Tiago Mayan quer refundar a IL

CM Porto

Tiago Mayan Gonçalves

Tiago Mayan Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e ex-candidato presidencial

O antigo candidato às eleições presidenciais, Tiago Mayan Gonçalves, mostrou-se apto para avançar com uma candidatura à liderança da Iniciativa Liberal (IL), com vista à refundação do partido “em valores e princípios liberais”.

Tiago Mayan Gonçalves disse, esta segunda-feira, que estará pronto para encabeçar uma candidatura à liderança, quando houver eleições na IL.

Juntamente com duas centenas de liberais, o candidato às eleições presidenciais de 2021 apresentou um manifesto para refundar o partido.

Os subscritores do manifesto acusam Rui Rocha de se ter afastado dos valores liberais ao longo do último ano – nomeadamente, nas três eleições que ocorreram no país (Madeira, Açores e legislativas).

Num hotel em Lisboa, sob o lema “Unidos pelo liberalismo”, Tiago Mayan Gonçalves apresentou, um manifesto de “coragem, inovação e liberdade”.

A primeira promessa do atual presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde é “refundar o partido em valores e princípios liberais” e “apresentar uma liderança forte e carismática, verdadeiramente liberal”.

“Se estou aqui perante vocês é porque eu estarei pronto para assumir todas as consequências do que está aqui manifestado”, começou por dizer Mayan.

“Quando estiver no período eleitoral estarei pronto para, se necessário e tendo a equipa para o fazer, eu estarei pronto para liderar uma candidatura à liderança”, respondeu, perante a insistência dos jornalistas.

O antigo candidato presidencial afirmou que “este movimento de membros da IL vai estar pronto para apresentar uma alternativa à liderança do partido” e que o fará quando chegar o momento.

De recordar que a convenção eleitoral do partido está agendado apenas para 2025.

Nos últimos meses, a IL tem passado por um período conturbado, com ataques internos à atual liderança – principalmente, depois de Rui Rocha ter falhado o objetivo dos 12 deputados, nas eleições de 10 de março.

A candidatura de Tiago Mayan Gonçalves é agora vista pelos seus apoiantes como uma oportunidade de revitalizar o partido, dada a sua notoriedade, visibilidade e influência interna.

No início de 2023, Mayan apoiou a candidatura de Carla Castro contra Rui Rocha, tendo Castro entretanto saído do partido.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.