Cientistas desenvolvem teste de saliva para detetar cancro da mama

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um teste de saliva para detetar o cancro da mama. O dispositivo está a mostrar resultados promissores nos testes experimentais.

A luta contra uma das principais causas de morte entre as mulheres está prestes a sofrer uma mudança radical, depois de uma equipa de investigadores da Universidade da Florida e da Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung ter criado um teste de saliva para detetar o cancro da mama.

O dispositivo portátil deteta os biomarcadores da doença numa amostra de saliva em menos de cinco segundos e a um custo surpreendentemente baixo.

Segundo o EurekAlert, a tecnologia utiliza tiras de teste semelhantes às usadas para a deteção da glicose e foi especialmente desenvolvida para identificar biomarcadores específicos do cancro da mama, como o HER2 e o CA15-3, com uma sensibilidade sem precedentes.

Hsiao-Hsuan Wan, principal autor do artigo científico publicado no Journal of Vacuum Science & Technology B, revelou que o dispositivo, do tamanho de uma mão, requer apenas uma gota de saliva e utiliza um método de duplo impulso elétrico para amplificar o sinal detetado.

Isto permite a obtenção de resultados num tempo recorde de menos de 15 minutos.

Nos testes experimentais, realizado com um pequeno grupo de 21 mulheres, o dispositivo distinguiu entre tecido mamário saudável, cancro da mama em estágio inicial e cancro da mama avançado.

As opções atualmente disponíveis para o rastreio desta doença – as mamografias e os exames de ressonância magnética – são invasivas e dispendiosas, além de terem outros inconvenientes, como a exposição à radiação e longos períodos de espera pelos resultados.

Esta inovação tem uma importância extrema já que constitui uma alternativa não invasiva, rápida e pouco dispensiosa que poderia ser implementada em clínicas, hospitais e campanhas de rastreio comunitário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.