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SUVs elétricos da Omoda e da Jaecoo
As vendas da Tesla no Reino Unido registaram em abril uma queda de 61% face ao mesmo mês do ano passado, muito aquém das vendas da sua arqui-rival, a BYD, que vendeu 2.511 veículos —um aumento de 650%.
A Tesla está a ter um pesadelo na Europa, onde as suas vendas caíram a pique nos últimos meses.
Agora, a empresa de Elon Musk foi ultrapassada no Reino Unido por duas fabricantes de automóveis chinesas de que provavelmente nunca ouviu falar: Jaecoo e Omoda.
O gigante dos veículos elétricos vendeu apenas 512 automóveis na Grã-Bretanha no mês passado, contra mais de 1300 em abril de 2024, numa altura em que a reação contra o seu CEO, Elon Musk, continua a atingir as suas vendas na Europa.
No mesmo mês, a chinesa BYD vendeu 2.511 carros no Reino Unido, um aumento de 650%, e cinco vezes mais do que a Tesla.
Segundo dados da SMMT, a Jaecoo vendeu quase o dobro dos automóveis da Tesla (1.053 veículos vendidos), e a Omoda ultrapassou largamente a empresa norte-americana, com 910 vendas registadas.
As duas fabricantes, que entraram o ano passado no mercado britânico com uma mistura de veículos elétricos, híbridos e a gasolina, são propriedade do conglomerado chinês Chery.
O facto de ser ultrapassada por dois fabricantes de automóveis chineses praticamente desconhecidos é um sinal dos problemas que a Tesla enfrenta na Europa, o seu terceiro maior mercado, nota o Business Insider.
Segundo o Insider, as ações da Tesla caíram 2,7% nas negociações da manhã de terça-feira, elevando o declínio desde o início do ano para 28%.
A fabricante norte-americana está a enfrentar um colapso das vendas em toda a Europa, em grande parte devido a uma reação negativa às posições políticas de Musk.
O apoio do bilionário ao partido de extrema-direita alemão AfD e o seu papel consultivo junto da administração Trump provocaram protestos em várias cidades europeias, com veículos e showrooms da Tesla a serem alvo de vandalismo.
A polícia está também a investigar um incêndio ocorrido a 31 de março num concessionário da Tesla em Roma.
A Tesla também enfrenta uma concorrência reforçada em matéria de veículos elétricos por parte de marcas tradicionais como a Volkswagen e das fabricantes de automóveis chinesas, que estão a expandir-se agressivamente na Europa — apesar das tarifas impostas no ano passado pela União Europeia.
A crise da marca europeia da Tesla não mostra sinais de abrandamento.
Os números relativos ao registo de automóveis em vários países europeus mostram que a Tesla sofreu uma queda de dois dígitos em abril. Isto significa que o lançamento de uma versão atualizada do Model Y, o automóvel mais vendido da Tesla, não conseguiu travar a diminuição das vendas.
No Reino Unido, a Tesla começou a oferecer até dois anos de carregamento gratuito para alguns veículos Modelo Y, numa tentativa de travar a queda.
Em Portugal, a Tesla perdeu em fevereiro a liderança do mercado, depois de uma queda de 29,1% nas vendas, tendo sido ultrapassada pela BYD, que registou crescimento impressionante de 158,6% face ao ano anterior.