Tomou posse Reuven Rivlin, o presidente do “Grande Israel”

Itzike / Flickr

Reuven Rivlin, novo presidente de Israel

Reuven Rivlin, novo presidente de Israel

O novo presidente de Israel, Reuven Rivlin, que sucede ao veterano Shimon Peres, prestou juramento esta quinta-feira no parlamento de Jerusalém durante uma cerimónia sem aparato devido à guerra que decorre em Gaza.

“Em vosso nome e sob a vossa autoridade, assumo a partir deste momento a função de 10º presidente do Estado de Israel”, declarou Reuven Rivlin, eleito em 10 de junho, perante o governo e os deputados israelitas, após ter prestado juramento com a mão sobre o Antigo Testamento.

Rivlin, 74 anos, definido como um “falcão” da direita radical israelita, foi membro do partido Likud do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, e ocupou a presidência do parlamento.

Nunca escondeu a sua visão de um Grande Israel, e que inclui todo o território entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo, para além da sua firme oposição à criação de um Estado palestiniano e a uma defesa intransigente dos colonatos judaicos nos territórios ocupados.

Durante as suas funções de presidente do parlamento, também assentou a sua reputação na defesa da democracia, que implicou manifestações de apoio de setores mais à esquerda e da minoria árabe israelita.

“Rivlin não será visto como o presidente do Estado de Israel, mas o presidente do Grande Israel“, considerou o comentador Ari Shavit no diário de centro-esquerda Haaretz, numa referência a um posto com poderes quase exclusivamente protocolares.

“Vai aproveitar-se da instituição presidencial para avançar com o projeto de colonatos na Cisjordânia, que defende com intransigência, e a solução de um Estado, em que acredita”, acrescentou o colunista, citado pela agência noticiosa AFP.

Antigo membro dos serviços secretos militares, considerou em 2010 que preferia “aceitar os palestinianos como cidadãos israelitas que um Israel e a Cisjordânia dividida em dois Estados numa futura solução de paz”.

Em 2005 também se opôs à retirada dos colonos e das tropas israelitas da Faixa de Gaza, então decidida pelo governo do Likud dirigido por Ariel Sharon.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …