/

Apresentar a tese em 90 segundos. Aconteceu em Portugal

Cortesia / Universidade do Minho

A equipa do CBMA no IB-S (campus de Gualtar, Braga)

Iniciativa da Universidade do Minho: os protagonistas foram alunos de biologia e a ideia era capacitar os jovens cientistas e aproximar os cidadãos.

Quem já passou por elaborar uma tese, seja de mestrado, seja de doutoramento, sabe que isso é sinónimo de trabalho. Muito trabalho.

São dezenas ou centenas de horas para construir o documento, que depois é apresentado em apenas alguns minutos.

Mas na Universidade do Minho aconteceu algo diferente.

O evento decorreu na sexta-feira passada e foi uma iniciativa do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

200 alunos de Biologia estiveram nesta iniciativa em Braga, a I CBMA Open Day / II PhD Bio Symposium, que pretendia capacitar os jovens cientistas e aproximar os cidadãos.

O momento mais esperado era um concurso com 13 estudantes de doutoramento, que apresentaram a respetiva tese em apenas um minuto e meio.

Assuntos das teses: microalgas para o envelhecimento, subprodutos da videira para a cosmética, resistência antimicrobiana, plástico na água, biologia computacional e ancestralidade genética de Portugal, entre outros.

À sua frente tiveram um júri de especialistas ligados a empreendedorismo, comunicação, arte e ciência.

A Universidade do Minho informou o ZAP que, entre os prémios, estavam inscrições em congressos nacionais ou internacionais, para os vencedores divulgarem mais tarde o seu trabalho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.