/

Cientistas defendem que limpar o plástico do oceano não vale a pena

2

As iniciativas que visam eliminar o lixo plástico dos oceanos podem ser mais prejudiciais para o planeta do que benéficas: em primeiro lugar, porque não adianta limpar oceanos se continua a haver um grande fluxo de lixo a ser atirado ao mar; e depois porque os navios envolvidos na recolha usam toneladas de combustível fóssil.

Em fevereiro, Clark Richards notou algo estranho num vídeo da organização sem fins lucrativos The Ocean Cleanup, que registava a iniciativa de limpeza oceânica na Grande Mancha de Lixo do Pacífico, um gigantesco deserto de plástico numa espiral rotativa de correntes oceânicas entre a Califórnia e o Havai.

Este é provavelmente um vídeo encenado“, escreveu o oceanógrafo do Bedford Institute of Oceanography, no Twitter, sugerindo que o material não passou mais de uma hora a flutuar no oceano por parecer muito limpo.

Segundo o Futurism, a The Ocean Cleanup respondeu, alegando que essa região do oceano não tem nutrientes ou oxigénio suficientes para que a vida marinha cresça no lixo plástico.

O mais interessante é que este debate levantou outra questão ainda maior: a eliminação desse lixo dos oceanos é realmente eficiente?

Há especialistas que defendem que limpar grandes extensões de água é um esforço inútil e até mesmo prejudicial, isto porque os navios usados por iniciativas como a The Ocean Cleanup poluem muito ao consumir toneladas de combustível fóssil.

Além disso, as redes de limpeza acabam por apanhar e causar a morte a vários animais, nomeadamente tartarugas marinhas, que outras iniciativas tentam proteger.

Os especialistas também consideram que não vale a pena limpar todo o plástico do oceano enquanto continuamos a despejar várias toneladas. A medida mais eficiente, pelo menos até ao momento, é a reciclagem.

A The Ocean Cleanup foi fundada em 2013 por Boyan Slat, então com 19 anos, com uma missão ambiciosa – livrar os oceanos do planeta dos plásticos flutuantes. Em 2018, a organização admitiu que o resultado do seu sistema para retirar lixo do Oceano Pacífico estava muito aquém das expetativas.

ZAP //

2 Comments

  1. Provavelmente os mesmos Cientistas do bordal que inventaram toda a porcaria que infesta e polui o nosso planeta.
    Parecem o meu filho que dizia quando era criança que não valia a pena tomar banho pois sujava-se logo a seguir

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.