Não tomar o pequeno-almoço associado a notas mais baixas nos exames

Tomar o pequeno-almoço pode ser um fator importante para conseguir um maior sucesso escolar. Evitar esta refeição está associado a notas mais fracas nos exames.

Um estudo realizado por investigadores britânicos encontrou uma associação entre não tomar o pequeno-almoço e ter notas mais baixas no GSCE. O General Certificate of Secondary Education (GCSE) são o equivalente do Reino Unido aos exames nacionais do secundário em Portugal.

Os cientistas da Universidade de Leeds notaram que os alunos de secundário que raramente tomavam o pequeno-almoço em dia de aulas tiveram piores notas nos exames. Pelo contrário, os alunos que tomavam aquela que se considera ser a refeição mais importante do dia, tiveram melhores notas no GSCE.

As notas do GSCE vão de “A” a “G”, sendo “A” a nota mais alta e “G” a mais baixa. Ao analisarem os resultados dos exames, os investigadores notaram que quem raramente tomava o pequeno-almoço tinha notas dois níveis abaixo dos outros alunos. O estudo foi publicado esta quarta-feira na revista científica Frontiers in Public Health.

“O nosso estudo sugere que os alunos do ensino secundário estão em desvantagem se não estiverem a tomar esta refeição matinal para alimentar o cérebro para o início do dia escolar”, notou a autora do estudo, Katie Adolphus, citada pelo Tech Explorist.

Além disso, a investigadora garante que este novo estudo sugere que má nutrição está associada a piores resultados académicos. Quer seja por opção ou por más condições financeiras, os alunos que não tomem o pequeno-almoço podem estar a sair prejudicados na sua aprendizagem.

Os cientistas alertam, então, para a necessidade de alargar o programa de pequeno-almoço grátis nas escolas, para dar resposta às crianças que querem comer, mas que não têm condições em casa para o fazer.

“A educação é crucial para o sucesso na vida futura de uma criança e para escapar à pobreza, portanto, garantir que todas as crianças tenham acesso a um começo saudável do dia deve ser uma prioridade”, declarou Alex Cunningham, CEO da organização Magic Breakfast, que oferece pequenos-almoços grátis a crianças nas escolas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …