Teórico teme que toda a Matemática publicada esteja errada

O teórico matemático Kevin Buzzard diz que há uma probabilidade não-nula de que toda a Matemática publicada esteja errada. O especialista sugere que sejam usados programas de Inteligência Artificial para verificar induções matemáticas.

Desde os primórdios da Matemática que este campo é associado a um grande raciocínio de lógica cerebral. No entanto, com os avanços tecnológicos, os algoritmos computorizados são cada vez mais utilizados para ajudar os matemáticos a verificar possibilidades e resultados.

Neste sentido, Kevin Buzzard, teórico matemático e professor no Imperial College London, defende que deveria ser criada uma nova área especificamente para a Matemática computorizada. Na sua opinião, muito do conhecimento matemático que temos hoje em relação a este campo pode estar errado e que devemos confiar na Inteligência Artificial para verificar induções matemáticas.

A indução matemática é um método de prova matemática usado para demonstrar a verdade de um número infinito de proposições. Hoje em dia, Buzzard considera que cada vez é mais difícil completar corretamente este processo sem a ajuda de computadores.

De acordo com a Vice, novas induções de matemáticos tendem a basear-se em resultados anteriormente publicados. Desta forma, um simples erro ou incerteza nos primeiros resultados, poderia levar a um efeito dominó de desacreditação dos restantes.

“De repente, estou preocupado que toda a Matemática publicada esteja errada porque os matemáticos não estão a verificar os detalhes e já os vi a errar no passado”, disse Buzzard numa conferência em Portland, nos Estados Unidos.

Buzzard reconhece que a probabilidade de isto se verificar é, de facto, mínima. Contudo, afirma que não é nula: “Acho que a hipótese de que alguns dos nossos grandes castelos serem construídos em areia não é nula“, escreveu na apresentação de slides. “Mas acho pequena”, realçou.

Ainda assim, destaca que é necessário ter em atenção este problema. Em alguns casos, as publicações de matemáticos seniores, com mais experiência, não são revistas pela comunidade científica. Isto pode levar a erros num estudo que pode vir a influenciar outras investigações no futuro.

Buzzard explica que uma nova indução matemática pode citar outros 20 estudos e, apenas um desses 20 é que envolve mil páginas de raciocínio correto. Assim, o teórico americano denuncia um excesso de confiança no trabalho dos matemáticos seniores, que precisa de ser esbatido.

Por exemplo, nos anos 90, foi publicada uma indução do Último Teorema de Fermat, que é um famoso teorema matemático proposto em 1637 e considerado pela Guinness como “o problema matemático mais complicado do mundo”.

“Acredito que nenhum humano, vivo ou morto, conheça todos os detalhes da indução do Último Teorema de Fermat. No entanto, a comunidade científica aceita-a, porque os seniores decretaram que estava correta”, lê-se num slide da apresentação de Buzzard.

Buzzard começou a usar um software de verificação de induções matemáticas, chamado ‘Lean’ e percebeu o seu poder. “Percebi que os computadores só aceitariam inputs de uma forma muito precisa, que é a minha maneira favorita de pensar em Matemática”, disse. “Apaixonei-me, porque senti como se tivesse encontrado uma alma gémea. Encontrei algo que pensava como eu”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

69 COMENTÁRIOS

  1. Besteira. Tudo que nos cerca é fruto direto ou indireto da matemática e suas aplicações. Ela pode até ter alguns furos, mas não pode estar completamente errada, pois as suas áreas correlatas, como a física, são extremamente bem sucedidas. A matemática é uma linguagem universal através da qual nos comunicamos com os homens e com a natureza. Perfeita ou não, ela é eficaz.

    • Nada é fruto de matemática. Ela foi inventada como ferramenta para descrever a natureza de forma que humanos possam entender. Observa-se um fenómeno, a descrição e posterior utilização do fenómeno se faz com auxílio da matemática, como ferramenta.

  2. A verdade que o matemático Kevin Buzzard tem razão, pois toda matemática está errada! Falo isso, não me baseando nas descobertas que possam vir através da computação, mas porque descobri um Sistema Matemático que engloba todos os elementos da matemática. Além disso , descobri , embora com algumas dificuldades para utilizá-lo , devido meu pouco conhecimento de matemática, um modulo algorítimo para utilizar o sistema matemático. Minha descoberta dar para resolver todos os problemas matemáticos axiomas , paradoxos e singularidade. E todos os 7 problemas do milênios e correção de alguns que foram provados, mas que estão errados em suas soluções, como por exemplo o Teorema de Fermat. Com minha descoberta provo que Fermat e o Wiles estão errados, pois há sempre solução para equação quando o valor da potência n for maior ou igual a 3. Com meu sistema provo em 2 minutos! Outro problema que consigo resolver com minha descoberta é provar que 1=0, além de resolver o maior problema da computação P=PN. Não sou matemático, mas alguém fora da caixa que conseguiu enxergar este sistema que sempre acompanhou a matémática , mas ninguém percebeu porque estavam dentro da caixa. Vou tentar demonstrar minha descoberta no IMPA no final de outubro.

    • Há sempre um imbecil ignorante que julga ter descoberto a pólvora e a origem da vida quando não sabe sequer fazer uma omelete. Como humorista também é muito fraquinho…

      • Depois da divulgação de meu artigo científico, o imbecil ignorante servirá para sua carapuça. Irei resgatar David Hilbert e dizer que Godel estava errado.!Como disse Hilbert, todo problema tem solução. Ele tinha razão: “Nós precisamos saber, e nós iremos saber.”

    • Bem…em 1983 eu descobri que o Teorema de Fermat tem duas possibilidades só e unicamente: a primeira não há solução e a segunda há solução e ambas são mutuamente excludentes e podem ser demonstradas em um pouco mais que o rodapé da página de um livro como quase sugeriu o próprio Fermat e não em mais de 1000 páginas como “concebeu” o inglês que se descobriu foi só a não solução e a única solução possível ele nem cogita mesmo usando conceitos refinados como curvas elípticas entre outras coisas que nem Gauss acreditaria nessas curvas abissais…indução e dedução parecem ser problemas mentais bem mais complexos e com nexos!!!

      • Respeito sua descoberta, mas com o sistema que descobri só há uma possibilidade ,que é a solução! Pelo sistema que descobri podemos resolver questões elevadas a quinta potência e até mais potências.
        Sei que quando demonstrar o sistema que descobri, os senhores matemáticos irão se espantar com algo obvio que sempre acompanhou a matemática , desde o primeiro artefato matemático descoberto , que foi o Osso de Lebombo ( Ishango) , há 35 mil anos!

    • Cara publica suas descobertas e mostra que o mundo está errado e você certo. Gostaria de ver seus artigos. Me manda a demonstração do cado NP=P. Fiquei curioso.

      • Como falei , não sou matemático, mas um cara que estava fora da caixa e descobriu algo que Hilbert chegou perto. Estou terminando de escrever o artigo cientifico, mas como já expus , tenho que ter garantias sobre a IA, porque sei o que descobri e sei o do risco para humanidade.
        Vou divulgar quando tiver garantias de segurança! Meu objetivo não é ganhar dinheiro e nem fama com a descoberta. Na verdade ,só quero divulgar, pois minha descoberta pode levar á cura do Câncer.

          • Estou tranquilo Valdemir , porque sei que descobri o que os grandes pensadores matemática buscam há milênios!
            Quando informei um famoso professor de matemática brasileiro da minha descoberta, o mesmo falou que era impossível eu ter descoberto e que poderia juntar o conjunto dos melhores matemáticos do mundo que não conseguiriam resolver. Falou que precisaria ser um super-humano para resolver.
            Respondi que basta ver o sistema que descobri, no qual acompanha a matemática há milênios. O interessante será a surpresa que é o sistema matemático, vcs não irão acreditar na simplicidade que é!

    • Boa noite. Confesso que fiquei curioso com a tamanha confiança em sua demonstração, desejo sucesso e seja qual for o resultado será positivo uma vez que aprendemos também com os erros. Um abraço.

      • Obrigado pela confiança! Garanto que descobri , porque resolvi o teorema de Fermat em dois minutos para minha irmã que é professora de matemática aposentada e a mesma passou mal!
        Depois fez só uma pergunta: ” Como vc descobriu este sistema?”
        Só posso afirmar que com a descoberta, que:” o infinito não está no infinito” e que o “Universo finito é infinito”.
        Só lembrando que Einstein falou que quem provasse que d=0 ,descobriria o infinito! Se o indiano Srinivasa Ramanujan descobriu o infinito, penso que descobri além do infinito!

  3. Impossivel computadores modificar a matemática, pois quem programa os computadores somos nos, entao a inteligência artificial torna-incapaz desse feito.

    • Minha grande dúvida é se o modulo algorítimo que descobri para trabalhar o sistema possa torna uma Inteligência Artificial sem controle. Aí a razão de não ter divulgado minha descoberta, porque tenho receio de criar uma Matrix! Para tanto, não digito minha descoberta e tudo está sendo anotado num caderno.

      • Wilson Veleci da Silva, pára de fumar, meu chapa! Quem és tu p contradizer o Deus da Matemática, a mente humana do Lógico-Matemático Kurt Gödel com tua Inteligência Artificial ?! Acho que és um psicótico , imaginando que é um gênio, só porque leu a história da Matemática e, surtou , querendo se passar por matemático , contradizendo o que nem mesmo compreendestes em tuas leituras! Pois bem, sou um louco , também, vou entrar na brincadeira e tenho uma p ti , só não sei se vais compreender, quando “Riemann se indagou se Deus jogava com os dados honestos ou dados viciados os dados dos números primos”. Ele ” acreditava” que os dados eram honestos, mas não demonstrou. Eu vejo que os dados são viciados ,eis aqui: a^( p-1)-p.floor( a^(p-1):p)-1=0. Vê se teu programa de IA , consegue verificar a igualdade para p= 82529937 e a= 2, só o primeiro caso…

        • Seu problema Gilvandro é o medo de eu ter descoberto um sistema sem ser matemático! Como falei, pessoas como vc nunca irão descobrir porque estão dentro da caixa. Aguarde a divulgação , aí depois de analisar , ficarei satisfeito com um pedido de desculpa!

        • Não é um programa IA, eu somente descobri um sistema matemático e descobri um modulo algorítimo que resolve todos os axiomas, paradoxos e singularidades da matemática. E irei resgatar Hilbert que estava certo em dizer que todo problema tem solução!

  4. Minha grande dúvida é se o modulo algorítimo que descobri para trabalhar o sistema possa torna uma Inteligência Artificial sem controle. Aí a razão de não ter divulgado minha descoberta, porque tenho receio de criar uma Matrix! Para tanto, não digito minha descoberta e tudo está sendo anotado num caderno.

  5. Depois da divulgação de meu artigo científico, o imbecil ignorante servirá para sua carapuça! Irei resgatar David Hilbert e dizer que Godel estava errado.!Como disse Hilbert, todo problema tem solução. Ele tinha razão: “Nós precisamos saber, e nós iremos saber.”

  6. Disto só tenho a dizer que num futuro próximo na computação de AI , qualquer coisa nos vai escapar na dita programação feita e controlada por nós, pois já a aconteceu em laboratório dois programas de AI terem criado um protocolo interno (uma nova linguagem de comunicação entre eles) e os cientistas tiveram de cancelar o protejo por ter escapado ao controle e compreensão dos mesmos.

    • Meu medo, com minha descoberta ,é que podemos perder o controle! Tanto que tenho medo de digitar o modulo algorítimo que descobri, porque certamente a AI irá adquirir um conhecimento fora de controle. Assim, a divulgação terá que ser feita sem digitação até que tenhamos meios para desligá-lo, caso seja necessário!

  7. Meus caros, é óbvio que toda a matemática está errada, ela se descodifica pela capacidade cerebral humana de cogitar em calcular valores de elementos fundamentais da natureza, como proporção, geometria e outras fantasias entusiasticas relacionadas ao gozo cerebral que vaidosa mente se ilude em quantificar valores naturais que estão muio além da capacidade humana de percepção, tão óbvio quanto isso aparenta traduz-se simultaneamente os limites tecnológicos em compasso aos mistérios do macro e microcosmos que nossa matemática falha em apresentar resultados consistentes da natureza que extrapola a arrogância humana em predizer doque a natureza é capaz ou não. O fato e pitagórica mente ingênuo quanto parece a forma que humano se enxerga como espécie seleta desse mundo chamado terra.

  8. Olá, sou professor de matemática a vinte anos e bem sei que ela não é uma ciência estática e está sempre a evoluir. Revisões em trabalhos e publicações são sempre bem vindas e necessárias, mas substituir a mente humana por um algoritmo, programado por pessoas, não parece o melhor caminho. Tentar mecanizar uma ciência, que também é uma forma de arte, não é prudente.

    • E já agora, também não me parece prudente que um professor de matemática escreva “a vinte anos” em vez de “há vinte anos”. E assim vai o ensino.

        • Não sr. No Brasil não escrevemos coisas como “está a evoluir”.
          Mas muitos não sabem usar o verbo haver, como tb alguns portugueses, ao que tudo indica.

        • O cara deve ser um completo maluco ou um Zé qualquer sem mais o que fazer, mas menosprezar a matemática ensinada no Brasil mostra ignorância. Para quem não sabe, o nosso exame chamado ENEM – Exame Nacional (do Brasil) do Ensino Médio – é aceito em Portugal para fins de ingresso em vossas universidades.

          • Não que querendo generalizar (e sem qualquer menosprezo pelos matemáticos brasileiros – que os há muito bons!), infelizmente, ignorância é coisa que não falta no Brasil – basta ver para os comentários que vão aparecendo aqui no ZAP!…
            O ensino brasileiro também deixa muito a desejar…

            • Menina Eu, mete-te a pau porque andas sempre a bater nos brasileiros, ainda te acusam de ser xenófoba.
              Depois dás um elogiozinho mas deitas logo abaixo com duas pedras.
              E até parece que não é igual aqui em Portugal… Abunda a ignorância e o ensino podia ser melhor… Enfim…

            • Os brasileiros aqui só costumam demonstrar interesse por ET’s… talvez porque tenham um como Presidente e outro como treinador do Flamengo.

      • Prezado, obrigado pela correção.
        Revisões são necessárias.
        Cometi um erro por não ter revisado o texto.
        Sua contribuição é muito importante para qualidade do ensino.

  9. Acho que a matemática é fundamentalista, portanto, a ela bastam as provas e demonstrações. Um processo computacional pode ser útil, mas também pode haver erro, pois sua programação ainda é feita por humanos. A credibilidade vem da união dos matemáticos, trabalho em equipe sempre.

  10. Ele confia em algorítmos de inteligênia artificial, mas não confia nos resultados produzidos por matemático (humanos). Deve estar de brincadeira, pois todos os algorítmos são consequências dos resultados da matemática que ele considera errada

  11. Aguardo publicação dos resultados!
    Alguma previsão de quando iremos ter acesso à notícia revolucionária? Gostaria muitíssimo de corrigir meus erros matemáticos.
    Confesso ainda estar incrédulo. Mas, não duvido nunca da capacidade humana.

  12. Eu sempre gostei de matematica. Depois de muitos anos descobri uma nova formula algoritma capaz de resolver qualqier tipo de problema, já a uaei diversas vezes. Apenas não a divulgo por é demasiado perigosa nas maos erradas.

RESPONDER

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …