Encontrado tesouro da Idade do Bronze na República Checa (e o culpado foi um cão)

(dr) Hradec Králové Region

A descoberta de uma vida – um tesouro da Idade do Bronze – foi encontrado, em março, na República Checa, por um tipo invulgar de arqueólogo: um cão.

De acordo com o Science Alert, a descoberta foi feita por um cão, chamado Monty, num passeio com o seu dono em março deste ano. O animal encontrou artefactos da Idade do Bronze, num esconderijo nas Montanhas Orlické, no nordeste da Boémia, República Checa.

A coleção de objetos, entretanto doada ao Governo local, era composta por 13 foices, duas cabeças de lança, três cabeças de machado e várias pulseiras, todas forjadas em bronze. Os arqueólogos acreditam que, como estavam todos juntos, se tratava de um ritual.

“O facto de haver tantos objetos num único lugar está relacionado quase de certeza com um ato de honra, provavelmente como se se tratasse de um tipo de sacrifício“, disse à Czech Radio a arqueóloga Martina Beková, do Museu e Galeria das Montanhas Orlické.

“O que nos surpreendeu particularmente foi que os objetos estavam inteiros quando normalmente a cultura que aqui vivia apenas enterrava fragmentos, que muitas vezes também derretiam. Estes objetos são lindos, mas o facto de estarem completos e em boas condições tem muito mais valor para nós”, explica.

Beková e os colegas já examinaram de forma minuciosa estes artefactos: têm mais de três mil anos e provavelmente foram usados por pessoas da cultura indo-europeia, da Idade do Bronze, que viviam naquela zona e que iriam enterrar os seus parentes mortos.

Porém, é preciso descobrir mais evidências para determinar como e porque é que essa coleção de objetos de bronze apareceu neste local. No entanto, a última descoberta de tal significado na região foi feita há mais de 60 anos, em 1953.

A área em que os objetos foram encontrados tornou-se uma zona de grande interesse para os arqueólogos locais mas, até agora, as buscas ainda não deram em nada. “Temos explorado as proximidades deste local com detetores de metal”, disse Sylvie Velčovská, do conselho regional local, citada pela mesma rádio.

“Houve algumas mudanças consideráveis no terreno com o passar dos séculos, por isso é possível que as camadas mais profundas ainda escondam alguns segredos”, acrescenta.

Atualmente, os artefactos estão em exibição no Museu e Galeria das Montanhas Orlické, em Rychnov, até 21 de outubro de 2018. Depois, serão transferidos para uma exposição permanente num museu em Kostelec.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depressão Glória. Quedas de árvores, falhas de eletricidade e um ferido grave

A depressão Glória já provocou várias quedas de árvores, falhas na eletricidade e um ferido grave. Coimbra, Viseu e Castelo Branco são os distritos mais afetados. "O concelho mais afetado, neste momento, é Coimbra", afirmou o …

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano. A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em …

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …