Testosterona de um rapaz no útero pode prejudicar a irmã gémea no futuro

Raparigas que nascem com irmãos gémeos podem ter a sua vida profundamente alterada pela exposição à testosterona do irmão no útero.

Um novo estudo sugere que mulheres que partilharam o útero da mãe com um feto masculino tinham menor probabilidade de terminar o ensino secundário ou a universidade e de ganhar menos quando crescessem. Cientistas detetaram ainda um impacto no número de filhos e casamentos após examinar dados de milhares de gémeos nascidos na Noruega.

Os efeitos foram atribuídos à “hipótese da transferência de testosterona dupla“, na qual as hormonas transferidas do feto masculino para o feto feminino tem um impacto a longo prazo.

Em animais nascidos em ninhadas, como os ratos, estudos mostraram que fetos femininos expostos à testosterona de irmãos do sexo masculino acabam por se comportar mais como os machos.

Enquanto que estudos anteriores sugeriram que um efeito semelhante pode estar a ocorrer nos humanos quando os gémeos femininos e masculinos se desenvolvem juntos, tem sido difícil de demonstrar esta hipótese de forma abrangente.

Comportamentos “masculinos”, como o aumento da agressividade, foram medidos em níveis mais altos em meninas nascidas com gémeos do sexo masculino, mas os cientistas acham que isto pode ser o resultado de ter crescido com um irmão.

No maior e mais abrangente estudo deste tipo, os cientistas usaram dados de cerca de 14 mil gémeos, incluindo pares de meninos e meninas em que o menino morreu em idade precoce. Isto permitiu que isolassem o impacto do desenvolvimento num útero com um gêmeo masculino, sem a pressão social de crescer com eles.

“Não estamos a mostrar que as mulheres expostas são necessariamente mais masculinas”, disse David Figlio, um dos co-autores do estudo na Northwestern University, citado pelo The Independent.

“Mas as nossas descobertas são consistentes com a ideia de que a exposição passiva à testosterona pré-natal altera a educação das mulheres, o mercado de trabalho e os resultados de fertilidade”.

Em comparação com as gémeas que partilhavam o útero com outras mulheres, aos 32 anos, as que tinham irmãos gémeos tinham 15% de mais probabilidade de abandonar o ensino médio, 12% a menos de se casar e ganharam quase 9% menos.

No estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, os cientistas concluíram que esta é uma forte evidência de que as hormonas masculinas têm um impacto duradouro.

Embora os gémeos do sexo masculino também sejam expostos a hormonas femininas no útero, há poucas evidências de que o estrogénio desencadeie efeitos comparáveis em animais ou em humanos. Os cientistas disseram que os resultados foram particularmente relevantes, dado o enorme aumento de nascimentos de gémeos recentemente, queé resultado do uso de fertilização in-vitro.

No entanto, disseram que era importante notar que o resultado de cada gémeo seria diferente e que não eram contra o uso da fertilização in vitro. Eles observaram que os resultados que mediram não capturavam necessariamente o quadro completo, uma vez que só eram relevantes na sociedade norueguesa nas últimas décadas e podem mascarar estas mulheres a superar as pessoas noutras tarefas.

“Se as normas de género mudarem dentro de uma sociedade, a aceitação de uma gama mais ampla de comportamentos poderia minimizar os efeitos posteriores em resultados como a conclusão escolar ou o casamento”, disse o co-autor Christopher Kuzawa.

“Basicamente, descobrimos que há alguns efeitos biológicos a longo prazo muito interessantes de sermos uma irmã de um irmão gêmeo. Mas se vemos estes efeitos como positivos ou negativos pode ser culturalmente dependente”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …