O pesadelo nuclear de Three Mile Island faz 40 anos

No dia 28 de março, de 1979, a central Three Mile Island, nos Estados Unidos, sofreu um acidente nuclear, o pior da história do país. Não causou mortes, mas provocou vários protestos contra o programa de eletricidade nuclear do país.

Causado por erros mecânicos – quer de projetos, quer de humanos – o colapso parcial registou o nível cinco na Escala Internacional de Acontecimentos Nucleares, com um pico de sete, a taxa dada aos desastres de Chernobyl, em 1989, e Fukushima, em 2011.

O desastre que aconteceu no dia 28 de março de 1979, no leste da Pensilvânia, quando o reator 2 começou a derreter. Os detritos radioativos contaminaram a parte interior dos contentores, mas as autoridades apressaram-se a avançar que não afetaram nem ambiente nem pessoas, apesar de 140 mil pessoas terem sido retiradas da região.

O reator em causa desligou automaticamente. No entanto, os engenheiros não sabiam que uma válvula de alívio continuava aberta, permitindo assim o vazamento. Um sistema de back-up de alta pressão bombeou imediatamente água de volta para o reator, mas os técnicos temiam que a pressão aumentasse e reduzisse o fluxo de água.

O núcleo do reator acabou por aquecer e a evaporação de água expôs o núcleo do combustível, fazendo com que as temperaturas aumentassem ainda mais. O reator permaneceu intacto, mas uma investigação posterior detetou que 45% do núcleo tinha sofrido um colapso.

O material radioativo cúrio fluía para o fundo do núcleo do reator, onde permanecia contido, evitando assim um desastre maior. À exceção de quatro funcionários, a Comissão Reguladora Nuclear (NRC) adiantou que milhões de moradores tinham sido expostos à mesma quantidade de radioatividade que absorveriam numa radiografia ao tórax.

A incerteza e o medo pairaram no ar durante cinco dias antes que a situação fosse declarada sob controlo. Durante esse período, as autoridades pediram aos moradores para permanecerem dentro das suas casas.

Segundo o Phys.org, o incidente causou pânico na população e foi alimentado pela falta de comunicação entre as autoridades, a Comissão Reguladora Nuclear e os meios de comunicação.

Apesar de não terem sido registadas mortes, a verdade é que, desde então, nenhuma nova central nuclear foi construída no país. Three Mile Island parece ter marcado os Estados Unidos para sempre.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …