Um tipo especial de luz pode ter sido o ingrediente crucial para a vida no Universo

NASA / ESA / P Crowther / University of Sheffield

Um berçário estelar no coração da Nebulosa da Tarântula

Para existir vida, são necessárias algumas condições prévias. O mesmo acontece no próprio espaço, que precisa de ser preparado para abrigar vida. A luz ultravioleta e ótica que resplandece de estrelas massivas e recém-formadas pode ter sido um ingrediente crucial.

A vida não surge do nada. São necessários alguns ingredientes para que isso aconteça, como uma atmosfera, uma camada de ozono, água líquida e temperaturas habitáveis. No entanto, mesmo antes de chegar a este ponto, o próprio espaço precisa de ser preparado com uma luz ultravioleta e ótica que resplandece de estrelas enormes e recém-formadas.

Segundo uma recente investigação da Universidade Nacional da Austrália, este tipo especial de luz estelar fornece uma espécie de pressão de radiação que neutraliza a gravidade, retardando a taxa de formação estelar de uma galáxia.

O astrofísico Roland Crocker explica que, se a formação de estrelas acontecesse rapidamente, todas elas se uniriam em gigantescos aglomerados, onde a intensa radiação e explosões de supernovas provavelmente esterilizariam todos os sistemas planetários, impedindo assim o surgimento de vida.

“As condições nesses aglomerados estelares impediriam a formação de planetas“, detalha o especialista.

De acordo com a Ciência, a gravidade é vital para a formação de estrelas. A maioria delas nasce em berçários estelares, nuvens moleculares densas e ricas em poeira e gás. À medida que os ventos interestelares e ondas de choque gravitacionais se propagam, o material é empurrado para aglomerados mais densos, que acabam por colapsar sob a sua própria atração gravitacional.

Estes aglomerados colapsados continuam até absorver material circundante, crescendo muito rapidamente em massa até que a fusão nuclear os faça brilhar.

Segundo a equipa de cientistas, o ato de emitir luz das estrelas impulsiona o gás de aglomerados estelares densos e isolados, que estão a passar por uma taxa furiosa de formação estelar, impedindo que se aglutinem ainda mais.

Esta luz ultravioleta e ótica das novas estrelas massivas espalha-se por esse gás. A absorção de fotões cria uma pressão direta de radiação, enquanto os fotões absorvidos pelo gás e reemitidos como luz infravermelha criam uma pressão indireta de radiação.

“Este fenómeno ocorre em galáxias e em aglomerados estelares onde há muito gás empoeirado que forma pilhas de estrelas com relativa rapidez”, afirma Crocker. “Nas galáxias que formam estrelas mais lentamente, como a Via Láctea, há outros processos que diminuem a velocidade. A Via Láctea, por exemplo, forma duas novas estrelas por ano.”

Apesar de não ser um processo recém-descoberto, a modelagem matemática realizada pela equipa de Crocker coloca um limite na rapidez com que as novas estrelas se podem formar.

Basicamente, a equipa descobriu que muito mais da metade do material numa nuvem molecular precisa de ser convertido em estrelas para a pressão direta de radiação afastar o gás restante. O artigo científico foi recentemente publicado na Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

“Esta e outras formas de diminuição de formação de estrelas ajudam a manter o Universo vivo e vibrante”, concluiu o investigador.

ZAP ZAP // ScienceAlert

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …