Testes ao coronavírus assinados por uma pessoa morta

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Um clube do Brasil terá adulterado dois exames à covid-19. Polícia investiga e responsabilidade será de uma empresa externa, contratada em setembro.

O Mesquita Futebol Clube é um emblema modesto do Brasil mas está a aparecer nas notícias por causa de testes ao coronavírus. A polícia está a apurar se houve adulteração de dois exames realizados em janeiro.

De acordo com a Globo, estão a ser investigados testes realizados a um jogador e a um elemento da estrutura do clube. Os dois exames tiveram lugar no dia 7 de janeiro mas há suspeitas de fraude.

Desde logo, porque a assinatura nos dois testes é de uma mulher que realmente foi coordenadora de um laboratório de análises, mas que morreu no dia 26 de dezembro do ano passado.

Além disso, o número do pedido, único para cada teste realizado, é o mesmo nestes dois casos. O sistema nunca cria o mesmo número para dois testes, esclarece o diretor-técnico do laboratório. Ainda por cima, o número do pedido que aparece nos testes já tinha sido criado no dia 17 de dezembro, três semanas antes da realização destes dois exames.

O mesmo responsável reparou noutros pormenores estranhos: “O ‘coronavírus’ no exame falso, por exemplo, estava escrito separado, e nós escrevemos junto. ‘Liberação’ estava com letra minúscula, e nós usamos letra maiúscula…”.

A denúncia foi feita pelo presidente do próprio clube. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro confirmou a suspeita de fraude e aí o assunto passou a ser tratado pela Polícia Civil local e pela Delegacia de Defraudações, enquanto já foi aberto um inquérito por parte do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro.

Em setembro do ano passado, o Mesquita Futebol Clube contratou uma empresa para esta gerir todos os assuntos relacionados com o futebol. Por isso, a gestão de todos os processos envolvendo jogadores, incluindo testes ao coronavírus, não passava pela direção do emblema carioca.

Perder por não ter equipamentos

O Mesquita tem atravessado dificuldades financeiras e desportivas. Na Série B2 do Campeonato Carioca, que terminou há menos de um mês, o clube não venceu qualquer jogo, em 15 tentativas. Entre as 13 derrotas, perdeu uma partida por 9-2, outra por 8-0 e outra por 9-0. Ficou no último lugar e desceu de divisão.

Mas o destaque da sua participação na terceira divisão carioca foi outro: no dia 28 de dezembro, os jogadores do Mesquita Futebol Clube estiveram no estádio mas nem entraram em campo porque não havia equipamentos. Aparentemente, alguém se esqueceu de levar a roupa oficial do clube e a equipa perdeu por 3-0 contra o Bela Vista, oficialmente devido a falta de comparência.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há cada vez mais cidades chinesas com cortes de energia — e isso poderá ter consequências globais

Embora o problema já se tenha começado a sentir em julho, na última semana deixou de atingir apenas as zonas industriais para se estender aos bairros residenciais. População foi desaconselhada a não usar dispositivos com …

Barack Obama: "Taxem os ricos, como eu," para financiar proposta de Biden

Apelo está relacionado com a aprovação de um grande plano legislativo proposto por Joe Biden e que deverá ser negociado nas duas câmaras do Congresso norte-americano ao longo das próximas semanas. Numa semana decisiva da governação …

As origens dos antigos Etruscos foram finalmente reveladas

Vestígios de ADN encerraram, finalmente, o debate sobre a origem dos Etruscos,  uma antiga civilização cujos restos mortais foram encontrados em Itália. De acordo com quase dois mil anos de dados genómicos, recolhidos de 12 locais …

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …