na segunda parte, mas a tempo de registar o terceiro melhor rating, graças igualmente a cinco remates (dois enquadrados).
  • Eduardo Salvio 8.2 – Grande jogo do argentino. Fez um golo em dois remates, uma assistência em dois passes para finalização, teve sucesso em duas de sete tentativas de drible, registou uma eficácia de passe de 91% e terminou a partida a defesa-direito.
  • Álex Grimaldo 6.8 – O lateral espanhol está aos poucos a subir de forma, e este foi o jogo ideal para mostrar qualidades, em especial a atacar. Na frente, fez quatro passes para finalização e dois deles acabaram mesmo por ser assistências para golo. Teve ainda sucesso em duas das quatro tentativas de drible e foi o segundo jogador com mais acções com bola, 97.
  • André Almeida 5.9 – O lateral está longe de ser um virtuoso, mas voltou a cumprir. Ainda na primeira parte fez a assistência para o 1-0, e no final registou um total de três passes para finalização. Teve pouco trabalho defensivo.
  • Tyler Boyd 5.8 – O neozelandês foi o melhor do Tondela, apesar de ter jogado apenas os últimos 23 minutos. O golo que marcou foi o ponto alto da exibição.

Resumo

  // GoalPoint

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …