Milhões de pessoas tomam uma aspirina todos os dias pelas razões erradas

Os resultados de um novo estudo mostram que a maioria das pessoas estão a tomar uma aspirina todos os dias quando não precisam de o fazer (e provavelmente não o deviam fazer).

Com base nos números mais recentes, disponibilizados pela Pesquisa Nacional de Saúde de 2027, os investigadores analisaram uma amostra de 14 mil norte-americanos com mais de 40 anos, escreve o Science Alert.

De seguida, escalando as descobertas para toda a população, o estudo estimou que aproximadamente 29 milhões de pessoas com 40 anos ou mais tomam uma aspirina diária sem terem nenhuma doença cardíaca e, deste total, 6,6 milhões fazem-no sem recomendação do seu médico.

Além disso, outros dez milhões com mais de 70 anos sem nenhum problema cardíaco também continuam a tomar este medicamento todos os dias, mostra o estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine.

“Muitos pacientes estão confusos sobre isto. Esperamos que os médicos deem mais atenção e conversem com os seus pacientes sobre o uso da aspirina, bem como mais pacientes ganhem consciência sobre isto com os seus médicos”, diz o médico e autor do estudo, Colin O’Brien, da Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), em Boston, à Associated Press, citado pelo .

No início deste ano, um estudo que analisou 164 mil pessoas sem doenças cardíacas mostrou um risco absoluto de 0,38% menor de ataques cardíacos, derrames ou morte por eventos cardiovasculares com base na ingestão diária da aspirina. Ao mesmo tempo, os dados mostraram um risco absoluto de 0,47% maior de sangramento interno grave.

Outros estudos chegaram a conclusões semelhantes, isto é, que a ingestão da aspirina todos os dias não é assim tão benéfica, especialmente quando as pessoas envelhecem.

“Embora as diretrizes da American Heart Association e da American College of Cardiology recomendassem a aspirina apenas em pessoas sem risco elevado de sangramento, as diretrizes de 2019 são agora explicitamente contra o uso da aspirina entre pessoas com mais de 70 anos que não têm doenças cardíacas ou AVC”, alerta a médica, também do BIDMC, Christina C. Wee.

Além disso, as duas associações consideram que a melhor forma de nos precavermos contra eventual problemas de coração são manter um estilo de vida saudável, sobretudo no que toca à alimentação e ao exercício físico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abstenção do PCP no OE serve para "evitar" crescimento das forças "antidemocráticas", diz João Oliveira

O líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, indiciou que a "arrumação" da direita, com o aparecimento do Chega e da Iniciativa Liberal (IL), pesou na definição da estratégia política do PCP, embora não "condicione" o partido. Na …

"Bolhas domésticas" e celebrações online. As sugestões de Bruxelas para o Natal

A Comissão Europeia pediu esta quarta-feira aos países da União Europeia (UE) para definirem “critérios claros” relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar “bolhas domésticas” para passar as festividades …

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …