Tomou posse Reuven Rivlin, o presidente do “Grande Israel”

Itzike / Flickr

Reuven Rivlin, novo presidente de Israel

Reuven Rivlin, novo presidente de Israel

O novo presidente de Israel, Reuven Rivlin, que sucede ao veterano Shimon Peres, prestou juramento esta quinta-feira no parlamento de Jerusalém durante uma cerimónia sem aparato devido à guerra que decorre em Gaza.

“Em vosso nome e sob a vossa autoridade, assumo a partir deste momento a função de 10º presidente do Estado de Israel”, declarou Reuven Rivlin, eleito em 10 de junho, perante o governo e os deputados israelitas, após ter prestado juramento com a mão sobre o Antigo Testamento.

Rivlin, 74 anos, definido como um “falcão” da direita radical israelita, foi membro do partido Likud do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, e ocupou a presidência do parlamento.

Nunca escondeu a sua visão de um Grande Israel, e que inclui todo o território entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo, para além da sua firme oposição à criação de um Estado palestiniano e a uma defesa intransigente dos colonatos judaicos nos territórios ocupados.

Durante as suas funções de presidente do parlamento, também assentou a sua reputação na defesa da democracia, que implicou manifestações de apoio de setores mais à esquerda e da minoria árabe israelita.

“Rivlin não será visto como o presidente do Estado de Israel, mas o presidente do Grande Israel“, considerou o comentador Ari Shavit no diário de centro-esquerda Haaretz, numa referência a um posto com poderes quase exclusivamente protocolares.

“Vai aproveitar-se da instituição presidencial para avançar com o projeto de colonatos na Cisjordânia, que defende com intransigência, e a solução de um Estado, em que acredita”, acrescentou o colunista, citado pela agência noticiosa AFP.

Antigo membro dos serviços secretos militares, considerou em 2010 que preferia “aceitar os palestinianos como cidadãos israelitas que um Israel e a Cisjordânia dividida em dois Estados numa futura solução de paz”.

Em 2005 também se opôs à retirada dos colonos e das tropas israelitas da Faixa de Gaza, então decidida pelo governo do Likud dirigido por Ariel Sharon.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …