Encontrado tesouro da Idade do Bronze na República Checa (e o culpado foi um cão)

(dr) Hradec Králové Region

A descoberta de uma vida – um tesouro da Idade do Bronze – foi encontrado, em março, na República Checa, por um tipo invulgar de arqueólogo: um cão.

De acordo com o Science Alert, a descoberta foi feita por um cão, chamado Monty, num passeio com o seu dono em março deste ano. O animal encontrou artefactos da Idade do Bronze, num esconderijo nas Montanhas Orlické, no nordeste da Boémia, República Checa.

A coleção de objetos, entretanto doada ao Governo local, era composta por 13 foices, duas cabeças de lança, três cabeças de machado e várias pulseiras, todas forjadas em bronze. Os arqueólogos acreditam que, como estavam todos juntos, se tratava de um ritual.

“O facto de haver tantos objetos num único lugar está relacionado quase de certeza com um ato de honra, provavelmente como se se tratasse de um tipo de sacrifício“, disse à Czech Radio a arqueóloga Martina Beková, do Museu e Galeria das Montanhas Orlické.

“O que nos surpreendeu particularmente foi que os objetos estavam inteiros quando normalmente a cultura que aqui vivia apenas enterrava fragmentos, que muitas vezes também derretiam. Estes objetos são lindos, mas o facto de estarem completos e em boas condições tem muito mais valor para nós”, explica.

Beková e os colegas já examinaram de forma minuciosa estes artefactos: têm mais de três mil anos e provavelmente foram usados por pessoas da cultura indo-europeia, da Idade do Bronze, que viviam naquela zona e que iriam enterrar os seus parentes mortos.

Porém, é preciso descobrir mais evidências para determinar como e porque é que essa coleção de objetos de bronze apareceu neste local. No entanto, a última descoberta de tal significado na região foi feita há mais de 60 anos, em 1953.

A área em que os objetos foram encontrados tornou-se uma zona de grande interesse para os arqueólogos locais mas, até agora, as buscas ainda não deram em nada. “Temos explorado as proximidades deste local com detetores de metal”, disse Sylvie Velčovská, do conselho regional local, citada pela mesma rádio.

“Houve algumas mudanças consideráveis no terreno com o passar dos séculos, por isso é possível que as camadas mais profundas ainda escondam alguns segredos”, acrescenta.

Atualmente, os artefactos estão em exibição no Museu e Galeria das Montanhas Orlické, em Rychnov, até 21 de outubro de 2018. Depois, serão transferidos para uma exposição permanente num museu em Kostelec.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Misterioso vírus recentemente descoberto desafia evolução

https://vimeo.com/368044917 Cientistas japoneses descobriram um novo tipo de vírus que pode desafiar e redefinir a nossa compreensão dos vírus e do processo como se espalham e propagam. Uma equipa de cientistas da Universidade de Agricultura e Tecnologia …

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …