Com Espanha em risco de terrorismo, final da Champions terá reforço de segurança

Jose Javier Martin Espartosa / Flickr

Exterior do estádio Wanda Metropolitano, em Madrid.

A final da Liga dos Campeões, que se realiza no Wanda Metropolitano, em Madrid, terá um reforço extra de segurança. Isto porque Espanha está sob risco de um ataque terrorista.

Madrid está a fazer todas as preparações necessárias para receber a final da Liga dos Campeões, que se disputa este sábado na capital espanhola. A segurança será um dos principais aspetos a ter em conta, uma vez que o país está sob risco de um possível ataque terrorista.

Frente a frente estão Liverpool e Tottenham, dois grandes emblemas ingleses, que prometem reunir no estádio do Atlético de Madrid 68 mil adeptos. Para lidar com a situação, as autoridades espanholas estão preparadas para o pior e vão disponibilizar sensivelmente 4.700 polícias e vários drones.

Adicionalmente, proteção civil, bombeiros e outros agentes também estarão de serviço para colaborar. Segundo o UOL, esta será a maior operação de segurança alguma vez realizada num evento desportivo na capital espanhola. As autoridades espanholas vão também proibir o uso de camiões e drones na zona.

“As forças de segurança e agentes fizeram um trabalho enorme, exaustivo e excelente para que possamos desfrutar do encontro”, disse Maria Paz Garcia-Vera, representante do governo regional.

Para evitar confrontos entre adeptos do Liverpool e do Tottenham, estes serão separados e vão viajar em linhas de metro diferentes.

Ainda no mês passado, a Polícia Nacional deu formação antiterrorista e de violência de claques a cerca de mil seguranças. O objetivo passa por aperfeiçoar a cooperação entre forças policiais e seguranças privados, mais conhecidos como stewards dentro dos estádios de futebol, e dar instruções claras sobre o que se deve ou não se deve fazer em determinadas situações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …