O pesadelo nuclear de Three Mile Island faz 40 anos

No dia 28 de março, de 1979, a central Three Mile Island, nos Estados Unidos, sofreu um acidente nuclear, o pior da história do país. Não causou mortes, mas provocou vários protestos contra o programa de eletricidade nuclear do país.

Causado por erros mecânicos – quer de projetos, quer de humanos – o colapso parcial registou o nível cinco na Escala Internacional de Acontecimentos Nucleares, com um pico de sete, a taxa dada aos desastres de Chernobyl, em 1989, e Fukushima, em 2011.

O desastre que aconteceu no dia 28 de março de 1979, no leste da Pensilvânia, quando o reator 2 começou a derreter. Os detritos radioativos contaminaram a parte interior dos contentores, mas as autoridades apressaram-se a avançar que não afetaram nem ambiente nem pessoas, apesar de 140 mil pessoas terem sido retiradas da região.

O reator em causa desligou automaticamente. No entanto, os engenheiros não sabiam que uma válvula de alívio continuava aberta, permitindo assim o vazamento. Um sistema de back-up de alta pressão bombeou imediatamente água de volta para o reator, mas os técnicos temiam que a pressão aumentasse e reduzisse o fluxo de água.

O núcleo do reator acabou por aquecer e a evaporação de água expôs o núcleo do combustível, fazendo com que as temperaturas aumentassem ainda mais. O reator permaneceu intacto, mas uma investigação posterior detetou que 45% do núcleo tinha sofrido um colapso.

O material radioativo cúrio fluía para o fundo do núcleo do reator, onde permanecia contido, evitando assim um desastre maior. À exceção de quatro funcionários, a Comissão Reguladora Nuclear (NRC) adiantou que milhões de moradores tinham sido expostos à mesma quantidade de radioatividade que absorveriam numa radiografia ao tórax.

A incerteza e o medo pairaram no ar durante cinco dias antes que a situação fosse declarada sob controlo. Durante esse período, as autoridades pediram aos moradores para permanecerem dentro das suas casas.

Segundo o Phys.org, o incidente causou pânico na população e foi alimentado pela falta de comunicação entre as autoridades, a Comissão Reguladora Nuclear e os meios de comunicação.

Apesar de não terem sido registadas mortes, a verdade é que, desde então, nenhuma nova central nuclear foi construída no país. Three Mile Island parece ter marcado os Estados Unidos para sempre.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pré-candidato à presidência da Nicarágua é detido a mando do governo. É já o sétimo

Legislação do país impede que os indivíduos que se encontrem a ser investigados ou detidos concorram a cargos públicos. Daniel Ortega está na liderança do país desde 2007, promovendo ao longo dos anos diversas estratégias …

Bruxelas propõe alívio das regras para slots das companhias aéreas até 2022

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira prolongar, até março de 2022, o alívio das regras da União Europeia (UE) para faixas horárias de descolagem e aterragem das companhias aéreas, devido aos efeitos ainda visíveis da …

Termos associados à pandemia foram os mais pesquisados no Google

Num ano marcado pela pandemia, os termos mais pesquisados no Google em Portugal estão relacionados com a covid-19, sendo a primeira vez em que a liderança do 'ranking' de pesquisas não está associada à meteorologia. "O …

Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas podem ficar em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) espanhol pede que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas. O Ministério Público (MP) espanhol quer …

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …